quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Estragos da chuva de sexta



A forte chuva da última sexta-feira (30) causou estragos em Indaiatuba e prejudicou várias áreas da cidade. De acordo com a Defesa Civil do município, entre os locais inundados está a rua Martinho Lutero (Antiga 73) no Jardim Morada do Sol, onde cinco casas foram tomadas pelas águas. Os moradores de outras cinco residências ficaram impedidos de entrar ou sair. A área de invasão da Fepasa também foi inundada. O Rio Jundiaí subiu e afetou as casas.

A ponte da avenida do Buru, situada entre as rotatórias do Jardim Hubert e Jardim Tancredo Neves teve a cabeceira afetada e uma linha de aduela, que dá vazão à água, foi arrancada. Já a barragem do lago onde está o barco do Parque Ecológico sofreu um afundamento em parte da laje e terá que ser reconstruída.

Na região do Mosteiro de Itaici houve a inundação de 17 chácaras. Em outras duas, na rua Uirapurus, os muros caíram. Enquanto isso, na alameda Perobas, um carro que tentou atravessar a via pública foi arrastado pela correnteza e caiu em uma passagem de água entre os dois tanques.

A cidade teve ainda pontos de alagamento no Cidade Nova, Vila Furlan, Parque Boa Esperança, Vila Vitória II e Centro.

Trabalho

A Defesa Civil ofereceu auxílio e transporte dos moradores que tiveram as casas prejudicadas pela chuva para abrigo público, mas todos preferiram ir para casa de amigos ou parentes. Os moradores puderam retornar para casa no sábado, quando as águas baixaram. A Secretaria da Família e do Bem Estar Social esteve em bairros afetados, ainda na sexta-feira, fez o cadastro das famílias e distribuiu produtos solicitados, como alimentos e materiais de limpeza. O SAAE também esteve na rua Martinho Lutero para fazer a limpeza depois que a água baixou.

Além da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria da Família e do Bem Estar Social também trabalharam no auxílio a Secretaria de Obras e Vias Públicas, Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente e o Gabinete. O prefeito Reinaldo Nogueira (PDT) participou de todas as vistorias durante o período de chuvas nas diversas áreas visitadas pelas equipes na cidade.



Reconstrução

A Secretaria Municipal de Obras e Vias Públicas já iniciou os trabalhos de reconstrução da laje da barragem do lago do Parque Ecológico e da aduela perdida na ponte da avenida do Buru, entre o Jardim Hubert e Tancredo Neves. Segundo o secretário responsável pela pasta José Carlos Selone, na barragem será feito novamente o aterro e posteriormente será executada a laje. Já a aduela envolve um trabalho mais complexo e que necessita de tempo bom para ser feito.



Números

Em pouco mais de uma hora, choveu 118,4 mm, ou seja, 118 litros de água por m². A Defesa Civil diz que o volume é alto para um único dia. Segundo o órgão municipal, a média normal é de 30 mm. Em todo o mês de janeiro deste ano choveu 270,2 mm. Assim, a chuva de sexta-feira representou cerca de 44% de toda água que caiu em janeiro, no qual dos 31 dias, 18, apenas, tiveram chuva.

Nenhum comentário: