sexta-feira, 1 de abril de 2011

Verdade ou Primeiro de Abril?

O governo paulista vai exigir das concessionárias de rodovias que modernizem o sistema automático de pagamento de pedágios para permitir a cobrança por km rodado, por faixa de horário ou pelo peso do veículo, informa a reportagem de José Benedito da Silva publicada na Folha desta sexta-feira.
reportagem completa está disponível para assinantes da Folha e do UOL.
Para se efetivar a cobrança por trecho percorrido, há, dependendo do modelo, a necessidade de se implantar dispositivos como chip em veículos, pontos de leitura do cartão em trechos da via ou controle de entrada e saída.

terça-feira, 1 de março de 2011

Notas sobre o Oscar

oscar

Sei que meus 17 leitores aguardam alguma manifestação minha sobre o Oscar, entregue domingo á noite, mas como segunda é dia de fechar edição de terça da Tribuna, só agora tenho tempo e disposição para comentar. Deu o óbvio, num ano em que não houve grandes filmes, bem diferente de três anos atrás, quando três obras de gente grande disputaram a estatueta principal: “Onde os fracos não tem vez”, “Sangue Negro” e “Desejo e Reparação”. Mas é assim mesmo, há safras boas e outras nem tanto, como esta.

Não sei o que alguns vêem em James Franco (minha cena favorita de “Besouro Verde” é quando ele confronta Cristoph Waltz, que o manda pelos ares), para mim um canastrão incorrigível. Anne Hattaway fez o que se esperava dela: foi linda, sorridente e vestiu uma infinidade de modelitos deslumbrantes durante a festa. Alguém comentou com razão que em três minutos Billy Cristal arrancou mais gargalhadas que a dupla oficial de apresentadores durante a noite toda.

Clemance pediu que eu dissesse algo sobre Kirk Douglas, para ela a reencarnação de Moon-Rá. O inesquecível Spartacus, mesmo alquebrado, mostrou do que eram feitos os astros de antigamente, cantou a bela Anne, fez graça com sua idade e roubou a cena. Incrível como seu filho Michael, um ator inferior, tem um Oscar e ele não. O currículo de Kirk tem “A Montanha dos Sete Abutres”, “Assim estava escrito”, “Sede de Viver”, “Sem lei e sem alma”, “Glória feita de sangue” e “Spartacus entre outros”. Não é para qualquer zé mané.

Voltando à premiação propriamente dita, curiosamente, a maioria dos críticos brasileiros consideram “Toy Story” 3 o melhor dos 10 filmes indicados, mas sem chances de ganhar. Na categoria Longa e Animação era a barbada absoluta, ainda mais concorrendo contra apenas dois adversários, “Como treinar seu dragão” e “O Mágico”, deixando de fora “Meu malvado favorito”, “Shrek para sempre” e “Enrolados”. Pela presente produção e o nível da categoria atualmente, já era hora de colocaram cinco finalistas para lutar pelo prêmio.

No mais, Natalie Portman consolida-se como estrela de primeira grandeza (note, só o Oscar não garante isso, vide Hilary Swank, que tem dois, mas que não é nem uma grande estrela nem um ícone da interpretação), Colin Firth entra para o rol dos atores britânicos que os americanos adoram reverenciar e pouca coisa muda para os coadjuvantes Melissa Leo – que vai continuar coadjuvante – e Christian Bale – que vai continuar alternar superproduções como a franquia “Batman” e produções independentes.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Fim da linha para o Fenômeno

ronaldo lula
À parte a evidente comoção que marcou o anuncio oficial da aposentadoria de Ronaldo Nazário, o Fenômeno, a única notícia de fato foi a informação de que ele sofre de um mal-funcionamento da tieróide que faz que seu metabolismo seja mais lento e tenha mais dificuldade para perder peso. Mais tarde no Bem, amigos do Sportv, Alberto Helena Jr. questiou a falta de transparência sobre o distúrbio, que se tivesse sido noticiada antes poderia ter evitado as piadas e  brincadeiras sobre seu peso. Bem, na verade não é o primeiro caso na carreira do jogador em que se oculta alguma coisa relevante.
Quem não se lembra do misterioso piripaque que ele sofreu antes da final da Copa do Mundo de 1998? Foi uma convulsão como se tornou a explicação oficial? Crise de ciúmes por causa da Suzana Werner como dizia um inistente boato? Resultado de uma infiltração mal-feita, como afirma Joge Kajuru? Até hoje não houve uma explicação convincente para o incidente que, segundo a maioria dos brasileiros, nos custou uma Copa (Não acho. Talvez não fosse aquela surra, mas o monento da França era melhor).
As eras do futebol brasileiro são representadas por craques que as marcaram. Houve Friedereich nos anos 10 e 20, Leonidas da Silva nos anos 30, Zizinho nos anos 40, Pelé nos anos 50 e 60, Zico na virada dos anos 70 para 80, Romário na virada dos 80 para 90 e finalmente Ronaldo na virada do século. Cada um marcou suas respectivas geações não apenas pelo talento indivudual, mas pelo carisma e conquistas. Se o Fenômeno fosse americano certamente o que ele fez na Copa de 2002 já teria virado filme, ou pelo menos um telefilme. Que roteirista de Hollywood resistiria? Craque dado como acabado para o futebol consegue vencer e ser o artilheiro da maior competição do esporte, marcando dois gols na apoteótica final. No cinema, os letreiros começariam a subir logo após ele levantar a taça no Japão, mas na vida real, a história acabou de forma bem menos glamurosa, numa coletiva provocada pelas agressões vindas da torcida que até outro dia dizia amá-lo.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Comida: a grande mãe das revoluções

revolucao_francesa_bastilha
Uma das frases mais marcantes da Revolução Francesa foi atribuída a Maria Antonieta, que ao saber que o povo não tinha pão para comer, teria dito: “que comam brioches!” Comida, ou a falta de, é a mãe das revoluções. Crise econômica na França provocada pelas longas guerras mantidas por Luis XIV resultou na carestia de alimentos que levou à queda da Bastilha e do ancient regime. A fome na Rússia resultante da I Guerra Mundial levaram à Revolução de Outubro, que pegou Lenin de surpresa na Suíça.
Não foi diferente desta vez no Egito. O preço alto dos alimentos, aliado ao efeito dominó tão temido pela diplomacia americana nos tempos de Guerra Fria, detonou as manifestações populares que levaram à queda de Hosni Mubarak. O problema é o que acontece depois que a fome do povo derruba o tirano. Intelecutais, por vezes bem intencionados, acabam assumindo o poder e promovendo banhos de sangue, como aconteceu no Terror francês, no bolchevismo soviético ou no maoismo chinês (nos dois últimos casos, as mortandades foram resultados de políticas econômicas desastrosas).
Lembrando que, em grande parte, o apoio da classe média ao Golpe de 64 no Brasil deveu-se à inflação provocada pela construção de Brasília, assim como a queda do regime militar aconteceu após a crise do início da década de 80. Quando acaba a comida, acaba amizade.

Na terra dos faraós

egito
Cairo: o governo local está decadente, o povo tomas as ruas e parte da cidade é incendiada. Militares assumem o poder aproveitando uma viagem do chefe de Estado. Embora semelhante em linhas gerais, os fatos acima ocorreram em 1952, quando os Oficias Livres assumiram o governo, mandando o rei Farouk, um fantoche dos interesses britânicos, para o exílio. Inicialmante, o poder foi assumido pelo general Mohamed Nagib, mas o verdadeiro chefe do movimento era o coronel Gamal Abdel Nasser, que se tornaria o grande líder dos povos árabes nas décadas seguintes.
O “Campeão do arabismo” foi ambicioso no cenário interno, ao promover uma reforma agrária, lançar o projeto da represa de Assuã, incentivos à industrialização do país e nacionalizar o Canal de Suez. Aqui reside sua maior vitória. Em 1956, numa operação conjunta entre o Reino Unido e Israel, o canal foi retomado pelos ingleses, mas os interesses geopolíticos de EUA e URSS fizeram com que o primeiro-ministro Anthony Eden voltasse atrás e devolvesse Suez ao Egito. No campo externo foi ainda mais longe, ao criar o grupo dos não-alinhados (embora mantivesse acordos militares com a Cortina de Ferro) e liderar a luta contra Israel. Esse foi seu grande fracasso. Ao ser derrotado na Guerra dos Seis Dias, ele assumiu a responsabilidade pelo desastre e anunciou que estava encerando sua carreira naquele instante. Milhões de egípcios encheram as ruas do Cairo exigindo sua volta ao poder. Que diferença em relação ao seu sucessor que hoje deixa o governo do Egito.
Nasser morreu em 1970, e foi sucedido por Anuar Sadat, outro guerreiro, que também foi derrotado por Israel em 1973 na Guerra do Yom Kipur. Não se sabe até hoje se por estar convencido que não era possível vencer o estado judeu ou por ter se vendido aos EUA, o fato é que Sadat tomou a iniciativa de propor paz a Telaviv, resultando no histórico acordo de Camp David, em 1978. Sadat recebeu o Premio Nobel da Paz mas foi assassinado em 1981 num atentato atribuído à Irmandade Muçulmana, e o poder foi para seu vice, Hosni Mubarak, que deixa o poder apenas hoje.
Como se vê, o Egito nunca soube o que é democracia, e o seu futuro ainda é nebuloso. A junta militar que assumiu o o governo de transição vai resistir à tentação de permanecer no poder? O fundamentalismo islâmico é de fato uma ameaça ou era só um subterfúgio de Mubarak para permanecer no cargo como sustentáculo dos interesses americanos no Oriente Médio? Seja como for, a exemplo do contragolpe na ex-URSS há 20 anos, são momentos assim que alimentam nossa fé no poder do povo de, se não conduzir, ao menos tentar mudar fatos que parecem inexoráveis a primeira vista. Seja lá no que de no final, o povo egípcio está de parabéns.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Jovens atrizes favoritas

Acompanhando o cinema a gente ve diversas atrizes promissoras sumindo ou não decolando como deveriam. Má escolha de papéis, falta de sorte, problemas pessoais, diversos fatores influenciam num carreira num ambiente competitivo como Hollywood. Mas ainda assim aposto em algumas caras novas que ainda não viraram estrelas.
rebecca-hall-feb-harpers-bazaar-03
Recentemente vista em "Atração Perigosa", Rebecca Hall já havia chamado a atenção em "O Grande Truque", "Frost/Nixon" e, principalmente, "Vicky Cristina Barcelona", embora para muitos tenha sido ofuscada pelo duelo entre Penélope Cruz e Scarlett Johansson. Mas no filme de Ben Affleck ela cria um contraponto imporante para a habitual canastrice do ator/diretor, dando consistencia ao romance e à trama. Tem só 28 anos e ainda deve decolar.
evan-rachel-wood-max-02
Uma das minhas favoritas era Evan Rachel Wood, de quem vi uma atuação de gente grande num episódio do seriado "Once and Again" (1999-2002) quando ainda era uma menina e por iso passei a acompanhar sua carreira. Já fez filmes interessantes como "Aos Treze" (2003), "Garotas Malvadas" (2005), "Vale Proibido" (2005), "Across the Universe" (2007), "O Lutador" (2008) e "Tudo Pode dar Certo" (2009), mas ela continua a ser mais conhecida como ex-namorada de Marilyn Manson (argh). Mas tem apenas 23 anos e ainda pode acontecer.
emma-stone-in-zombieland
Emma Stone tem 22 anos e já participou de dois cults, "Superbad" e "Zumbilandia". Sua carreira está mais ou menos garantida com o paple de Gwen Stacy no novo Homem-Arranha. Tem atitude e deve virar estrela.
anna kendrick amor sem escalas
Anna Kendrick é coadjuvante da saga "Eclipse" mas vinha de uma carreira bem sucedida nos palcos, e quando teve a chance num filme serio e bom, aproveitou. Sua atuação em "Amor sem Escalas" lhe valeu uma merecida indicação ao Oscar, uma verdadeira comenda em Hollywood para uma atriz de 25 anos.
emily blunt e gisele91600x1200
Emily Blunt é conhecida do grande público como a outra assistente de Meryl Streep em "O Diabo veste Prada" (na foto, ao lado de Gisele Bündchen), mas é uma das mais talentosas atrizes inglesas de sua geração. Fez uma elogiada "Jovem Rainha Vitória" e está em "Trabalho sujo", em que divide a cena com a ex-promessa que vingou, a ótima Amy Adams.
Abbie-Cornish-1083494















A australiana Abbie Cornish surgiu como um raio de sol em "Um Bom Ano", o divertido filme de Ridley Scott e Russell Crowe, e depois em "Elizabeth: Os Anos de Ouro". Em "Brilho de uma Paixão" ela se consolidou como um intérprete séria, aos 28 anos. Tem muito chão pela frente.
alison lohman02
Alison Lohman andou prometendo como fiha de Nicholas Cage em "Os Vigaristas" (2003) e a versão jovem de Jesica lange em "Peixe Grande" (2003). Como a jornalista que investiga a um assassinato do passado em "A Verdade Nua" (2005) parecia que ela ia decolar, mas após o gracasso de blheteria que foi "Arraste-me para o Inferno" (2009), ela não lançou nada este ano, apesar do filme de Sam Raimi ("Homem-Aranha") ser interesante, a seu modo. Já tem 31 anos, a mesma idade de Sandra Bullock quando virou estrela em "Enquanto você Dormia".
Style: "MOET_D2_AS_SHOT"
natalie portman miss dior
anne-hathaway-gq-07
keira-knightley-topless-chanel-06
ellen-page-1024x768-28390
Tem ainda as jovens que já são estrelas, como a já citada Scarlet Johansson, Natalie Portman, Anne Hathaway, Keira Knghtley e Ellen Page, as quatro últimas já indicadas ao premio da Academia.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Segundo a Prefeitura

RELATÓRIO CHUVAS 13/01/2011 (13h11)


Entre 8h30 e 10h30 desta quinta-feira (13) choveu em Indaiatuba 55 mm. Não há ninguém desalojado ou desabrigado.
  
Boca-de-lobo entupida causa inundação
Um guarda-roupas dentro de uma boca-de-lobo, na rua Ignácio Wolf, no Jardim Pedroso,  causou inundações peço local. A garagem do prédio número 195 da rua ficou inundado.

Ruas que alagaram e problemas ocasionados
Ademar de Barros (centro)

Ruas no entorno da Praça D. Pedro II (centro)

Região do Parque Corolla

Semáforo da avenida Itororó com a rua XV de Novembro entrou em pane e está fora de funcionamento

Semáforo da avenida Presidente Kennedy com a rua 13 de Maio ficou fora de funcionamento, mas voltou a funcionar por volta de 11h
Rua Agide Scachetti, 136, Jardim Esplanada I. Terreno dos fundos jogou água que atingiram o quintal da referida residência

Rua Domacir Stocco Júnior, bairro costa e Silva: residências foram inundadas.


ETA V (Estação de Tratamento de Água)
A Casa de Bombas inundou, mas os reparos já começaram. A situação será resolvida por volta de 14h. O problema não afetou a distribuição de água devido aos reservatórios existentes.


Cras Tombadouro
Infiltração derrubou teto de gesso e alagou a unidade. Atendimento suspenso.


Caps II Pau Preto
Calha não deu vazão às águas e vazou água pelo teto em algumas salas. Situação normalizada.


Projeto Guri
Parte do teto de gesso da sala de ensaio musical caiu. O chão está inundado. A Secretaria de Cultura já está tomando providências em um técnico irá recolocar o gesso para evitar que o restante do teto desabe.


Rua 73 (Morada do Sol)
Cabo da Espingarda (Morada do Sol): água chegou no quintal das residências. Cerca de 10 casas estiveram nessa situação. Córrego do Barnabé transbordou.

Oliveira Camargo
O córrego Barrinha, afluente do rio Jundiaí passou por cima da ponte e atingiu o interior de 05 casas com mais ou menos 50 cm. Foram 06 famílias atingidas, um total de 30 pessoas. A água atingiu o quintal de outras 06 residências. As águas já baixaram (por volta de 10h30) e os moradores fazem limpeza do local.


Ambulatório de Pediatria e Farmácia (Morada do Sol)
 Voltou água pelos ralos e inundou o local. Atendimento suspenso. Fazem desinfecção do espaço e funcionários remanejados.


Derefim (Morada do Sol)
 Inundou duas salas com retorno de água, mas já foi realizada limpeza e atendimento está normalizado.


Cras IV (Morada do Sol)
Alagado com retorno da água pelos ralos e atendimento suspenso. Apoio da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente para limpeza.


Escola do Tombadouro
Problema com o sistema de águas pluviais que encheu o prédio parcialmente. Com o fim das chuvas a situação normalizou.
 
Escolas Municipais
As escolas tiveram problemas com telefonia e energia elétrica.
 
Itaici
- Estrada Ezequiel Montoanelli com asfalto danificado (que liga o bairro Tombadouro à  avenida coronel Estanislau do Amaral)

- A segunda represa dentro do Mosteiro de Itaici transbordou e inundou as alamedas Andorinhas e Peroba. Não há possibilidade de trânsito

 Caminho da Luz
Avenida Lix da Cunha na altura do pesqueiro Santo Agostinho está inundada. Não passam carros ou caminhões. O córrego São Lourenço transbordou.
 
Estrada que liga Indaiatuba a Itupeva
Ponte sobre o rio Jundiaí na avenida Coronel Antônio Estanislau do Amaral está com o asfalto danificado
 
Jardim Kioto
Quintas de residências roam inundados com água das chuvas

 Nipo
O barranco atrás do clube cedeu e a terra derrubou o muro de uma residência que fica na parte de baixo. O muro de um vizinho está comprometido. Engenharia no local para providências. O barro atingiu duas residências. Foi adquirida uma lona de 20x50 metros para contar novos deslizamentos. O problema ocorreu na rua Ignácio Ambiel, o muro da residência 1.312 foi o que caiu.
 
Saúde
Algumas unidades tiveram transtornos momentâneos durante as chuvas. Mas tudo normalizado.
 
Rio Jundiaí
A Prefeitura de Indaiatuba solicitou à Prefeitura de Salto a abertura das comportas. Com a medida o nível do rio Jundiaí já baixou e a situação está se normalizando.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O melhor do mundo

Pela primeira vez em ano de Copa o melhor jogador do mundo da Fifa não se destacou na competição mais importante do mundo. Mas alguém duvida, apesar da pífia campanha argentina no Mundial, que Lionel Messi é o cara? Se ele não jogou pelo seu páis o que joga pelo Barcelona, a culpa é principalmente do técnico Diego Armando Maradona, que convocou e escalou quase tão mal quanto Dunga (não levar Zanetti e Cambiasso foi tão ruim quanto Neymar e Ganso terem sido ignorados depois do que jogaram no primeiro semestre).
Quer os brasieliros queiram ou não, vivemos a Era Messi. O agentino é e vai ser por muito tempo a referência futebolística do mundo, como foi Di Stéfano em seu tempo, Pelé depois dele, Cruiff, Maradona e Zidane consecutivamente. Falta a Messi a consagração numa Copa, mas ele tem idade para realizar isso, talvez até no Brasil… Abaixo, alguns motivos para que ele tenha sido eleito o melhor jogdor de futebol de 2010.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Mudanças drásticas na Prefeitura

Nota oficial
 Com objetivo de “oxigenar” a máquina pública, o prefeito de Indaiatuba Reinaldo Nogueira faz alterações no primeiro escalão da Administração Municipal. Atendendo pedido de exoneração do Secretário Municipal de Negócios Jurídicos, Dr. Walter Alexandre do Amaral Schreiner, o mesmo deverá permanecer no cargo até meados de Janeiro de 2011, até que o novo títular da pasta seja empossado.
O atual Secretário Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Engº Nilson Alcides Gaspar, assume a superintendência do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae). Em seu lugar assume a secretária Mariangela Gomes Carneiro (50), formada em Gestão Pública e há 18 anos exercendo a função de Assessora da Secretaria.
O Engº Alexandre Carlos Peres deverá ocupar o seu cargo de carreira de engenheiro na autarquia.

***

O que isso significará? O primeiro passo rumo á privatização do Saee?