terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Fim da linha para o Fenômeno

ronaldo lula
À parte a evidente comoção que marcou o anuncio oficial da aposentadoria de Ronaldo Nazário, o Fenômeno, a única notícia de fato foi a informação de que ele sofre de um mal-funcionamento da tieróide que faz que seu metabolismo seja mais lento e tenha mais dificuldade para perder peso. Mais tarde no Bem, amigos do Sportv, Alberto Helena Jr. questiou a falta de transparência sobre o distúrbio, que se tivesse sido noticiada antes poderia ter evitado as piadas e  brincadeiras sobre seu peso. Bem, na verade não é o primeiro caso na carreira do jogador em que se oculta alguma coisa relevante.
Quem não se lembra do misterioso piripaque que ele sofreu antes da final da Copa do Mundo de 1998? Foi uma convulsão como se tornou a explicação oficial? Crise de ciúmes por causa da Suzana Werner como dizia um inistente boato? Resultado de uma infiltração mal-feita, como afirma Joge Kajuru? Até hoje não houve uma explicação convincente para o incidente que, segundo a maioria dos brasileiros, nos custou uma Copa (Não acho. Talvez não fosse aquela surra, mas o monento da França era melhor).
As eras do futebol brasileiro são representadas por craques que as marcaram. Houve Friedereich nos anos 10 e 20, Leonidas da Silva nos anos 30, Zizinho nos anos 40, Pelé nos anos 50 e 60, Zico na virada dos anos 70 para 80, Romário na virada dos 80 para 90 e finalmente Ronaldo na virada do século. Cada um marcou suas respectivas geações não apenas pelo talento indivudual, mas pelo carisma e conquistas. Se o Fenômeno fosse americano certamente o que ele fez na Copa de 2002 já teria virado filme, ou pelo menos um telefilme. Que roteirista de Hollywood resistiria? Craque dado como acabado para o futebol consegue vencer e ser o artilheiro da maior competição do esporte, marcando dois gols na apoteótica final. No cinema, os letreiros começariam a subir logo após ele levantar a taça no Japão, mas na vida real, a história acabou de forma bem menos glamurosa, numa coletiva provocada pelas agressões vindas da torcida que até outro dia dizia amá-lo.

4 comentários:

Eliana disse...

Só não entendi porque é que o Fenômeno continuou a fazer média com o BANDO DE LOUCOS que o ameaçou de morte e não os inseriu na lista de motivos para sua aposentadoria. Algo relacionado à algum contrato que ainda está valendo? Ou mais medão ainda? De qualquer forma, mesmo seu eu não fosse corinthiana do grupo que está fora desse BANDO, eu teria saudades dele. Ele é suprapartidário (ops... mania de falar de política)... ele é alguém além de qualquer time.

Jair Italiani disse...

Olha tudo bem que na vida, chega uma hora que a gente tem que parar... Mas daí atribuir a problemas com a tireóide... me poupe.
Tá gordo porque gosta da gandaia e ponto. Saia( e deve continuar saindo) pras baladas e tomava todas, comia muuuuito. Essa balela que hipertirioidismo pra mim não cola. Parou porque chegou ao fim, ou melhor, ele antecipou seu fim pela gandaia e ponto. O resto é papo furado para quem quiser engolir.

barbara disse...

adorei o texto Kimura..
na boa, ele pode ir para gandaia, pegar geral..etc..rs* eu nao sou a maior fa dele ...mas por fim, eh uma historia de vida que merecia um filme (como vc disse)...alias, que brasileiro pobre nao ve o sonho de ser jogador de futebol uma alternativa de vida...nao acho certo, mas que pais é esse mesmo ? rs**
sorry teclado sem acento me atrapalha avida rs

Anônimo disse...

Fiquei com pena dele. Foi um super craque, passou por contusões séríssimas, deua a volta por cima com muito tratamento e muita dor e apesar de suas trapalhadas pessoais não merecia ser taratado mal, ao contrário devia ser homenageado por tudo que fez pelo futebol brasileiro.
Selma