terça-feira, 1 de dezembro de 2009

SP Escola de Teatro


No último dia 25 foi inaugurada a SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco, com as presenças do governador José Serra e do vice-governador Alberto Goldman. Serão oferecidos oito cursos: atuação, cenografia e figurino, dramaturgia, direção, humor, iluminação, sonoplastia e técnicas de palco.
A escola deverá oferecer 1,2 mil vagas ao ano. Duzentas delas para alunos regulares e as restantes serão destinadas a alunos de cursos de difusão cultural. As inscrições para o processo seletivo dos alunos regulares vão até sexta-feira e devem ser feitas pessoalmente na sede provisória da escola. Há 25 vagas em cada um dos oito cursos. Os alunos que cursaram todo o ensino médio na rede pública e que têm renda individual de, no máximo, R$ 1.090,00, ganharão bolsa de estudo de R$ 545,00 mensais. Serão oferecidas 100 bolsas para o primeiro semestre de 2010. Os interessados devem manifestar seu interesse no ato da inscrição.
O governador José Serra disse que a escola é a concretização de uma idéia que nasceu em 2005, quando ele era ainda prefeito da capital. "É um projeto único. São Paulo ainda não tinha uma escola de teatro. Não é apenas uma escola de dramaturgia ou artística. Vai ter também infraestrutura, cenografia, sonoplastia, enfim, tudo aquilo que está ligado à produção da peça. Vamos formar muitos especialistas e gente capacitada. Vamos ampliar o mercado de trabalho. É um sonho realizado", enfatizou.
Já o vice Goldman exaltou a importância de investimentos na área cultural na cidade durante seu discurso. "Todos veem aquilo que é a pujança de São Paulo: sua indústria, seu campo, suas universidades. Poucas vezes se percebe o salto que a cultura deu no Estado. Poucos veem os diversos empreendimentos culturais que estão em andamento", reforçou.
A população poderá participar de palestras, debates e workshops produzidos pela instituição. Desta quinta, 26, ao dia 29 de novembro, estão previstos alguns eventos com os coordenadores da escola e convidados, entre eles o diretor de teatro Emílio Di Biasi e a atriz Denise Fraga. Na noite de inauguração, os convidados puderam conferir a exposição de projetos cenográficos "Espaços Teatrais: A Evolução da Arquitetura Cênica na História e sua Interação com o Som e a Luz".

Instalações

O prédio da Oficina Cultural Amácio Mazaroppi, onde funcionará a São Paulo Escola de Teatro até sua sede ficar pronta, foi projetado em 1911 para abrigar a antiga Escola Normal do Brás. Depois sediou a Escola Padre Anchieta e hoje, além de ser um patrimônio histórico do Estado (tombado pelo Condephaat em 1988), abriga a Oficina que é responsável pelo resgate da cultura popular e pelo intercâmbio entre artistas com atividades de formação e inclusão cultural voltado para o público amador e profissional.

Com a chegada da São Paulo Escola de Teatro ao local, a Oficina será adaptada para receber cerca de mil alunos, até a sua sede administrativa ficar pronta, no segundo semestre de 2010, na Praça Roosevelt. O imóvel, que passa por reformas, possui mais de 1,7 mil m². No local, além de salas de aula, teatro, auditório, haverá espaço de exposições, biblioteca, camarins, salas multimídia, ateliês, vestiários e espaços para ensaio.

(Foto: Gilberto Marques)

Nenhum comentário: