quinta-feira, 28 de abril de 2011

Mourinho é ótimo mas Messi é genio

Até a decisão da Copa do Rei, no dia 20 o Barcelona ostentava um tabu de seis jogos sem perder para o grande rival. Após a vitória por 1 a 0, quem ameaçava criar uma escrita era José Mourinho, que no ano passado havia eliminado a já poderosa esquadra catalã da Copa dos Campeões da Europa, pela Inter de Milão. Ainda na fase de grupos da Champions League anterior, Mourinho colocou seu time para jogar contra o Barça como se fora Juventus, não a Velha Senhora de Turim, mas o Garoto Travesso da Moóca. Foi deprimente ver o campeão italiano jogando como se fosse um time pequeno em pleno Giuseppe Meazza. Só que àquela altura, seria mesmo suicídio jogar de igual pra igual contra Messi e companhia, e Mourinho não se acanhou. Mais tarde, nas semifinais, ele usaria o que tinha aprendido naquela fase de grupos.
Após o massacre de 5 a 0 no primeiro turno do Espanhol, parecia que o técnico portugues havia usado as lições no empate no returno há duas semanas, com a final da Copa do Rei indicando que ele tinha conseguido a formula para parar o Barcelona.
Hoje, a tática da marcação sobre pressão parecia funcionar de novo, com o time catalão tocando a bola como sempre mas sem conseguir levar perigo à meta de Casillas. O problema com a marcação sobre pressão aplicadas em equipes como o Barcelona são dois: o time se cansa ao correr atrás da bola e as faltas se tornam inevitáveis. E quando o marcador é um sem noção como Pepe, as expulsões são as consequencias. É isso que faz com que o Real termine as partidas contra o Barcelona com dez, e não erros de arbitragem.
É curioso observar que o Barcelona não sentiu tanto a falta de Iniesta ontem quanto sentiu a de Puyol no dia 20. Xavi e Messi tem talento para jogar com um parceiro menos dotado, como Keita, mas Piqué não se sai tão bem sem seu companheiro de zaga. Além disso, o recuo de Busquets para a área coloca Mascherano na sua função, o que nunca é bom.
Com um a mais e com a defesa segura, sobra o que? Messi, e ele fez a diferença. Misto de centroavante oportunista como no primeiro gol e mestre nas arrancadas a partir da intermediária, o argentino resolveu o jogo em dois lances. Como outro especialista em arrancadas, Ronaldo, disse: o segundo gol é para entrar para a história e será revisto para sempre.
O que resta a Mourinho no segundo jogo? Sem seus dois brucutus, Sergio Ramos e Pepe, resta-lhe apostar no talento, e ele tem um banco melhor que o do Barcelona, com Kaká como possivel arma secreta. Caso ele opte em ir para o tudo ou nada, a partida de terça pode ser, de fato, o que se esperou dessa série de clássicos, que só aconteceu em parte no segundo tempo da partida de ontem.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Seresta na sexta

A Secretaria de Cultura realizará mais uma edição da “Noite da Seresta” na próxima sexta-feira, às 19h30, no coreto da Praça Prudente de Morais. No local, haverá a apresentação do grupo indaiatubano “Amigos Leais”, formado por Nelson Minei (vocal e cavaquinho), Nelson Guscikem (pandeiro) e Marcia Gomide (voz e violão). O objetivo do evento é a revitalização do centro da cidade como um espaço cultural aberto ao público. A entrada é gratuita.
O nome “Amigos Leais” foi inspirado em um trecho da música “A volta do Boêmio” de Adelino Moreira, compositor preferido do cantor Nelson Gonçalves, cujos versos finais dizem: “[...] Vá rever os seus rios, seus montes, cascatas, vá sonhar em novas serenatas e abraçar seus amigos leais”. O repertório é composto por clássicos dos sambas antigos e choros de compositores como Adelino Moreira, Herivelto Martins, Lupicínio Rodrigues, Noel Rosa, Cartola, Nelson Cavaquinho, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Ismael Silva, Ary Barroso, Ataulfo Alves, Pixinguinha e Adoniran Barbosa. O grupo tem a intenção de mostrar a riqueza de letras e melodias de uma época marcante da música popular brasileira aos amantes da Seresta e àqueles que podem vir a ser amantes um dia.

Casamentos reais ingleses no cinema

prince-william-and-kate-middleton-pic-reuters-134052115
Mais uma vez o planeta fica hipnotizado por um casamento real britânico. O último a capturar a atenção mundial havia ocorrido há quase 30 anos, justamente o dos pais do principe William, Charles e Diana. A cerimônia que vai tornar a plebéia Kate Middleton princesa de Gales na sexta-feira promete ter uma audiencia de dois bilhões de espectadores, provavelmente maior que a do Oscar.
diana_wedding
Por que, dentre todas as monarquias do mundo, é a casa real inglesa que desperta tanto fascínio? Pela mesma razão pela qual o futebol se espalhou pelo mundo: o Impértio Britânico. Foi a última monarquia a governar grande parte do mundo, e mesmo países não oficialmente colonizados, como o Brasil, tinham enorme dependenca econômica de Londres. Afinal, além de ter uma gigantesca divida em bancos britanicos, quase todas as ferrovias do País eram de capital ingles. Quando se estudava História Geral na escola era praticamente as da Inglaterra e da França a partir da Idade Média. Logo, estávamos familiarizados com Ricardo Coração de Leão, o soberano de Robin Hood, a Guerra das Duas Rosas, Elizabeth que derrotou a Invencível Armada e até mesmo do Rei Arthur, que ninguém sabe se existiu de verdade.
68890
Na verdade, foi por causa de um casamento – ou a anulação dele – que aconteceu o grande cisma entre o Reino da Inglaterra e a Igreja de Roma. Tudo porque Henrique VIII queria se separar da espanhola Catarina de Aragão para de casar com Anne Boleyn. Não era apenas luxúria – embora fosse, em parte – mas uma questão de estado, já que o rei queria um filho homem e de Catarina só havia sobrevivido uma menina, Mary. A oposição da Igreja era mais política que dogmática, já que Catarina era tia do imperador Sacro-Romano Carlos V, que havia saqueado Roma e matinha o papa prisioneiro. Henrique, até então um defensor da Igreja contra a Reforma de Lutero, criou uma cópia do rito romano, só que no qual o rei e não o papa era o líder. Isso permitiu que, além de se casar e descasar a vontade, confiscasse as terras da Igreja e das abadias da Inglaterra. Grande parte dessa riqueza ele desperdiçou em palácios, mas uma parte foi destinada à modernização da frota, que foi o pontapé inicial para a Marinha que dominaria os mares nos séculos seguintes.
Outra consequencia dessa briga há quase 500 anos, até hoje a consorte do futuro rei pode ser islamica, budista, umbandista – menos católica!
Com enormes licenças poéticas, o reinado de Henrique VIII é contado na macrosserie The Tudors, estrelada por Jonathan Rys Meyers, que teve quatro temporadas (entre 2007 e 2011, mas as melhores são as duas primeiras, com uma deliciosa Anne Boleyn vivida pela desconhecida inglesinha Natalie Dormer, abaixo, devidamente acochada por Rys Meyers).
The Tudors 4
Também há o filme A Outra (2008), com o dream team Natalie Portman e Scarlet Johansson como as irmãs Anne e Mary Boleyn, que o Henrique VIII Eric Bana traçou em sequencia. Como só Raquel Zerbini acha que Bana convence como macho, o filme passou em brancas nuvens.
otherboleyngirl
A mesma história gerou outros dois filmes importantes no passado. O Homem que não vendeu a sua alma (1966), venceu seis Oscar, incluindo o de filme, diretor para Fred Zinemann e ator para Paul Scofield como Thomas Moore. Robert Shaw, de Tubarão, era Henrique VIII e uma jovem Vanessa Redgrave interpretava Anne Boleyn (abaixo).
Annex - Shaw, Robert (A Man for All Seasons)_02
Ana dos Mil Dias (1969), foi indicado para 10 estatuetas e só levou a de figurino. A canadense Genevieve Bujold, atriz de prestígio na época, foi Anne Boleyn e e Richard Burton era seu Henrique VIII.
anne_of_the_thousand_days_1969
Ironicamente, com toda obsessão de ter um herdeiro homem, seu único filho, Eduardo VI, morreu jovem e foi sucedido pelas irmãs Mary - que por conta de sua perseguição aos protestantes ganhou o apelido Bloody Mary e acabou batizando um drique com vodka, suco de tomate e pimenta -  e Elizabeth, que foi a mais popular soberana da história da Inglaterra. Talvez pelo trauma de ver seu pai descartar consorte após consorte (mandou decapitar duas, incluindo a mãe de Elizabeth, Anne Boleyn) resolveu se imortalizar como A Rainha Virgem e nunca se casou. Com isso sua dinastia se extinguiu com ela. Cate Blanchett viveu a rainha Bess em dois filmes, Elizabeth (1998) e Elizabeth, A Era de Ouro (2007).
elizabeth-the-golden-age-0
Pulando para o século XX, já no ocaso  do Império Britânico, outro casamento colocou a monarquia em risco. O então Principe de Gales, Edward, se apaixonou por uma americana, Wallis Simpson, que além de plebéia, era ainda casada quando se conheceram e não tinha uma reputação muito boa. Quando seu pai George V morreu e ele assumiu, continuou firme na intenção de casar com Mrs. Simpson, o que era inaceitável. Então, ele abdicou em favor de seu irmão Albert, que assumiu como George VI (a sua avó Vitória havia proibido que qualquer de seus sucessores usasse o nome do marido, Albert, como soberano, por achar que isso diminuriira sua estatura na história). Essa história está em O Discurso do Rei (2010), com Colin Firth e Helena Booham-Carter (embaixo), que levou os principais Oscar no ano passado, ainda que o roteiro se atenha mais aos problemas de fala do pai da atual rainha Elizabeth. O casamento entre o então principe Albert e Elizabeth Bowes-Lyon, em 1923, não foi tão badalado porque ninguém esperava que ele se tornasse rei. Por isso, o fato de Elizabeth não pertencer a uma família real europeia, como era o hábito até então, passou meio batido. Mas ela era da nobreza escocesa, no entanto.
The King's Speech Wallpaper
O próximo casamento real, o da atual rainha Elizabeth com o principe Philip, em 1947, foi realizado nos tempos duros do pós-guerra, mas ainda assim virou evento midático, virando pano de fundo para um dos grandes musicais de Fred Astaire, Núpcias Reais, lançado em 1951. Eram tempos pré-televisão via satélite e os eventos repercutiam com mais lentidão….
Royal_Wedding
O verdadeiro casamento do século XX foi mesmo o de Charles e Diana, realizado com toda pompa e circunstância em julho de 1981. Desde o principio, a bela e melancólica Lady Di conquistou o público no que parecia ser um conto de fadas. Longe disso, como veríamos mais tarde, e crise conjugal dos dois novamente colocou a monarquia em cheque, especialmente a morte trágica da princesa, como é brilhantemente apresentado em A Rainha (2006) de Stephen Frears, que deu o Oscar a Helen Mirren por sua composição de Elizabeth II.
mirren_queen_wideweb__470x312,0
Um resultado do trauma nacional pela morte de Diana é a impopularidade do herdeiro Charles. O povão não entende como é que ele chifrava a doce Diana com o tribufu Camila Parker Bowles, mas, entre quatro paredes, há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia, como diria aquele contador das histórias de tantos soberanos ingleses.
 1218_camila_parker_bowles_getty_02

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O inacreditável futebol clube


Depois de assistir a eficiencia germanica do Real Madrid do portugues José Morinho superar o futebol encantado do Barcelona, nada como assistir o Fluminense subverter a lógica e prosseguir na Libertadores numa partida dentro do estádio Diego Armando Maradona. Não é à toa que o tricolor carioca era o clube do coração de Nelson Rodrigues, que bradava contra os idiotas da objetividade e acreditava piamente no Sobrenatural de Almeida.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

PPS vai ao Supremo por constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa

O PPS protocolou, nesta terça-feira, no Supremo Tribunal Federal, ADC (Ação Declaratória de Constitucionalidade - confira íntegra abaixo) para garantir que a Lei da Ficha Limpa valha para período anterior a sua aprovação, já que a inelegibilidade não é punição, mas restrição ao direito de ser votado. Em assim sendo, sustenta o PPS, "é impertinente a invocação do princípio da anterioridade da lei para impedir sua aplicação".
O partido pede a concessão de medida cautelar para que seja declarada que é constitucional a aplicação da lei para fatos ocorridos na vida do postulante a uma vaga de candidato antes de junho de 2010, data da sanção da lei. "Não é caso de determinar que aquele que foi condenado em segunda instância é culpado; apenas estabelecer que ele não pode se candidatar naquela eleição", explica o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP).

O pedido do partido é que se suspendam todas as decisões judiciais que neguem a aplicação da Lei da Ficha Limpa "a atos e fatos ocorridos antes" dela. O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, recentemente, que a lei não valia para as eleições de 2010, e o partido acredita ser necessário criar uma segurança não apenas de que ela está vigindo, mas de que vale para fatos ocorridos antes de 2010. Para Freire, essa definição é importante "até para criarmos anticorpos para que mais uma vez a Justiça brasileira não queira impedir que a Ficha Limpa se aplique ao processo eleitoral brasileiro".

O PPS alega que nenhum cidadão tem o "direito inato e inalienável a se candidatar" e que os pedidos de registro de candidatura devem passar pelo crivo da justiça especializada. A aplicação das causas de inelegibilidade trazidas pela Lei da Ficha Limpa, acrescenta a ação, "não ofende o princípio da segurança jurídica, pois as condições de elegibilidade são aferidas levando-se em conta o momento da formalização do pedido de registro de candidatura".

"Não é nenhum atentado ao princípio da presunção de inocência", ressalta Freire. Ele diz que não há condenação. "Apenas se estabelece um impedimento daqueles que estiverem condenados em segunda instância, mesmo que em grau de recurso, de se candidatar". Freire compara essa condição à daqueles que têm emissoras de rádio e precisam se afastar da direção da empresa para ser candidato. "Não está punindo nada, mas criando, por lei, uma incompatibilidade para ele se candidatar". Caso venha a ser inocentado, uma candidatura na eleição seguinte poderia ser tentada.

No texto da ação declaratória de constitucionalidade, o partido chama a atenção para a possibilidade de que surjam questionamentos de candidatos que vierem a ser impugnados nas eleições de 2012 sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa. O partido insiste ainda para a instabilidade dos eleitos caso o Supremo Tribunal Federal não fixe, desde já, "e com efeito vinculante", entendimento sobre o tema.

A Constituição, diz a ação, deixou à lei complementar a tarefa de estabelecer hipóteses de inelegibilidades não previstas no texto constitucional. "E o fez determinando ao legislador infraconstitucional que observasse a finalidade de proteção da probidade administrativa, da moralidade para o exercício do mandato, considerando-se, ao legislar, a vida pregressa do candidato".

·         Texto de Valéria de Oliveira/ PPS

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Deu na Folha hoje

Vendas A Rede VTV, nova afiliada do SBT com sinal em Santos e Campinas, tem recebido muitas reclamações. Trocou de dono mas segue comercializando os horários que deveriam ser destinados a programação local. Em vez de noticiários locais, televendas e religiosos ocupam a tela do SBT nessas faixas. 

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Utilidade pública

Na próxima segunda-feira, dia 11 de abril, o acesso do km 39, sentido norte, da SP-75, rodovia Prefeito Hélio Steffen, uma das entradas da cidade de Salto, será fechado.  A interdição deve permanecer pelo período de seis meses e faz parte da segunda etapa das obras de reformulação do trevo de Salto que fica entre as avenidas Getúlio Vargas e José Maria Marques de Oliveira.

A primeira etapa teve início em agosto do ano passado com estudo topográfico, elaboração do projeto e atividades preliminares de limpeza do terreno.

A partir da próxima semana a Colinas dará continuidade à obra com execução dos serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação e adequação do traçado das alças existentes. Elementos de segurança como, por exemplo, barreira rígida de proteção do viaduto e calçada para pedestres também serão implantados no local.  Com valor de investimento de R$ 6,1 milhões a obra será concluída no mês de novembro de 2011.

Atendendo aos padrões de segurança viária o local será devidamente sinalizado o que facilitara no trajeto dos motoristas e pedestres.

COMO FICARÁ O TRÁFEGO NO LOCAL A PARTIR DE 11 DE ABRIL:

O motorista que vem das cidades de Sorocaba e Itu com destino à cidade de Salto tem como opção de acesso o km 35 (bairro Itaim) e o acesso km 42 (jd. Planalto).

A indicação aos motoristas que vem das cidades de Campinas e Indaiatuba com destino a Salto é a utilização do acesso do km 42 (jd. Independência).  O usuário que optar pelo acesso do km 39, em condição de obra, deverá seguir pela Avenida Maria José Marques de Oliveira, sentido bairro Nova Era e São Judas, e posteriormente retornar em frente ao supermercado Safra.

O usuário da SP- 308, rodovia do Açúcar que vem de Piracicaba tem como opção o km 42 (jd. Planalto) e o km 35 (bairro Itaim)

A concessionária solicita mais atenção aos usuários e conta com a compreensão dos motoristas que trafegarem pelo local em obras.

Lançamento da Festa da Costela

Acontece na próxima sexta-feira, o lançamento da oitava edição da tradicional Festa da Costela Fogo no Chão de Monte Mor. O evento acontecerá no Clube Lyllis, a partir das 20h, e contará 
com show da dupla indaiatubana Renan & Jordão e apresentação do DJ Cleber Odilon.
Os convidados terão direito a um open bar com refrigerantes, cerveja, vodka
e sagatiba, além de um open food, com a deliciosa costela assada em fogo no
chão.
Na ocasião serão apresentadas ainda, as novidades e o padrinho da Festa deste ano, que acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de maio, e beneficiará três entidades da cidade: Associação Assistencial Montemorense - Asilo, Fundo Social de Solidariedade e Léo Clube. Em 2011, o evento contará com uma qualidade e estrutura ainda melhores. Por isso, o número de almoços será limitado e haverá tendas maiores e mais espaçosas, que proporcionarão mais conforto ao público presente. Outro grande destaque é que, a partir deste ano, os organizadores da Festa também farão uma ação de compensação ambiental, plantando 400 árvores, como forma de compensar o lixo gerado durante o evento.
Para a Festa de Lançamento, os ingressos são limitados e custam R$ 60,00, podendo ser adquiridos através dos telefones (19) 3879-1260 e 3879-1344. O Clube Lyllis está localizado na rua Cristiano Stroeh, nº 505, no bairro Popular Nova, em Monte Mor. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones citados acima ou no website www.companhiadacostela.com.br
A Festa da Costela é realizada pela Companhia da Costela e possui como principal objetivo a solidariedade, já que toda renda obtida é destinada a entidades assistenciais. Sendo assim, sua realização só acontece devido à ajuda de voluntários e patrocinadores, além da participação do público em geral. Somente no ano passado o evento recebeu mais de 10 mil pessoas de toda a região, e quatro toneladas de costela foram assadas. Em 2011 a expectativa é superar estes números.

***

Até outro dia quem fazia a assessoria de imprensa desse evento eram minhas amigas da Fábrica de Notícia, mas nunca compareci a ele. Mas conheço a Companhia da Costela e posso dizer que eles fazem uma costela de chão sensacional. E a Lyllis, que também não conheço in loco, é um point sertanejo que vem se consolidando na região.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Feedback, please!

Este blog recebeu 8.979 (!) visitas em março, mesmo sem nenhuma postagem no mes. Peço aos visitantes que me enviem comentário sobre o que os atraíram ao meu humilde espaço e reflexões para que possa direcionar meus escritos daqui para a frente. Antecipadamente, agradeço a todos.

Reinaldolandia tem inauguração mudada pela segunda vez

A festa de inauguração do Parque Temático que aconteceria no próximo sábado foi antecipada para sexta-feira, às 19h. A abertura do equipamento deveria ter acontecido no sábado pasado, mas devido ao mau tempo, foi adiado para o dia 9. Agora, a Prefeitura resolveu adiantar, talvez parta não coincidir com a vinda do CQC Danilo Gentili à cidade (vai que arrumam uma pauta sobre o Parque Temático...)
O evento terá animação ficará do palhaço Koringa e shows das duplas Alex e Raphael; Alex e Raí e Bruno di Marco e Christiano. O Parque está localizado no Parque Ecológico, na altura do Jardim Monte Verde.
O playground temático já está prontinho com seus animais gigantes feitos de fibra. No local também foi instalado um playground comum e 12 pedalinhos em formato de cisnes.
O equipamento municipal oferecerá uma quadra poliesportiva construída no padrão exigido para a prática de tênis, duas quadras de vôlei de areia e dois campos de futebol de areia, além de quiosques de alimentação, área de descanso e de banho com chuveiros e pista de caminhada. Duas fontes de água também compõem a paisagem.
A construção do Parque Temático foi viabilizada com uma verba no valor de R$ 1,7 milhão proveniente do Ministério do Turismo, e mão de obra da Prefeitura, em um trabalho conjunto entre as secretarias de Urbanismo, do Meio Ambiente e de Obras e Vias Públicas e de Planejamento Urbano e Engenharia.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Quem disse que técnico não ganha jogo?

Como palmeirense, o atual elenco alviverde me deixa melancólico, especialmente em comparação com as esquadras que já vestiram o glorioso uniforme esmeraldino. Mas graças a Luiz Felipe Scolari não apenas escapamos dos vexames como ainda nos candidatamos a vencer o Campeonato Paulista. Sei que Juca Kfouri e muitos outros são a favor da extinção das competições estaduais, mas estas são não apenas mais tradicionais, como estimulam rivalidades que, de outra forma, não encontrariam palco, como Sport x Santa Cruz, Baia x Vitória e tantos outros rivais que disputam divisões diferentes do Brasileiro. Ademais, ninguém quer jogar fora as estatisticas de quem conquistou as taças estaduais mais vezes.
Para o Paulistão, até que dá pé, mas para o Brasileirão e até a Copa do Brasil, são outros quinhentos.  Maikon Leite vai bastar? Temos reservas capazes de apoiar um campeonato desgastante como o Brasileiro? Já passou do tempo de voltarmos a conquistar títulos importantes.Felipão no banco é a única coisa que me anima.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Jantar gastronômico

Marcando o retorno ao blog após um mes de atividade, nada melhor que falar sobre comida. Boa comida. Ontem, quinta-feira, o bistro Le Triskell aqui de Indaiatuba realizou seu primeiro jantar gastronomico do ano, faznedo jus à estrela do Guia Quatro Rodas que ostenta pelo terceiro ano consecutivo.
Começamos bem com o muse en bouche Tartare de atum vermelho ao azeite extra-virgem, biscoito de gergelim mel de eucapilo e açucar mascavo que já foi uma festa.

A entrada foi polenta cremosa ao queijo brie com chantily de botarga (ovas de tainha, o chamado caviar brasileiro) ao alecrim que estava divina.
Como primeiro prato, tivemos filé e robalo vestido de algas, manteiga e maracujá e julienne de legumes, muito saboroso.
 O prato principal foi simplesmente fantástico: medalhão de filé mignon à la ficelle, manteiga de vinho de zimbro e mignonette, frigideira de champignons de Paris e shiitake e pure de mandioquinha ao azeite de trufa branca. Quase chorei.

Apesar de Kleber Patricio lamentar a falta do peit gateau, desde a chegada do chef Sebastien Michaut ao Le Triskell as sobremesas tem ficado mais criativas e diferentes de tudo que se acha por aí. Na quinta, o fechamento do jatar gastronômico foi um nougat glace de caju, amendoas e pistache ao perfume de tangerina e mel de eucalipto, coulis de framboesa e lavanda que me fez chegar em casa em estado de graça, ainda mais movido pelos argentinos Escorihuela Gascon Viognier branco e Lauri Viana Brandi 2006,  assemblenge de Malbec, Merlot e Sirah, como acompanhamento em taça.

Verdade ou Primeiro de Abril?

O governo paulista vai exigir das concessionárias de rodovias que modernizem o sistema automático de pagamento de pedágios para permitir a cobrança por km rodado, por faixa de horário ou pelo peso do veículo, informa a reportagem de José Benedito da Silva publicada na Folha desta sexta-feira.
reportagem completa está disponível para assinantes da Folha e do UOL.
Para se efetivar a cobrança por trecho percorrido, há, dependendo do modelo, a necessidade de se implantar dispositivos como chip em veículos, pontos de leitura do cartão em trechos da via ou controle de entrada e saída.