Promessa:Se o Inter ganhar, viro Inter!
Por AIRTON GONTOW*
Há cerca de cinco anos fui a um conhecido programa esportivo de televisão e tive de interromper abruptamente o apresentador quando este indagou se eu achava que o Internacional tinha chances de ser tetracampeão brasileiro: “Sei que sou convidado, mas tu deverias aprender a perguntar direito. Aliás, o Procon deveria fazer algo contra esse clube que vende camisetas, bandeiras e títulos de sócio dizendo que é internacional, mas não é. É Nacional de Porto Alegre! Tem Nacional em Manaus. Tem Nacional em São Paulo. Tem Nacional em Porto Alegre. Esse time nunca ganhou nada lá fora!”, afirmei.
Quando saí do estúdio e liguei o celular havia dezenas de mensagens de amigos gaúchos elogiando a minha performance. Gremistas e colorados esportistas, que sabem que a gozação e o bom humor são fundamentais para o futebol e a vida.
Passados alguns anos, meu bom humor acaba quando vejo que a história do Nacional já não faz nenhum sentido.
Em curto espaço de tempo o Inter conquistou a Libertadores, o Mundial, a Copa Sul-americana e, agora, se aproxima do Bi da América, igualando o feito do Grêmio.
Além disso, faz que nós gremistas estejamos apavorados diante da perspectiva do Bi do mundo pelo Colorado, que deixaria todos nós vermelhos, ops, azuis de vergonha e constrangimento, depois de tantas e tantas brincadeiras – durante 23 anos! – em cima do tradicional adversário.
E o pior é que as perspectivas são terríveis.
Ainda que todo o título tenha uma dose de sorte, o colorado gaúcho tem feito a coisa certa nos últimos anos, com uma administração modelo, e tem tudo para conquistar mais títulos.
Por isso, garanto agora neste blog, diante de todos os leitores, que se o Inter ganhar hoje eu viro Inter!
Não dará para aguentar novamente o mundo vermelho!
Nem adiantará fugir do país ou do continente, já que sempre haverá um colorado a nos azucrinar, seja pessoalmente ou pela INTERnet.
Não adianta nem mesmo apelar ao Obama para que retome o plano de levar o homem a Marte.
Não há tempo hábil. Além disso, lá o planeta é sempre vermelho!
Só me resta virar Inter desde criancinha.
Estarei em frente à TV no final de ano, torcendo desesperadamente na final de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
No Inter, agora, Milito.
Ou melhor: Milito, Júlio César, Maicon, Cambiasso, Lúcio, Zanetti, Sneijder e todos os outros.
Inter! Inter! Inter! Viva a Inter azul da Itália!
Ai, Eto’o maluco…ai, Eto’o maluco…
*Airton Gontow, 48 anos, é jornalista e cronista.
Um comentário:
vamos atualizar mais este blog, faz favor. Obrigada. eehehhe
Postar um comentário