terça-feira, 3 de agosto de 2010

Amálgama de sucessos


Quando Quentin Tarantino inicia seus Bastardos Inglórios com aquele plano geral de faroeste clássico e música de westen spghetti sabemos que ele está fazendo uma citação de cinéfilo, anunciando a saga de vingança que se seguirá depois.

Philip Noyce começa Salt copiando o último James Bond de Pierce Brosnan - Um Novo Dia Para Morrer - prossegue com ecos de O Jardineiro Fiel, Sem Saída (como citei na Tribuna de Indaiá) mas, principalmente, a trilogia Bourne, já que o projeto é iniciar uma franquia estrelada por Angelina Jolie. A idéia aqui não é homenagear, mas copiar elementos bem sucedidos em outros filmes, incluindo aí Missão: Impossível, cuja semelhança fez com que Tom Cruise desistisse do papel principal.

Atenção, o que se segue é um spoiler e só deve ser lido por quem já viu Salt! (Selecione o texto em branco com botão esquerdo do mouse se quiser prosseguir na leitura do parágrafo.)

O problema é quando a citação entrega o final, e aí, quem viu Sob o Domínio do Mal mata a charada. Liev Shreiber repete o papel e danou-se. Talvez venha daí a má vontade da maioria da crítica, que sentiu o deja vu, embora, naquele caso, não fosse uma surpresa. Talvez tenha sido um ato falho dos roteiristas, na ansia de produzir um sucesso de bilheteria em tempos de crise econômica. Mais: fazer a partir desta produção uma franquia, que tende a ser a regra em Hollywood em tempos de dinheiro escasso e apostas com risco mínimo.

Angelina Jolie parece ter abraçado a causa, apesar do grande esforço fisico que despendeu no trabalho - até se ferindo de verdade em uma das cenas - por achar ser mas fácil administrar uma franquia que perder tempo selecionando trabalhos na base da tentativa e erro, já que pretende se dedicar mais à família. É verdade, ela repete as caras e bocas de Tomb Raider e O Procurado em um filme de tom mais realista, o que torna as proezas físicas mais difíceis, já que a verossimilhança é necessária. Mas Angelina é única no genero. Dificil pensar em outra estrela com porte para este tipo de papel. Talvez Milla Jovovich, mas esta parece estar satisfeita em seu nicho em Resident Evil, além, é claro, de estar alguns degraus abaixo. Jennifer Garner parece querer se livar de Alias e Elektra, embora o fracasso dos dois filmes em que ela representa a ninja da Marvel não tenha sido sua culpa, muito pelo contrário.
Com um Oscar de Coadjuvante ganho na juventude, Angelina não sofre mas a pressão do premio da Academia. Pode fazer de seu trabalho apenas um ganha pão - melhor dizendo, brioche - e manter seu status de estrela e primeira grandeza, posição que conseguiu por meio de grande esforço. Não é Salt que vai abalar esta posição, embora seja difícil que permita que a atriz descanse sob a frondosa árvore de uma sonhada franquia.

Um comentário:

Jair Italiani disse...

Kimas, aqueles lábios da Angelina Jolie derrubam por terra suas bem feitas observações de cinéfilo... ahahaha As caras e bocas dela são roteiros à parte que seus fãs adoram... rs entre eles, eu!!! ahahaha
Vc não quer que eu voooolllte Madalena!!!
abraço!