sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Em cartaz

Estréia hoje no circuito nacional "Jogos Mortais 5" e chega finalmente a Indaiatuba o policial "As Duas Faces da Lei", com a dupla Robert De Niro e Al Pacino.jogos mortais 5
O quinto filme da lucrativa franquia já está sendo considerado o mais fraco de todos, mas a força do nome "Saw" (título original) ainda foi capaz de render US$ 30 milhões somente no fim de semana de estréia nos EUA. Os agentes Strahn (Scott Patterson) e Hoffman (Costas Mandylor) são os únicos sobreviventes do último massacre promovido pelo maníaco Jigsaw (Tobin Bell). Porém, Strahn não se conforma com o fato de Hoffman ter sobrevivido à matança sem ferimentos e começa a investigar.
De Niro e Pacino são o sonho de consumo de todo diretor e mesmo o calejado John Avnet ("Tomate Verdes Fritos") se deslumbrou em ter a chance de dirigir as duas lendas. No entanto, esse tipo de encontro raramente dá certo, por causa dos egos envolvidos, haja visto o "encontro" anterior dos dois, "Fogo contra Fogo", quando a única cena em que os persoangens deles contracenam é um campo-contracampo que possivelmente foi filmado separadamente, sem que os atores nunca estivessem juntos no set. Em "As Duas Faces da Lei" De Niro e Pacino estão em cena junos quase o tempo inteiro como os detetives David Fisk e Thomas Cowan, que trabalham há mais de 30 anos no Departamento de Polícia de Nova Iorque. Mesmo assim, eles ainda encontram casos de difícil solução, como o de um serial killer justiceiro, que mata bandidos protegidos pela lei que deveria puni-los. O assassino já vitimou 14 criminosos, todos com o mesmo método. Usando armas roubadas, sem deixar qualquer impressão digital, o matador deixa apenas uma pista para identificá-lo: um poema.
duas faces da lei Desde que os crimes foram descobertos, Turk e Rooster, como são conhecidos entre os amigos, fizeram questão de tomar conta do caso. Um por ter matado, o outro pela sede em punir o responsável. Com o passar do tempo, porém, o comportamento de Turk vai mostrando que algo está errado. O policial se torna muitas vezes agressivo, sem conseguir controlar sua fúria em situações simples, como um jogo de beisebol. Sem saber o motivo, Rooster tenta amenizar os ânimos do colega, que também conta com o apoio da bela Karen (Carla Gugino), com quem mantém um romance. Apesar do roteiro ser assinado por Russel Gewirtz, do engenhos "Um Plano Perfeito", a crítica considerou a trama rasteira e mal ajambrada, uma justificativa para que os dois astros brilhem.

De toda a forma, para os fãs de cinema a oportunidade de ver os dois maiores atores ítalos-americanos vivos já basta para justificar a entrada.

"Spazio Pirandello, assim era se lhe parece" no projeto O Autor na Praça

No dia 8 de novembro o projeto O Autor na Praça, em parceria com o Jornal da Praça, reviverá um pouco da história do Spazio Pirandello, o bar/restaurante que agitou São Paulo na década de 1980. É que nesse dia, o jornalista Wladimir Soares - o Wlady, que foi sócio de Antonio Maschio - estará autografando o livro "Spazio Pirandello, assim era se lhe parece", lançado pela Editora Jaboticaba e conversará com o público numa troca de informações sobre esse point etílico/gastronômico/cultural que marcou a cidade de São Paulo. O livro, narrado na primeira pessoa mostra a casa onde morou Oswald de Andrade assumindo sua voz irreverente e contando, ela mesma, suas peripécias e vida. O evento também contará com a presença de Ana Rachel Machado, June Simão, Paulo Caruso e outros "habituês" e "eventuês" do Pirandello, trazendo algumas histórias que não foram contadas no livro, que apresenta fotos, imagens e registros de momentos inesquecíveis vividos neste espaço misto de bar/restaurante/galeria de arte. Como no Spazio Pirandello foi inventado o trailer de peça teatral, o evento O Autor Na Praça apresentará um trailer, desta vez da peça infantil O Vô do Ovo, texto de Cid Pimentel, direção de Carlos Meceni e que está em cartaz aos sábados e domingos na Sala Mirian Muniz do Teatro Ruth Escobar. O cartunista Júnior Lopes também participará do evento, realizando caricaturas das pessoas presentes. Imagem da capa e informações sobre o livro abaixo.

Serviço:

O Autor na Praça com Wladimir Soares autografando "Spazio Pirandello, assim era, se lhe parece".

Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito CalixtoPinheiros - SP

Dia 08 de novembro, sábado, a partir das 14h. Entrada: Grátis. Livro: R$ 43,50.

Informações: Edson Lima - 11 3746 6938 / 9586 5577 – oautornapraca@oautornapraca.com.br

Michelin

Pela primeira vez um restaurante de Indaiatuba recebe uma estrela do Guia Quatro Rodas, e não poderia ser outro senão o Le Triskell. Gilles Mourier está evidentemente feliz da vida com a cobiçada indicação, sonho de todo restaurateur. Só para se ter uma idéia do que isso significa, nenhuma casa de Campinas recebeu uma estrela na atual edição do guia, e essa classificação coloca o bistrô indaiatubano no nível do La Casserole, do Fredy e do Le Coq Hardy by Pascal Valero, dentre os mais tradicionais e conhecidos franceses de São Paulo.
Já está on line: http://viajeaqui.abril.com.br/g4r/busca/restaurantes/pop_rest.php?cod_rest=208433&destino=3263

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Cenas de um desfile

Ontem aconteceu o desfile da Fantastic, Mercadinho dos Sapatos e Mais Ótica na Pepis. Você não ficou sabendo? Nem a maioria da cidade. Seguem aqui algumas fotos do evento:

  

 

Terei herrado?


Uma singela homenagem a certo blog local.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Led Zeppelin procura novo cantor para próxima turnê
da Efe, em Londres

O Led Zeppelin já pensa na gravação de seu novo disco e em uma próxima turnê, por isso está na busca de um novo cantor capaz de substituir Robert Plant, que decidiu não excursionar com os antigos companheiros de banda.

"Estamos testando alguns cantores. Estamos decididos. Parece estupendo e queremos dar seguimento", declarou o baixista John Paul Jones à rádio "Devon", da BBC.

Jones disse que ele, o guitarrista Jimmy Page, e o baterista Jason Bonham não buscam um sósia de Robert Plant.

"Não faz sentido buscar outro Robert. Isso funcionaria no caso de uma banda tributo, mas não queremos fazer nós mesmos esse papel", assinalou.

"Pensamos em um disco e uma viagem, mas temos que estar todos", disse Jones, que qualificou de magnífica a atuação no O2 Arena de Londres, em 10 de dezembro, onde voltaram a tocar e a repassar alguns de seus clássicos.

"O mais agradável na vida é fazer música. Adoro escutá-la, mas não há nada mais divertido que ter um instrumento nas mãos e se comunicar com o público", destacou Jones.

***

Voto no Haroldo do Unha Encravada!

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Ensaio sobre a Cegueira


O Cineclube Indaiatuba exibe hoje sessão especial - leia-se, mais barata - de "Ensaio sobre a Cegueira". Como não poderei estar presente, fui ver ontem o filme de Fernando Meirelles, baseado no romance de José Saramago, que não li.
Ainda assim, acho que é possível enxergar (essa é boa!) as intenções do autor em criar uma espécie de parábola sobre a naturez humana livre dos freios estabelecidos pelo Estado. A abertura é muito boa, com o japonês ficando subitamente cego e em seguida sendo roubado por um suposto bom samaritano (não se filma em São Paulo impunemente).
Os eventos se sucedem rapidamente até a decisão do governo em confinar os infectados. Aí a coisa não parece mais o Brasil, onde o governo - qualquer governo - leva uma eternidade antes de reconhecer uma calamidade sanitária. É curioso como a cidade parece cosmopolita no início da trama - que poderia se passar em qualquer cidade do mundo - e tão São Paulo na parte final, quando o Estado desaparece e é cada uma por si. Partindo de um diretor paulista tão consciente da câmera quanto Meirelles, isso não é fortuito.
A opção por um elenco multinacional me parece acertado também. Globaliza a situação, o que não aconteceria caso o elenco fosse todo caucasiano ou latino. Li uma recenha criticando a escolha de Gael Garcia Bernal como Rei da Ala 3. Talvez as situações criadas pelo personagem seriam mais abjetas caso seu intérprete fosse um tipo mais repugnante. Mas acho que o astro mexicano tenha dado sua intepretação de um cara comum que aproveita um situação para se tornar um tiranete. É interessante a submissão do casal classe média interpretado por Mark Ruffalo e Julianne Moore à exploração econômica e sexual da Ala 3, sendo que ela só explode quando uma das mulheres é assassinada. Aliás, muito boa as cenas do estupro coletivo e do funeral da moça barbarizada; a primeira de difícil resolução cinematográfica sem cair no sexploitation ou no pudico meia boca- e Meirelles transmitiu o horror da situação evitando os dois extremos - e o segundo um requiem belíssimo que nos lembra que as mulheres nos trazem ao mundo e também nos ajudam a nos despedir dele.
As interpretações fazem jus à reputação de Meirelles como diretor de atores. Julianne Moore conduz com sua categoria habitual o papel principal, enquanto Mark Ruffallo se deixa ficar à sua sombra como marido certinho subitamente colocado numa situação de dependência em relação à mulher. Achei que a personagem de Alice Braga é mais esboçada que desenvolvida, o contrário do casal japonês, um pouco mais tridimensional. Os coadjuvantes comparecem bem quando exigidos, mas destaco o ator Maury Chaykin como o contador cego que assessora o Rei da Ala 3. O veterano coadjuvante tem participação pequena mas marcante no filme, e deve ser por le ser "do mal" que algumas associações de deficientes visuais dos EUA propuseram boicote a "Ensaio...". Seu comportamento como único cego de nascença da trama diz muito sobre a visão de Saramago da natureza humana. E seu fim é identico ao do personagem de Chaykin em "Dança com Lobos". Alguém se lembra?
Só clique se você já viu "Ensaio sobre a Cegueira".

As Aliens do outro planeta do cinema e TV

Uma garota linda e nua caminha pela cidade exalando feromônios - como se precisasse - e atraindo machos incautos para matá-los, seja por necessidade de reprodução, seja pelo alimento. Se você se lembrou de "A Experiência" (1995), filme que revelou em todos os sentidos a bela Nastasha Henstrindge ("Meu Amigo Mafioso"), está certo em parte, Dez anos antes, um obscuro filme de Tobe Hopper ("O Massacre da Srra Elétrica", "Poltergeist") e roteiro de Dan O´Bannon ("Alien") chamado "Força Sinistra" tinha um ponto de partida semelhante, com a diferença de que a bela ET era uma vampira espacial e não uma experiência genética misturando DNA humano e alienígena. Aí fiquei lembrando de outras beldades do espaço exterior que fizeram a alegria de gerações de cuecas, seja no escurinho do cinema e na sala de TV. Talvez tenha sido inspirado pelo artigo de Marcelo Gleiser na Folha de S. Paulo de hoje em que ele afirma que, se existir vida em outros planetas, será muito rara. De toda a forma as dez beldades listadas são artigos escasso mesmo aqui na terceira rocha a partir do Sol.

Cavalos de Tróia

Garota Marciana de Marte Ataca! (1996) - Lisa Marie. Muitos diretores acabam se casando ou tendo um caso com atrizes que dirigem. Tim Burton é um desses, Mars_Attacks1mas guarda ainda uma tara em vestir suas amadas com as fantasias mais loucas. Lisa Marie foi sua amante e musa por nove anos, de 1992 a 2001. Dona de um corpo digno de ser esculpido em mármore e talento dramático igualmente merecedor de adjetivos minerais, não restou ao namorido-diretor escalá-la para papéis sem muitas falas. Foram quatro, como Vampira em "Ed Wood", como a mãe de Johnny Depp em "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça" e o último - de sua carreira cinematográfica também - uma rápida participação em "Planeta dos Macacos", provavelmente quando Burton já estava se engraçando com a atriz principal, Helena Boohan-Carter, que mesmo fantasiada de macaco é dezenas de vezes mais talentosa que Miss Lisa. Mas foi em "Marte Ataca!" que ela brilhou como a marciana gostosa que faz o primeiro contato com os humanos antes dos alienígenas mostrarem suas verdadeiras intenções. Como em "Força Sinistra" e "A Experiência", era um cavalo de tróia com curvas e cabelo sedoso.
natasha species Sil de A Experiência (1995) e Eve de A Experiência 2 (1998) e 3 (2004) - Natasha Henstringe. A loira não era exatamente uma modelo famosa quando foi escalada para "A Experiência", mas o filme a tornou uma celebridade instantânea. Ela agarrou a chance e fez uma carreira interessante, contracenando com atores importantes, estrelando seu próprio seriado "as Espiãs" e fazendo filme até no Brasil, se bem que não sei se isso favorece seu currículo. Mas todo mundo se lembra é dela nua como a bela e mortal Sil, resultado de uma experiência genética que misturou o DNA humano a uma seqüência genética recebida por meio de radiotelescópios. O resultado aparente é uma fêmea superforte e de crescimento acelerado, que ao chegar á idade fértil se revela mortal e foge do laboratório quando os cinetistas tentam eliminá-la. O responsável pela experiência, Xavier Fitch (Ben Kingsley, Oscar por "Gandhi") reúne um grupo de especialista para caçá-la, formado por Preston "Pres" Lennox (Michael Madsen de "Cães de Aluguel"), o sensitivo Dan Smithson (Forrest Withaker, Oscar por "O Último Rei da Escócia") e os cientistas Laura Baker (Marg Helgenberger de "CSI -Las Vegas" e Alfred Molina de "Homem-Aranha 2"). Enquanto isso, Sil percorre a cidade movida pelo instinto de reprodução, ainda que isso custe a vida de vários machos.
Vampira espacial de "Força Sinistra" (1985) - Mathilda May. Esse eu assisti numa certa noite na TV, acho que numa sessão de sábado tipo Supercine. Foi o filme de maior orçamento da produtora Cannon Pictures - mais conhecida por cometer incontáveis abacaxis estrelados por Chuck Norris e Charles Bronson. Pois um dia a dupla que comandava a bagaça, Yoran Globus e Menahen Golan, de quemmathilda may LifeForce3 se falava à boca pequena que lavavam grana da Máfia, resolveu deixar de ser o patinho fio da indústria e fazer uma produção de classe. Eles tinham os direitos do romance "Vampiros do Espaço", que já tinha originado um filme B em 76, e queriam fazê-lo em grande estilo. Escalaram Tobe Hopper - na época por cima da carne-seca por conta do sucesso de "Poltergeist" - ; o roteirista Dan O'Bannon, que tinha roteirizado há pouco "Alien - o 8o Passageiro"; e o especialista em efeitos especial John Dykstra, que oito anos antes havia espantado o mundo com "Guerra nas Estrelas". É mole ou quer mais? Pois a dupla israelense ainda queria John Gielgud, Klaus Kinski e Olivia Hussey para estrelar o filme, só que o trio caiu fora, provavelmente depois de saber que a proposta vinha da Cannon. Ficaram mesmo com Frank Finlay, Peter Firth e Mathilda May no lugar.
Com orçamento de US$ 25 milhões, "Força Sinistra" rendeu nos cinemas americanos míseros US$ 11,701 mil, um fracasso retumbante que caiu sobre a cabeça da maioria dos envolvidos. Menos de Dykstra, cujos efeitos foram considerados o que de melhor já havia sido feito até então; O'Bannon, que nunca se prendeu mesmo à indústria, e Mathilda, que é unanimimente considerada a melhor coisa do filme, mesmo hoje em dia. A visão dela andando pelada por Londres, seduzinho e sugando a energia vital (Lifeforce do título original) dos incautos só teve paralelo para mim, na TV aberta, a Luma de Oliveira desfilando de topless no Carnaval de 1987. Os seios perfeitos da francesa protagonizariam ainda "A Teta e a Lua", do espanhol Bigas Luna, e a beleza já madura da atriz apareceria em "O Chacal", como a ex-namorada de Richard Gere.

As tenentes de Star Trek

persis khambattaIllia de Jornada nas Estrelas O Filme (1979) - Persis Khambatta. Muito antes de Sinéad O'Connor, Carolina Dieckman e Britney Spears, a atriz indiana Persis Khambatta já raspara o cabelo para aparecer na mídia, no caso, o primeiro longa-metragem reunindo personagens e elenco do seriado "Jornada nas Estrelas". O filme foi viabilizado pelo sucesso de "Star Wars", mas foi relativamente um fracasso e a franquia só "pegaria" no segundo, o já clássico "A Vingança de Khan". Da produção que originou a franquia de dez (10!) filmes, restou a lembrança da bela e exótica Persis - Miss India 1965 - no papel de Ilia, uma deltaniana que assumiu o posto de navegadora da Enterprise mas que é abduzida pela gigantesca nuvem artificial que ameaça a Terra. Ela é substituída por uma versão robótica que se torna porta voz da entidade por trás do fenômeno. Na foto, Persis com o canastríssimo Stephen Collins, o capitão William Decker, que mantinha um romance com a bela e calva Illia. Infelizmente a carreira da indiana não decolou e ela morreu precocemente de ataque cardíaco há 10 anos, com apenas 47 anos.
Jadzia Dax de Star Trek Deep Space Nine (1993-1998) - Terry Farrell. quase todo mundo na terry farrel daxEstação Espacial 9 era apaixonado pela tenente Jadzia Dax, menos o capitão Sisko, para quem a bela moça era seu velho amigo e mentor Curzon Dax. Isso porque a espécie trill costuma ser hospedeiro de um simbionte milenar com quem divide emoções e memórias. A única diferença física entre eles e os humanos, ao menos externamente eram manchas que deixavam livre estrategicamente o rosto. Meiga, serena e simpática, além de linda, Jadzia acabou se casando com o klingon Dorf, personagem da tripulação original de "Jornada nas Estrelas A Nova Geração, mas acabou morrendo na penúltima temporada porque Terry arranjou emprego em outro seriado, o sitcom "Becker". Na foto, uma rara ocasião em que a trill não vestia o uniforme da federação abotoado até o pescoço.
T'Pol de Enterprise (2001-2005) - Jolene Blalock. Muitas vulcanas jolene entreprisesexies já passaram pelo universo "Star Trek", como a noiva de Spok - T'Pring - no clássico episódio "Ciclo de Amok"; e as tenentes Saavik e Valeris - nos filmes "Jornada nas Estrelas 2 e 6" - vividas pelas posteriormente famosas Kristie Alley ("Olha quem está falando", Veronica's Closet") e Kim Catrall ("Sex and the City"). Mas nenhuma foi tão ostensivamente sensual quanto T'Pol de "Enterprise", o último seriado baseado na imaginação de Gene Roddenberry a ir ao ar. Talvez tenha sido o seriado "Star Trek" mais fraco mas com a oficial vulcana mais quente.
JeriRyan-2



As robóticas

Sete de Nove de Star Trek Voyager (1997-2001) - Jeri Ryan. Ela é uma borg resgatada pela Voyager e que passou a fazer parte da tripulação da nave como uma espécie de oficial de ciências. Seu recrutamento aconteceu na segunda temporada, quando os executivos acharam que a audiência estava caindo e uma bela mulher numa roupa colante ajudaria. Funcionou: "Star Trek-Voyager' durou mais três temporadas e Sete de Nove foi uma das personagens mais marcantes. Jeri participou do elenco fixo de mais dois seriados - "Boston Public" e "Shark" - mas é como a fria e sexy borg regenerada que a maioria se lembra dela.
tricia helfer23







Número 6 de Battlestar Gallactica (2004 -?)- Tricia Helfer. Trata-se do modelo seis de andróides cyclons identicos aos humanos, especializado em se infiltrar entre eles por maio da sedução. Um deles tem papel crucial no ataque que destrói as 12 colônias e dá início á saga da galactica e a busca da colonia perdida. Para fazer a andróide linda, loira e sexy foi escalada a supermodel canadense Tricia Helfer. O vestido vermelho é item de fábrica do modelo Número 6.

Bela e mimada

Princesa Aura de Flash Gordon (1980) - Ornella Muti. Naquela época, ninguém conhecia direito aquela jovem atriz italiana escalada por Dino de Laurentiis para sua superprodução espacial. A moda havia sido lançada três anos antes por "Guerra nas Estrelas" mas o roteiro e direção não se decidiam entre o novo estilo ornela muti flash gordonvisual lançado por George Lucas ou as referências do antigo seriado dos anos 30. Não foi uma coisa nem outra e com ajuda de um elenco danado de mal-escalado, começando pelo canastrão Sam J. Jones no papel-título (inacreditavelmente, ele ainda faria outro personagem clássico das HQs, The Spirit), a insossa Melody Anderson com Dale Arden e o bergmaniano Max Von Sydow como Imperador Ming, "Flasho Gordon" foi um destre tão grande quanto uma colisão de planetas. O único acerto foi Ornella, cujo derriére mereceu elogios de Ivan Lessa em sua resenha no Pasquim como a única coisa que se salvava em "Flash Gordon". Ainda mais quando ela está sendo torturada por ter ajudado Flash a escapar e o algoz ordena: "Tragam os vermes perfurantes!" "Não"! Os vemes perfurantes, não!" Isso foi antes dela perfurar as bochechas com um alfinete de segurança em "Crônica do Amor Louco". Como diria Ben Gazzarra nesse mesmo filme, num momento romântico na janela com Ornella: "Love..."

A perfeição

milla jovovich 5o elemento Leelo de O Quinto Elemento (1998) - Milla Jovovich. Outro caso de pigmalianismo, só que desta vez deu certo. Milla Jovovich vinha tentando se acertar no cinema já há alguns anos, inclusive fazendo ponta em "Chaplin" e refilmando "A Lagoa Azul" numa versão pior que a de Brooke Shields. Quando Luc Besson a escalou para viver Leelo em "O Quinto Elemento" o sucesso veio para ficar. Casou-se com o cineasta francês, mas relação que começou num filme acabou no outro, "Joana D'Arc", em que a desgastante relação diretor-atriz do set contaminou o romance fora dele e lá se foi o casamento. Ela acabou se arrumando com outro diretor, Paul S. Anderson, da trilogia "Resident Evil" estrelada por ela. "O Quinto Elemento" é uma divertida mistura de histórias em quadrinhos de Moebius, Richard Corben, Enk Bilal e a trilogia "Duro de Matar". A extraterrestre Leelo é enviada à Terra com o segredo que pode salvar o planeta de uma hecatombe galática. para realizar sua tarefa ela conta com ajuda do taxista Korben Dallas (Bruce Willis) e do padre Vito Cornelius (Ian Holm), para quem ela encarna a perfeição, no que Bruce concorda, mas em outros sentido. Milla, que já era modelo desde os 12 anos e sabe muito bem o que fazer com o belo corpo, se sai bem nas tiradas humorísticas e nas cenas de ação. Tanto é que ela é uma das raras atrizes que viraram action heroines do cinema.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Deu no Ricardo Noblat

Poste – O mais ilustre deles, Márcio Lacerda, penou para se eleger prefeito de Belo Horizonte. Só conseguiu porque no segundo turno foi menos poste, a depender da luz emanada por Aécio (PSDB) e Fernando Pimentel (PT), e mais candidato. Kassab foi um poste que acendia. Poste autêntico foi João do Poste (ou melhor: João da Costa), eleito prefeito do Recife por obra e graça do prefeito João Paulo (PT).

***

O pioneiro do blog informativo do Brasil mostra em seu "Glossário da Eleição 2008" que o termo "poste" não é uma exclusividade do pleito indaiatubano.

sábado, 25 de outubro de 2008

Retificando o jornal

Um erra fez com que a o Gente etc e hoje saísse com a página 11 da edição passada. Então vamos à matéria correta deste número:

Festir vai até o dia 2 no Tom da Terra

A 4ª edição do Festival Escolar e Amador de Teatro de Indaiatuba e Região (Festir) começou na última quinta-feira e prossegue até o dia 2, sempre às 20h no Tom da Terra. Os ingressos custam R$ 4 mais 1 kg de alimento não perecível.
Hoje, o grupo Clã Inútil do Teatro apresenta “Heavy Madruga”, do autor Mário Bortolotto, e o professor responsável é Marcelo Rocha. Na quarta-feira, dia 29, apresenta-se a Cia Teatral Matéria Prima (Indaiatuba) com “O Santo e a Porca”, de Ariano Suassuna. “Creio”, escrito e dirigida por Paloma Dourado, será representada pelo Grupo de Teatro Estrada (Indaiatuba) no dia 30. E no dia 31, a Cia Anomalias Teatrais (Salto) apresenta “Os Mansos da Terra”, do autor Raimundo Alberto.
No próximo sábado, dia 1º, A Cia Cupim de Teatro (Americana) traz a peça “Efeito Tardio”, do autor e professor responsável Bruno Cardoso. A apresentação será no sábado dia 1º.
O encerramento do Festir será com o Grupo da Escola Macunaíma de São Paulo, que vai apresentar “O Milagre de Annie Sullivan”, de Willian Gibson e direção de Ariel Moshe.

Serviço – 4º Festir, até o dia 2 de novembro no Tom da Terra, sempre às 20h. Ingresso: R$4 e um quilo de alimento não-perecível. Avenida Presidente Vargas, Av. Presidente Vargas, 1656.

Colégio Objetivo realiza Mostra de Teatro no Ciaei

O Coégio Objetivo Indaiatuba realiza entre os dias 27 e 29 de outubro a IX Mostra de Teatro no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei).
Nos três dias da Mostra vão se apresentar os alunos do Curso de Teatro matriculados desde o 1º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, além da participação do Grupo de Pais.
A entrada é gratuita e os espetáculos se iniciam sempre às 19h. Para encerrar a Mostra o Coral Vocalize, sob a regência da maestrina Sônia Morais, fará uma apresentação, antecedendo as apresentações teatrais.

Serviço: IX Mostra de Teatro do Colégio Objetivo Indaiatuba. De 27 a 29 de outubro. Às 19h no CIAEI. Av. Engº Fábio Roberto Barnabé, 3.665 – Jd. Regina. Entrada gratuita.

Halloween - O Halloween 2008 do Colégio Objetivo Indaiatuba vai ser de arrepiar! A festa está marcada para o dia 31 de outubro e terá início às 19h. A organização já está trabalhando para preparar o ambiente da escola para esta noite com muita diversão e segurança!
Haverá barracas de brincadeiras e desfile de fanta-sias para as crianças e as entidades beneficentes da cidade também participarão com suas barracas de alimentação. Como acontece em todos os anos, os forman-dos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental serão respon-sáveis pela barraca de doces de dar água na boca!
Este ano, a banda Lado B, de Indaiatuba, subirá ao palco para o grande show da noite de Halloween, com o melhor do pop/rock nacional e internacional.
Os ingressos serão vendidos apenas antecipa-damente e estarão à disposição do público a partir do dia 27 nas recepções do Colégio. O valor unitário é de R$ 5,00. Crianças até 6 anos não pagam ingresso.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Em cartaz

Apesar na já anunciada estréia de "Ensaio sobre a Cegueira", o filme que chega esta semana ao Multiplex Topázio mais esperado pela maioria do público é “High high school musical 3School Musical 3 – Ano da Formatura”. O fenômeno adolescente inverteu a lógica do mercado de cinema, e após as duas primeiras partes terem sido lançadas na TV, a terceira está estreando nos cinemas de todo o mundo. Agora, o romance entre Troy (Zac Ephron) e Gabriella (Vanessa Hudgens) está estabilizado mas agora ameaçado pela perspectiva de estudarem em faculdades diferentes no próximo ano. Já Sharpay (Ashley Tisdale) e Ryan (Lucas Grabeel) vivem a expectativa de se apresentarem no espetáculo de final de curso a professores da famosa escola de artes Julliard. Com todo o desgaste natural de uma série que virou uma fábrica de fazer dinheiro, este encerramento de trilogia está sendo considerado o melhor da franquia.

O cetro de Rainha das Comédias Românticas parece ter passado de Meg Ryan para Kate Hudson. E o engraçado é que as duas fizeram papéis marcantes de groupies, ou namoradas de rockstar: Meg em “The Doors” (1991) e Kate em “Quase Famosos” (2000). Em “Mulheres, Mulheres, Amigos à parte”, o argumento lembra muito “Hitch – Conselheiro Amoroso”, “Armações do Amor” e “Como Perder um Homem em 10 dias”, o filme que consagrou Miss Hudson no gênero.

mulheres amigos a parte Dustin (Jason Biggs de “American Pie”) quer provar à Alexis (Kate) que é ele a melhor coisa que aconteceu na vida dela e para isso pede o auxílio de seu amigo Tank (Dane Cook, de “Instinto Secreto”), que é um profissional com uma atividade exótica, à exemplo de Will Smith em “Hitch” e Sarah-Jessica Parker em “Armações do Amor”. Ele é contratado para sair com uma garota para que ela tenha o pior encontro de sua vida e volte correndo para os braços dos namorados que acabou de abandonar. Quando ele topa o serviço e sai com Alexis o que acontece? Dou um doce para quem adivinhar. A direção é de Howard Deutch, que estourou nos anos 80 com dois clássicos adolescentes da lavra de John Hughes – “A Garota de Rosa Shocking” e “Alguém Muito Especial”.

Cineclube do Casarão

No mês das crianças, o Cine Clube Casarão exibe filmes protagonizados ou cuja temática remete à infân-cia. A programação da semana traz, na sexta-feira dia 24, “As Crônicas de Spiderwick”, que conta a his-tória da família Grace que se muda para um casarão cheio de mistérios. “Tigrão – o filme” é o filme do matinê do Casarão, sábado e domingo às 15h30. Domingo, dia 26 às 17h30, o Cine Clube exibe o exce-lente “Pequena Miss Sunshine”, poético e singelo relato de uma menina comum que sonha em ser miss-mirim.

Sessão de SEXTA

Dia 24/10 – 19h30

As Crônicas de Spiderwick. Direção de Mark Waters

Classificação etária: 12 anos

Sinopse: Quando a família Grace se muda de Nova York para o velho casarão de um tio-avô, Arthur Spi-derwick (David Strathairn), fatos estranhos começam a acontecer. Misteriosos desaparecimentos e aciden-tes ocorrem diariamente, o que intrigam os irmãos Jared (Freddie Highmore), Simon (Freddie Highmore) e Mallory (Sarah Bolger). Eles decidem investigar a casa e encontram um livro mágico, que os leva a um mundo repleto de criaturas mágicas e, às vezes, perigosas.

Matinê do Casarão

25 e 26/10 – 15h

Tigrão – o filme. Direção de Jun Falkenstein

Classificação etária: LIVRE

Sinopse: No coração do Bosque dos Cem Acres, o Ursinho Puff e seus amigos se preparam para um lon-go e rigoroso inverno. Enquanto o Coelho organiza o trabalho da turma, Tigrão, o mais exuberante dos tigres, procura um companheiro para brincar. Sem querer, Tigrão atrapalha seus amigos e provoca a ira do Coelho - que lhe pede para procurar outros tigres para brincar. Aconselhado por Corujão, Tigrão parte em busca de sua "árvore genealógica", certo de que lá encontrará criaturas iguais a ele. Ao longo desta jorna-da, com a ajuda de seu inseparável amigo Guru, ele vai descobrir que sua família está mais perto do que imagina e que a amizade é o verdadeiro tesouro.

Cineclube de Domingo

26/10 – 17h30

Pequena Miss Sunshine. Direção de Jonathan Dayton e Valerie Faris

Classificação etária: LIVRE

Sinopse: Nenhuma família é verdadeiramente normal, mas a família Hoover extrapola. O pai desenvolveu um método de auto-ajuda que é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é um pro-fessor suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína. Nada funciona para o clã, até que a filha caçula, a desajeitada Olive (Abigail Breslin), é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. Durante três dias eles deixam todas as suas diferenças de lado e se unem para atravessar o país numa kombi amarela enferrujada.

Serviço:

Lotação máxima: 60 pessoas.

Os convites devem ser retirados no dia da exibição, a partir das 13 horas.

Casarão Pau Preto: Rua Pedro Gonçalves, 477 – Jd. Pau Preto – Tel.: 19 3875-8383

Os brutos também amam

O sucessor do líder de extrema-direita austríaco Jörg Haider, Stefan Petzner, chocou os conservadores do país ao declarar em uma entrevista que tinha um "relacionamento especial" com o colega, morto no dia 11 de outubro. "Ele era o homem da minha vida", disse Petzner, segundo o jornal The Guardian.
Petzner, 27 anos, confirmado ontem como o novo líder da Aliança para o Futuro da Áustria (BZO), após a morte de Haider em um acidente de carro, admitiu em uma rádio austríaca que os dois eram amantes. Tentativas do partido de parar a transmissão foram frustradas depois que a emissora ORF insistiu em não ser censurada.

Petzner, que conheceu Haider há cinco anos, quando trabalhava como correspondente de beleza, disse que sentia uma "atração magnética" pelo político de 58 anos. Ele disse que a principal preocupação de Haider era que o relacionamento não resistisse à diferença de idade. "Nós tínhamos uma relação que ia muito além da amizade. Jörg e eu estávamos ligados por algo realmente especial. Ele era o homem da minha vida", disse Petzner. Haider apresentava-se como um homem de família, que bebia moderadamente, mas após o acidente que acabou com sua vida, descobriu-se que ele dirigia no dobro do limite de velocidade permitido e com quatro vezes mais álcool no sangue que o admitido.
Ele tinha passado as últimas horas de vida em um bar gay de Klagenfurt, capital do Estado em que foi governador. A notícia gerou especulações sobre uma possível briga entre Haider e Petzner antes do acidente. Petzner afirmou que Cláudia, 32 anos, mulher de Haider e mãe de suas duas filhas, não tinha objeções ao seu relacionamento. Porém Christiane, irmã de Petzner, pareceu sugerir o contrário em entrevista a uma revista. "Cláudia, às vezes, tem inveja porque ele passa mais temppo com o marido do que ela", disse.

***

Tá vendo, dona Marta, ser de direita e gay não tem nada de mais...

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

De volta a Campinas

A choperia Beppo, após conquistar os indaiatubanos, está de volta a Campinas. A casa originária de Americana chegou a abrir uma filial no Shopping Dom Pedro, mas por motivos vários, acabou fechando lá e se instalando em Indaiatuba, com um conceito mais de bar carioca em voga em São Paulo que de mega choperia tipo Giovanetti e Pinguim.
Beppo de Campinas abre as portas ao público na próxima quarta-feira na RuaCoronel Francisco de Andrade Coutinho, 129, no Cambuí.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Ensaio sobre a Cegueira dia 28 no Cineclube Indaiatuba


Finalmente Indaiatuba vai receber o polêmico "Ensaio sobre a Cegueira", de Fernando Meirelles, que entra em cartaz no dia 24, mas terá uma sessão na terça, dia 28, como parte da programação do mes do Cineclub Indaiatuba, entre as 19h30 e 20h, seguida de debate com o público. O ingresso único para essa sessão especial será R$ 4,00.
Baseado no famoso romance do Prêmio Nobel José Saramago, o filme tem um elenco internacional que inclui Julianne Moore (uma das maiores atrizes do cinema atual), Mark Ruffalo ("Zodíaco"), Danny Glover (da franquia "Máquina Mortífera"), Gael Garcia Bernal ("Diários de Motocicleta") e a brazuca Alice Braga ("Eu sou a Lenda"). A história fala de uma súbita epidemai de cegueira que atinge todo o planeta. Os contaminados são trancados num hospital, onde o pior e melhor da natureza humana vem à tona.
Exibido na abertura do Festival de Cannes deste ano, "Ensaio..." teve uma recepção fria e até hostil de parte da crítica, o que fez o diretor promover algumas mudanças. Ainda assim, grande parte da imprensa especializada continuou reprovando e ainda por cima uma associação de cegos americanos ameaçou promover um boicote ("Americanos...", como diria Caetano Veloso).
No entanto, o crítico mais habilitado - o próprio Saramago - se emocionou ao ver sua obra na telona; ele, que tanto relutou em ceder os direitos para o cinema. Confira abaixo:

Mais um teatro

Com o Ciaei no centro de uma disputa entre as secretárias da Educação e Cultura, nada melhor que um espaço alternativo para sediar espetáculos teatrais e musicais. Em breve Indaiatuba vai ganhar mais um teatro, de cerca de 300 lugares, no Instituto Deco 20. A programação deve ficar por conta da GT Produções, que já programa o Ciaei.

Lições de uma palestra

De executivo aposentado, Max Gehringer tornou-se uma celebridade midiática, especialmente a partir de suas aparições no Fantástico.

Virou uma espécie de guru da empregabilidade dando conselhos para quem está batalhando por um trampo, baseado não em manuais e palavras da moda, mas no bom senso e nas boas relações no trabalho. Dando respaldo às suas opiniões não estão títulos e diplomas ostentados por tanto palestrantes - muitas vezes fajutos - e sim uma carreira que começou no chão de fábrica e chegou à presidência de uma empresa.

O evento foi realizado pelo grupo Polis, que comprou a antiga Unopec - transformando-a em Policamp Indaiatuba - e a Faculdade Max Planck. Sou em geral reticente em palestras do gênero, escolado pelos anos atendendo empresas de grande porte em Joinville na década passada. Na época, as palavras em voga na gestão empresarial eram downsizing e reengenharia, que nada mais eram que eufemismos para corte de pessoal. Também estavam na moda os gurus do mundo empresarial, que se aposentavam e ganhavam ainda mais dinheiro com livros e palestras para executivos ávidos para saber como galgar as árduas escarpas da ascensão profissional, além de escapar do downsizing e da reengenharia.

Gehringer também se aposentou da vida corporativa e passou a escrever livro (um, e mal sucedido, segundo ele), artigos e dar palestras. Mas seu público-alvo não são homens de negócios e executivos, mas todos que querem ingressar no mercado de trabalho e fazer uma carreira razoável dentro de uma empresa. Não prega uma bíblia sobre empregabilidade mas que tratar bem os colegas de trabalho e contribuir para o resultado da empresa é o melhor a fazer para ser promovido. Óbvio que só isso não basta, mas evita que a pessoa sabote sua própria carreira. Não é nenhum segredo de Fátima, mas é muito útil.

Ao frisar a ética nas relações de trabalho - e na vida como um todo - o palestrante vai na contramão do mandamento profissional não-escrito que diz que o negócio é se dar bem a todo custo. Foi esse mantra praticado pelos profissionais do mercado financeiro que levou o mundo à crise atual. Quando se fala na Quinta-feira Negra de 1929 se tem a impressão que o mundo desabou num dia. Não foi bem assim, como observou o economista Eduardo Gianetti outro dia na Globo News. O processo que levou à Grande Depressão levou quase um ano e o cenário prévio era muito parecido com o que antecedeu a atual crise: um mercado autoconfiante e de alta especulação.

Um pouco de bom senso e menos ganância evitariam o desastre, mas aí seria uma contradição em termos no capitalismo financeiro. A arrogância e cupidez de poucos serão pagos com as economias e empregos de milhões. É essa economia que a Veja de 24 de setembro deste ano defendeu.

No mais, dá pra dizer que a palestra de Max Gehringer foi tão divertida quanto um espetáculo de stand-up comedy e muito mais educativa. Eu mesmo tentarei aplicar alguns conselhos e evitar inimizades e confrontos desnecessários.

Juro!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

De quem é a culpa, afinal?


O caso do seqüestro de Santo André ganhou enorme repercussão por conta do desfecho trágico, de sua transmissão ao vivo para todo o País mas também pela identificação das pessoas com seus protagonistas. Afinal, tratava-se de um jovem trabalhador e considerado tranqüilo e duas adolescentes que pareciam querer curtir a vida como tantas. Até que ponto a polícia foi incompetente ao subestimar a periculosidade do criminoso que Lindembergue se tornou no momento em que invadiu a casa da ex-namorada armado? A exposição proporcionada pela mídia sedenta por Ibope não contribuiu de forma decisiva para a duração do seqüestro e consequentemente pela tragédia final?

O comando da PM disse que teve o sequestrador na mira de um franco-atirador, mas optou pela negociação, de resto incompetente ao levar de volta a outra refém após ter sido libertada (acredito que nenhum manual de operação do tipo aprovaria expor uma menina de 15 anos de novo ao perigo). Os pais da garota tem todo o direito de processar o Estado, independente se a mãe aprovou ou não a volta da filha à mira da arma do criminoso. O porta-voz oficial disse com razão que se a polícia tivesse matado o sequestrador teria sido também criticada pela imprensa, que acusaria a polícia de nâo negociar. Mas a avaliação de uma situação de risco de morte não pode levar em conta "o que é que os jornais vão dizer" e sim o que é melhor para as vítimas, nem que para isso o delinquente tivesse que ser eliminado. O que não podia era - além de continuar expondo a refém a um alto risco, ainda levar de volta a outra que já havia sido libertada. Inconcebível.

Quanto à mídia, parece claro que a exposição contínua estimulou o rapaz a prosseguir com o sequestro que o transformou, subitamente, num BBB do crime. O depoimento da sobrevivente Mayara confirma que Lindembergue chegou a se achar "o cara". Até que ponto a entrevista obtida por Sonia Abrahão levantou a bola do imbecil?
A polêmica posterior com Datena é risível, porque se tivesse a chance o rotundo apresentador também faria o "furo" de reportagem. Tanto a equipe da RedeTV! quanto a da Band teria o direito de fazê-lo? Sem dúvida, já que a liberdade de imprensa é um direito constitucional não apenas deste, mas de todo país civilizado. Mas quem tem liberdade tem que ter também responsabilidade, e após a tragédia todos que contribuíram para ela ela têm que por a mão na consciência ou estarão fadados a repetí-la.

Lado B no site do Caldeirão do Huck

Confira o video do grupo indaiatubano em Olha minha Banda


ou em

http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM898337-7822-OLHA+MINHA+BANDA+LADO+B,00.html

sábado, 18 de outubro de 2008

Max Planck realiza semana jurídica

A Faculdade Max Planck, que faz parte do grupo Polis Educacional, promove de 20 a 23 de outubro, sempre a partir das 19h, a 3ª Semana Jurídica da instituição. O evento acontece no Centro de Convenções de Indaiatuba, localizado na Rua das Primaveras, 210, Jardim Pompéia. “Para este ano estamos abrindo a Semana Jurídica não só para os estudantes de Direito, mas a toda comunidade de Indaiatuba e região”, comenta a coordenadora do curso na Max Planck, professora doutora Renata Franco de Paula Gonçalves Moreno.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone 19 3885-1004, sendo que para isso a organização está solicitando um quilo de alimento não perecível, que será destinado a instituições filantrópicas da cidade. A 3ª Semana Jurídica conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Indaiatuba. Segundo a coordenadora, os temas foram escolhidos em conjunto com os alunos do curso de Direito da Faculdade.
CONFIRA O CRONOGRAMA DE PALESTRAS
Dia 20/10 - Protocolo de Kyoto e Créditos de Carbono – Profª Dra. Renata Franco de Paula Gonçalves Moreno

Dia 21/10 - Adoção: Um projeto de vida – Prof. Roberto Mesquita

Dia 22/10 - Juizado Especial Civil - Dr. Fábio Castaldello

Dia 23/10 - Bioética e Biodireito: Pesquisa com Células Tronco e a discussão sobre aborto no STF - Dr. Venâncio Pereira Dantas Filho, Dr. Flávio de Sá e Dra. Joanna Paes de Barros e Oliveira

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Uma proposta irrecusável

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa hoje, tendo como uma de suas principais atrações as duas sessões de "O Poderoso Chefão", em uma chefão cópia em 35mm de propriedade do próprio Francis Ford Coppola. O filme ganhou as páginas dos cadernos culturais recentemente por conta do relançamento da trilogia restaurada, chamada The Coppola Restoration. Encomendei o primeiro filme - já que já tenho os outros dois - mas enquanto esperava a encomenda, o canal Telecine Cult passou o clássico domingo passado. Assisti, é claro, e ainda emendei a segunda parte logo em seguida. Na terça, quando o DVD chegou, acabei vendo-o de novo - são 177 minutos! - mas com os comentários do diretor.

Essa overdose de Chefão é uma pobre compensação ao fato de que não poderei ver nenhuma das duas sessões no Cinesesc, sábado às 21h e domingo às 17h20. O começo já é arrepiante e antológico, com o coveiro Bonassera dizendo no escuro: "I believe in America". Em seguida, a câmera se afasta lentamente do close-up no rosto do ator Salvatore Corsitto até parar atrás da cabeça de don Vito Corleone. Apesar da época, foi usado um zoom computadorizado incomum na época. Segundo Coppola, a idéia original era começar o filme já na festa de casamento, mas quando um amigou leu o roteiro, lembrou que a abertura de "Patton", que deu o Oscar de roteiro ao jovem Francis Ford, era diferente e sensacional. "Porque não começar o 'Chefão' de outro jeito?"

chefão2 Coppola lembra que a idéia inicial da Paramount era fazer um filme de baixo orçamento, transportando a ação do final dos anos 40 para a década de 70. Por isso, um jovem desconhecido foi escalado para dirigir o que se tornou um clássico. Durante a pré-produção, não apenas o diretor se opôs à transposição de época como o livro ia se tornando um best-seller. O estúdio convenceu-se então que era preciso se manter fiel ao texto de Mario Puzzo - que, aliás, não se opos à mudança de época - para aproveitar o sucesso do romance. O orçamento saltou de US$ 2,5 milhôes para US$ 6 milhões. A segunda dificuldade foi conseguir colocar Al Pacino - que Coppola queria - no papel de Michael Corleone. A Paramount - leia-se Robert Evans - queria Robert Redford, Dustin Hoffman ou mesmo James Caan, que acabou fazendo Santino Corleone. Quando Pacino foi efetivado, Evans passou a referir-se ao ator como "Anão" Pacino.

A terceira dificuldade foi escolher o patriarca Vito Corleone. Coppola queria um grande ator para interpretá-lo e se chefão3 perguntou: quais são os maiores do mundo? Laurence Olivier e Marlon Brando eram a resposta naquela época. O fato de Olivier ser inglês não era impeditivo, pois além de ser capaz de encarnar desde o mouro Otello até o corcunda Ricardo III, o grande inérprete shakespereano ainda se parecia com o chefão Vito Genovese, uma das fontes de inspiração para o personagem. Mas ele estava doente na época e foi descartado. Brando estava disponível, mas não tinha nem 50 anos na época e era considerado veneno de bilheteria. Além disso, o fato de seu último filme, "Queimada", ser quase um manifesto esquerdista não caía bem na América de Nixon (isso não é dito por Coppola, mas dá pra imaginar). Novamente o novato Coppola tentou convencer os executivos da Paramount a aceitar algo que eles não queriam. Conseguiu que Brando fosse considerado, mas mediante condições inaceitáveis para um astro vencedor do Oscar como ele, como se submeter a um teste e ter uma cláusula no contrato que descontaria do pagamento qualquer contratempo causado por ele. Coppola só disse a ele que precisava de um teste de câmera para ver se ele convenceria como um homem muito mais velho, e se propos a levar uma equipe até a casa de Brando.

chefão4 Como conta o próprio cineasta, lá chegando, deparou-se com aquele belo homem em ótima forma para seus 47 anos, com um rabo de cavalo louro, emanando vitalidade. Enquanto conversava com a equipe, Brando foi passando graxa de sapato no cabelo e imitando o chefão Frank Costello, a quem ele havia ouvido pelo rádio nas sessões do Comitê do Congresso do Crime Organizado (o mesmo que seria visto em "O Poderoso Chefão 2"). Ele achava que don Vito deveria ter a aparência de um buldogue e colocou uns guardanapos de papel na boca. Diante dos olhos atônitos de Coppola e colaboradores surgia a figura do poderoso chefão que seria imitada décadas afora. Com o teste de Brando na mão, Coppola abordou o presidente da Paramount, que ao saber do que se tratava voltou a dizer que o ator não estaria no filme. O diretor conseguiu fazer com que o executivo visse o teste e inevitavemente mudasse sua opinião. Com o aval do big boss, Evans, chefe do estúdio, teve que engolir a escolha, mas essas desfeitas não sairiam barato a Coppola.

Durante grande parte das filmagens, diretor e ator principal - Pacino - ficaram sob a ameaça de demissão.Pressões sobre custos e prazos, o desejo de ter umchefão5 galã mais bonito em cena, a desconfiança das decisões de um diretor novato, tudo parecia levar a produção para o abismo e não à condição de sucesso de bilheteria, crítica, três Oscar e a posteridade como um dos maiores filmes já feito na América.

Com todo o material filmado em mãos, Coppola ainda se viu diante da exigência de que a duração não poderia ultrapassar as duas horas de projeção. Fez uma edição de 124 minutos e submeteu-a a Robert Evans. Esse ficou furioso pelo diretor ter tirado todas as cenas que sae aprofundavam das relações familiares e mandou Coppola colocá-las de volta. Anos mais tarde, em suas memórias transformadas em documentário, Evans reivindica para si o mérito da versão final de "O Poderoso Chefão"...

chefão6 O resultado era obviamente tão bom que antes mesmo do lançamento já se havia decidido por uma seqüência. Ironicamente, Coppola relutou em permanecer na direção, e só aceitou mediante diversas condições. E se muitos consideram a seqüência superior à primeira parte, saibam que ela poderia ter sido realmente muito melhor. Brando poderia ter feito o don Corleone jovem, mas saiu magoado do primeiro filme pela forma como foi tratado pelos produtores. Não foi nem buscar seu Oscar, mandando em seu lugar uma falsa índia com um discurso fajuto em favor dos direitos dos nativos norte-americanos. Tudo bem que Robert De Niro foi sensacional, mas até dói em pensar no que perdemos com a recusa de Brando. Richard Castellano, que fez o capo regime Clemenza, foi o ator mais bem pago do primeiro filme, sabe-se lá por qual arranjo sindical, e para fazer o segundo exigiu que suas falas fossem escritas por um amigo, o que era naturalmente impossível. Por isso, Clemenza morre e dá lugar a Frank Petrangeli, interpretado por Michael V. Gazzo, que acabou indicado ao Oscar. Se Clemenza continuasse na trama, daria maior coerência à tragédia de Michael Corleone, completando o ciclo de traições que começa com Tessio no final do Chefão 1 e culmina com a de Fredo no segundo filme.

Nepotismo

"O Poderoso Chefão III" já foi lançado malhado por conta da escalação da filha de Coppola, Sofia, como Mary Corleone. Acho que a bronca era mais porque o chefão connie papel era de Winona Ryder - a queridinha de Hollywood da época que preferiu fazer "Edward Mãos-de-Tesoura" - e todos esperavam uma atriz à sua altura de seu prestígio para substituí-la. Nunca achei que Sofia - futura diretora de talento - tenha se saído mal. Na verdade, criava no público a dúvida se o interesse do primo garanhão Vincent - que lançou Andy Garcia ao estrelato - era genuína ou movida pelo interesse, o que não seria o caso se fosse a graciosa Winona. Em todo o caso, essa colaboração entre os Coppola vem desde o primeiro filme, com a escolha de Talia Shire, irmã do diretor, como Connie Corleone. O próprio Francis diz que a achava muito bonita para o papel, que devia ser a irmã sem graça da família que se casa com uma galã por causa do poder do pai. Mas ela insistiu e foi aprovada pelos produtores. Além do pai, Carmine, que estréia como compositor escrevendo e regendo boa parte das músicas incidentais, diversos Coppolas participam da figuração, inclusive uma prima canta no casamento da abertura. Surpreende é que o sobrinho Nicholas Cage não entre em nenhum filme da trilogia.

Música

chefão banda O famoso tema de amor foi um desafio para o veterano Nino Rota, que vinha do sucesso de "Romeu e Julieta". Mas o compositor favorito de Fellini não chegava aonde Coppola queria, até que, quando o diretor chegou à Itália para filmar as cenas de Michael na Sicília, o músico apresentou a canção que se tornou inseparável da trilogia. Na verdade, como o cineasta revela nos comentários, era um tema já utilizado por Rota em uma comédia, só que com ritmo mais acelerado. Como diz Coppola, o auto-plágio é perdoável.

Posteridade

É interessante que o filme que definiu Francis Ford Coppola como autor seja resultado da luta entre a vontade do cineasta e o que o estúdio achava ser um bom negócio. Foi um trabalho altamente artesanal, com cenas acrescentadas muito depois das filmagens principais e algumas até escritas bem depois, como a de Brando e Pacino sozinhos no quintal. Se não fosse esse acréscimo não haveria um téte-á-téte entre dois dos maiores atores ítalos-americanos na trilogia que chefão7reuniu três deles (De Niro não contracena com nenhum dos dois).

É ainda mais impressionante que dentro das condições descritas nos comentários o filme tenha resultado numa obra-prima, um primor de narrativa, montagem, atuação e momentos memoráveis que fazem parte do imaginário da cultura ocidental. Talvez a parte II seja mais complexa e elaborada, mas com todas as improvisações e soluções "baratas", é do primeiro que lembramos imediatamente quando falamos em "O Poderoso Chefão".

Acertem seus relógios

Horário de Verão inicia amanhã dia 19 de outubro. Relógios devem ser adiantados em uma a partir da meia noite de sábado para domingo.

Anhanguera de Indaiatuba promove 1ª Semana de Tecnologia

A Anhanguera de Indaiatuba promove entre os dias 20 e 24 de outubro a 1ª Semana de Tecnologia, envolvendo os alunos dos cursos de Ciência da Computação, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Recursos Humanos. O evento será aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo site www.semanadatecnologia.webspace.com.br ou diretamente na unidade. Os participantes deverão efetuar a doação de um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite tipo longa vida.

A programação tem início no dia 20 (segunda-feira), às 19h30, com a abertura oficial do evento. Em seguida, três palestras simultâneas serão ministradas com os temas: Apresentando a linguagem Python, Evolução do PPCP e Logística na atualidade. Às 20h40, mais duas palestras: O Ministério da Saúde adverte: onde há fumaça de trabaco (software não-livre) é fogo e O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e sua relação com o trabalho.

No dia 21 (terça-feira), às 19h30, os temas abordados serão: Processos, tecnologias e trabalho em equipe (uma visão de dentro do desenvolvimento de jogos), Leam manufacturing (manufatura enxuta) e O sistema de gestão ambiental nas indústrias. Às 20h40, as palestras são: Projeto Biodiesel e A moderna gestão empresarial com ERP.

A Semana de Tecnologia prossegue no dia 22 (quarta-feira), às 19h30, com as palestras sobre Análise básica de Malware, Procedimentos de importação e exportação em oportunidades de comércio exterior e Ergonomia. A segunda parte da noite será destinada às oficinas nos laboratórios.

No dia 23 (quinta-feira), mais três palestras: Como desenvolver aplicações web utilizando tecnologia Java, Auditoria em Estoque e Considerações sobre a relação Psiquiatria e Trabalho: formas de adoecer. Às 20h40, O desafio no desenvolvimento de software para atender o mercado de Logística e A segurança no trabalho como meio de prevenção de passivos trabalhistas são os dois últimos temas da noite.

Marcando o encerramento do evento, no dia 24 (sexta-feira), outras duas palestras serão realizadas com os temas O profissional de informática e a língua inglesa e Empregabilidade: a competência necessária para o sucesso no novo milênio. Uma apresentação musical fecha as atividades da Semana de Tecnologia.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (19) 3801-2884. A Anhanguera de Indaiatuba fica na Rua Cláudio Dal Canton, 89, no Bairro Cidade Nova 2.

Max Gehringer em Indaiatuba

Gestor empresarial abre a XVI Semana de Ciências Gerenciais promovida pela faculdade, na próxima segunda-feira, dia 20. Na mesma semana, Politécnica de Indaiatuba promove Faculdade Aberta



Com o objetivo de enriquecer o aprendizado e estabelecer uma rede de contatos entre meio acadêmico e empresariado, a Faculdade Politécnica de Indaiatuba promove mais uma Semana de Ciências Gerenciais. Em sua 16ª edição, a semana contará com um convidado ilustre para saudar os alunos participantes neste dia 20 de outubro, próxima segunda-feira: o gestor empresarial Max Gehringer.

A Semana é aberta ao público externo e as vagas para o dia 20 já estão esgotadas, incluindo a participação dos estudantes das faculdades Max Planck e Politécnica de Sumaré.



Gehringer é conhecido pelo humor e sensibilidade de seus textos, resultados de sua vivência prática em um mundo que ele conhece degrau por degrau. Seu primeiro emprego, aos 12 anos, foi de auxiliar de faxina e o último, presidente da Pullman. “Empresas perfeitas não existem. Mas existem as menos imperfeitas, essas sim boas para se trabalhar”, considera o gestor que participou recentemente do evento de lançamento da parceria da Policamp (Faculdade Politécnica de Campinas) com a FGV, em Campinas, além do evento Gestores do Sucesso, promovido pelas parceiras educacionais Policamp e FAJ (Faculdade de Jaguariúna), no ano passado.

A programação da Semana de Ciências Gerenciais ainda traz a apresentação do Festival de Cannes de 2008 com as melhores campanhas de propaganda mundial, no dia 21.



Sobre Gehringer: O convidado começou sua carreira como office-boy na antiga fábrica da Cica, em Jundiaí. Graduou-se em Administração de Empresas e foi um dos cinco finalistas do prêmio Top of Mind em 2005 e 2006 na categoria “Palestrante”. Autor dos livros “Comédia Corporativa”, “Não Aborde seu Chefe no Banheiro”, “Relações Desumanas no Trabalho”, “Big Max: Vocabulário Corporativo”, “As Máximas e Mínimas da Comédia Corporativa” e “Arregace as Mangas: Liberte Seu Espírito Empreendedor”, o escritor ainda é colaborador da CBN e revista Exame. Em 2007, a Editora Globo lançou o livro “O Melhor de Max Gehringer na Cbn - Vol. 1 - Col. Vida Executiva”.



Faculdade Aberta

Na mesma semana, a Politécnica de Indaiatuba abre suas portas para os estudantes do segundo grau em dias especiais para visita ao campus.

Nos dias 22, 23 e 24 de outubro a faculdade realiza uma programação com palestras, workshops, Feira de Negócios, orientação vocacional e apresentações culturais, das 19h às 21h30, no campus.

O evento vai auxiliar os estudantes do ensino médio em suas decisões sobre o futuro profissional e a escolha do curso de graduação. É uma oportunidade para o visitante observar, vivenciar e interagir com o ambiente universitário.

As exposições e o programa de orientação contribuem para a tomada de decisões, numa época do ano em que as escolhas têm que ser feitas por aqueles que vão iniciar um novo ciclo e ingressar no curso superior.

O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia.



Serviços:

Semana de Ciências Gerenciais – Politécnica de Indaiatuba

Dias 20 e 21/10, das 19h às 21h30

Local: Indaiatuba Clube

Endereço: Rua Dr. Oswaldo Cruz, 40, Vila Rossignatti, Centro – Indaiatuba/SP

Telefone: (19) 3936-5040



Faculdade Aberta

Politécnica de Indaiatuba Aberta – das 19h às 21h30

Rua Zephiro Puccinelli, 1281

Jardim Morada do Sol, Indaiatuba - SP

Telefone: (19) 3936-5040

Fora do ar

Depois e ver sua edição do dia 3 de outubro desaparecer misteriosamente das bancas - o que obrigou a direção a fazer uma inédita segunda impressão - o Jornal Votura agora sumiu da rede. O site do hebdomadário teria sido atacado por hackers que estão impedindo o acesso do usuário. Tente entrar em www.jornalvotura.com.br .

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Jornalista e rock singer


O Kaizen Rock III, em Indaiatuba, reunirá em peso os jornalistas da Alfapress Comunicações, maior assessoria de imprensa do interior paulista, localizada em Campinas. O motivo? Samara Monteiro, consultora de comunicação da empresa, é uma das estrelas do show. Ela é uma das vocalistas da banda TPM, formada na maioria por mulheres e que toca o melhor do bom e velho rock n´roll. O Kaizen Rock III vai ocorrer neste sábado (18.10), a partir das 20h, no Tom da Terra, que fica na Avenida Presidente Vargas, 1100.

Em cartaz

Programas variados esta semana no Multiplex Topázio. "Noites de Tormenta" é um melodrama estrelado por Richard Gere e Diane Lane, que já foram casados em noites de tormenta "Infidelidade". O filme de George C. Wolfe é baseado em um romance de Nicholas Sparks, de cuja lavra saíram filmes como "Diário de uma Paixão", "Um Amor Para Recordar" e "Mensagem de Amor". Quem já viu um deles sabe o que esperar: amor de romance de rodoviária e lágrimas. Adrienne (Diane Lane) é uma mulher que tentar decidir se deve ou não permanecer no seu casamento. Sua vida muda quando conhece Paul (Richard Gere), um médico que está viajando para tentar se reconciliar com o seu filho, durante um fim de semana na pousada em uma praia da Carolina do Norte. Mulher madura em busca de um novo amort parace ser o papel recorrente de Diane Lane. No elenco também estão James Franco ("Homem-Aranha", "Flyboys") e Chistopher Meloni (do seriado "Law and Order SVU"). Fotografia do brasileiro Afonso Beatto.

"Controle Absoluto" é um thriller com o novo jovem astro do momento, Shya Belouf. Aqui ele volta a trabalhar com o controle absoluto diretor de "Paranóia", D.J. Caruso, mais a namorada de Tom Cruise no último Missão: Impossível", Michelle Monaghan. Eles são Jerry Shaw e Rachel Holloman, dois estranhos cujos caminhos se cruzam depois de um telefonema feito por uma mulher desconhecida. Ameaçando a vida deles e de suas famílias, a misteriosa voz os coloca em uma série de situações crescentemente perigosas usando a tecnologia do dia-a-dia para rastrear e controlar todos os seus movimentos. Logo eles se tornam os fugitivos mais procurados do país, e precisam trabalhar juntos para descobrir o que realmente está acontecendo. Lembra muito o plot de "Inimigo do Estado", com Will Smith. No elenco também estão Rosario Dawsdon ("Sin City"), Billy Bob Thorton ("A Última Ceia") e Michael Chiklis ("O Quarteto Fantástico").

"Busca Implacável" é um policial escrito por Luc Besson ("Nikita", "O Profissional") mas dirigido por Pierre Morel. Bryan (Liam Neeson busca implacável de "A Lista de Schindler") é um agente aposentado da CIA. Sua filha Kim (Maggie Grace, da primeira temporada de "Lost") acaba de ser convidada por uma amiga para passar as férias dos seus sonhos em Paris. No entanto, mal chegam à cidade, as duas são seqüestradas por uma quadrilha internacional de traficantes de escravas brancas. No momento em que o rapto acontece, Bryan está falando com Kim pelo celular. Através do aparelho, ele mantém contato com o chefe da quadrilha. Porém, sem conseguir convencê-lo a libertar a jovem, Bryan precisará utilizar todo o conhecimento adquirido no serviço secreto para encontrá-la e se vingar dos seqüestradores. Tem cara de filme de Charles Bronson ou Steven Seagal, só que com ator de respeito. Também no elenco as beldades Famke Janssen ("X-Men") e Holly Valance ("D.O.A").

era-uma-vez "Era uma Vez..." é o segundo longa de Breno da Silveira, que assinou o mega-sucesso "Dois Filhos de Francisco". Descrito como um Romeu e Julieta no Rio de Janeiro atual, conta a história de Dé (Thiago Martins) e Nina (Vitória Frate), que se conhecem na Praia de Ipanema e acabam se apaixonando. Ele é da favela e tem um irmão traficante (Rocco Pitanga) e ela de classe média moradora da Zona Sul carioca.

Feito na Europa, a animação digital "Caçadores de Dragão" conta a história de um reino que corre perigo por causa de umcaçadores de dragão dragão que está prestes a destriuir o mundo. Então, Zoe decide ajudar seu tio, Lord Arnold, dono de um imenso castelo, de uma fortuna em moedas de ouro e de terras, e sai à procura de heróis iguais aos de contos de fada. Mas ela não acha o que esperava. Encontra Gwizdo e Lian-Chu, dois atrapalhados caçadores de dragão. Mesmo assim Zoe acredita que eles podem ser os heróis que ela tanto sonhava e está determinada a seguir com eles em uma perigosa aventura para salvar a terra.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Caymmi na Secult

O projeto Encontros Culturais da próxima segunda-feira, dia 20 de outubro, vai fazer uma homenagem ao mestre baiano, falecido este ano, Dorival Caymmi. “O mar – homenagem a Dorival Caymmi” será apre-sentado pelo coral da Terceira Idade da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), com regência de Áurea Ambiel. O projeto Encontros Culturais é uma realização da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secult e tem como objetivo oferecer oportunidade, local e espaço a todas as manifestações artísticas da cidade. O projeto acontece todas as segundas-feiras, a partir das 19h30, na Galeria de Artes do Centro Cultural Wanderley Peres. A entrada é gratuita.

Cineclube do Casarão

Sessão de SEXTA
Dia 17/10 – 19h30
O Sexto Sentido. Direção de M. Night Shyamalan
Classificação etária: 12 anos
Sinopse: O psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) abraça com dedicação o caso de Cole Sear (Haley Joel Osment). O garoto, de 8 anos, tem dificuldades de entrosamento no colégio e vive paralisado de medo. Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente.

Matinê do Casarão
18 e 19/10 – 15h
Tarzan 2. Direção de Brian Smith
Classificação etária: LIVRE
Sinopse: Antes de se tornar o rei da selva, Tarzan era um garotinho estranho, que vivia tentando acertar o passo. Quando um de seus tropeços coloca sua família em risco, ele passa a acreditar que é uma fonte de problemas e decide fugir. Em sua emocionante viagem, Tarzan acaba frente a frente com Zugor, o ser mais poderoso da floresta. Juntos, eles descobrem que ser diferente não é uma fraqueza, e que os amigos e a família são o segredo de nossa força.


Cineclube de Domingo
19/10 – 17h30
O Caçador de Pipas. Direção de Marc Forster
Classificação etária: LIVRE
Sinopse: O romance best seller agora é o mais aplaudido filme do ano. Quando garotos, Amir e Hassan eram amigos inseparáveis até que um infeliz evento os separa. Anos depois, Amir vai abalar uma perigosa missão para corrigir os erros do passado - e se redimir de maneira que jamais imaginou - demonstrando o máximo em coragem e devoção a seu amigo. Dirigido por Marc Foster (Em Busca da Terra do Nunca, Monter's Ball), "O Caçador de Pipas nos permite acreditar que pode existir justiça no mundo" - Richard Corliss, TIME

Serviço:
Lotação máxima: 60 pessoas.
Os convites devem ser retirados no dia da exibição, a partir das 13 horas.
Casarão Pau Preto: Rua Pedro Gonçalves, 477 – Jd. Pau Preto – Tel.: 19 3875-8383

Outubro em Canto

Outubro é o mês dos corais em Indaiatuba. Como acontece todos os anos, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) promove o Encontro de Coros no próximo final de semana, dias 17 e 18, sexta e sábado, na Câmara Municipal, a partir das 20 horas. A entrada é gratuita.

Dia 17/10, sexta

· Coral dos funcionários da Prefeitura – Indaiatuba

· Balaminutti – Indaiatuba

· Terceira Idade – Indaiatuba

· Coral Lyiz de Queiroz – Piracicaba

· Multicanto – São Carlos

Dia 18/10, sábado

· Coral Adulto da Secult – Indaiatuba

· Guiomar Novaes – Dracena

· Coral Boca Prá Fora – Tatuí

Serviço:

Encontro de Coros

Dias: 17 e 18 de outubro

Local: Câmara Municipal

Horário: 20h

Entrada Franca

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Voyerismo

O recente discurso de Pedro Cardoso contra a exploração da nudez repercutiu bastante no meio artístico, recebendo solidariedade dos atores e repúdio do cineastas. O engraçado é que Pedro não é exatamente o tipo de ator que as moças - e alguns moços - anseiam em ver nu em cena. Na verdade, sua bronca se origina no fato de sua namorada, Graziela Moretto, ter feito uma cena pelada no longa de estréia de Selton Mello, "Feliz Natal".
"Até quando, nós, atores, atenderemos ao voyeurismo e a disfunção sexual de diretores e roteiristas, que nos impingem essas cenas macabras?", disse Pedro. Bom, sinto informar a ele, um ator com mais de 20 anos de carreira, que está na profissão errada. A opinião não é minha, mas de Luchino Visconti, dita a Florinda Bolkan, quando a atriz baiana disse ter vergonha de tirar a roupa em "Os Deuses Malditos". "Seu corpo é meu instrumento de trabalho. Se você tem vergonha de ficar nua está na profissão errada", teria dito o mestre italiano.

Há muito voyerismo no cinema, principalmente da parte do público.Grandes diretores sabem disso e compartilham essa perversão, como Alfred Hitchcock, o mestre do voyerismo. A pudica Malu Mader - que segundo a lenda teria recusado a quantia de um milhão de reais para posar para a Playboy - conta que em seus primeiros filmes aparecia pelada em todos. Nenhum deles é uma obra-prima, mas pelo menos dois "Dedé Mamata" e "Feliz Ano Velho" - são interessantes e nudez de Malu, necessária à trama. Mas é óbvio que diretores e produtores buscavam também satisfazer o público masculino que havia se apaixonado pela atriz nas novelas globais e queriam ver um pouco mais dela que o permitido na TV.

Tem ainda a questão da cultura brasileira. Muita gente se queixa que filme nacional só tem palavrão e mulher pelada - o que foi verdade durante anos - mas é uma característica do nosso cinema. Nossa maior estrela - Sônia Braga - notabilizou-se internacionalmente por suas tórridas atuações em "Dona Flor e seus Dois Maridos" (até hoje, o maior público registrado do cinema tupiniquim), "Eu te Amo" e "A Dama do Lotação". Para quem não lembra, Sônia era a professorinha de Vila Sésamo antes de se tornar o tesão nacional na novela "Gabriela", rompendo de certa forma com a dicotomia namoradinha x puta que remete à cultura casa grande x senzala. Nas chanchadas da Atlântida, a estrela era sempre a virginal Eliana, mas a molecada e os marmanjos babavam era por Fada Santoro, Elvira Pagã, Virginia Lane e Norma Bengel, que eram as vilãs ou destruidoras de lares. Sônia chegou a protagonizar uma versão de "A Moreninha" antes de virar o vulcão sexual do cinema nacional. Virou estrela de Hollywood.

Enfim,tirar a roupa em cena pode não dar prêmio de interpretação pra ninguém, mas abriu as portas para atrizes que demonstraram talento mais tarde, como a própria Sônia, Vera Fischer, Cristiane Torloni, Carla Camuratti e tantas outras. E se por um lado tem exploradores da libido alheia como Nevile de Almeida, por outro há artistas que exploram a nudez de forma poética e artística, como Walter Lima Jr.(com Fernanda Torres em "Inocência"), Fernando Meirelles (Rachel Weisz em "O Jardineiro Fiel"), Karin Ainouz (Hermila Guedes em "O Céu de Suley") e tantos outros.

Festa a fantasia no sábado


Helvetia Maskenball acontece no próximo dia 18

Os grupos folclóricos de Helvetia promovem, no próximo dia 18 de outubro, a partir das 22h, no Centro Cultural da comunidade, o Helvetia Maskenball - que significa Baile de Máscaras em alemão –, com participação da banda Dick Tracy e do DJ Alex.

Em sua terceira edição, a Festa a Fantasia volta a acontecer após dois anos e promete ser a melhor das três edições. Além da decoração, os barmen farão um show à parte com malabares. “Há muito tempo não acontece uma festa a fantasia em nossa cidade, esse foi um dos motivos que levou o grupo a realizar uma nova edição do Maskenball”, comenta Marcio Bannwart, um dos coordenadores do grupo de dança Enzian.

De acordo com a organização do evento, a fantasia é obrigatória e os ingressos já estão à venda antecipadamente a R$ 15 e podem ser encontrados em dois pontos de Indaiatuba: na Stalden, que fica na rua Adhemar de Barros, 666; e na Indaiá Festas, localizada à rua Padre Bento Pacheco, 855.

A Helvetia Maskenball acontece dia 18 de outubro, a partir das 22h, no Centro Cultural de Helvetia, localizado à alameda Antônio Ambiel, 895 que tem acesso pela Rodovia Santos Dumont, quilômetro 62; e pela Estrada do Sapezal – sentido Campinas. O valor arrecadado com a venda dos ingressos será revertido para a manutenção dos grupos folclóricos de Helvetia. Mais informações pelo (19) 3885-0219 ou acesse o site www.helvetia.org.br.

ATRAÇÕES Tocando desde os 15 anos em festas de amigos, o DJ Alex tem em seus sets, o melhor do house, dance e o electro, sempre priorizando mixagens precisas que ‘brincam’ com as músicas, abusando sempre da criatividade. Já tocou em diversas casas, como Pepis, Clube 9 de Julho e Indaiatuba Clube; e festas na região, entre elas Energy Party, festas do site Internight e Click Indaiá.

Formada há seis meses por ex-integrantes da Dokmus e da Lado B, a banda Dick Tracy tem um repertório composto por músicas no estilo pop/rock e conta com músicos de renome na cidade como o baterista Gerson de Lima, o baixista Viktor de Lima, o guitarrista Danilo e o vocalista Rafinha.