segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Mandrake nos quadrinhos


Trata-se do advogado criado por Rubens Fonseca e não o original, o mágico lançado nas tiras de jornais por Lee Falk e Phil Davis em 1934. O Mandrake carioca é o que de mais próximo de um detetive hard-boiled, da tradição noir americana, que nós temos. A editora Agir, que detém os direitos de publicação da obra de Fonseca, criou para isso o projeto "A Cara do Mandrake", no qual ilustradores e quadrinistas são convidados a criar a estampa do personagem.
Em www.acaradomandrake.com.br estão o regulamento e o link para o blog em que são publicadas as ilustrações concorrentes. O prazo para inscrições vai até 1º de fevereiro.
Segundo as regras, o escritor mineiro-carioca -que em maio acertou a ida para a Agir, do grupo Ediouro, após mais de 20 anos na Companhia das Letras- participará da escolha dos vencedores, ao lado de integrantes da nova editora.
O roteirista das HQs será definido numa etapa posterior pelo desenhista vencedor do concurso em conjunto com Fonseca e com a Agir.
A ideia da editora é que o novo formato contenha tanto histórias de Mandrake baseadas nos contos e romances que já foram publicados quanto argumentos inéditos.
Mandrake apareceu pela primeira vez no conto O Caso de F.A., do livro Lúcia McCartney. o site do projeto, foi publicada a parte final do conto, como sugestão de inspiração aos desenhistas. Voltaria a aparecer em várias obras, como O Cobrador, no qual dá nome a um conto, nos romances O Caso Morel, A Grande Arte e em Mandrake - A Bíblia e a Bengala.
Marcos Palmeira fez o papel-título da série que o canal pago HBO exibiu por duas temporadas, baseada no personagem. Mas, na TV, o melhor Mandrake foi Nuno Leal Maia em um Caso Especial da Globo de 1983 dirigido por Roberto Farias. No cinema, Mandrake já foi vivido por Paulo Villaça em Lúcia McCartney (1971), de David Neves (1938-1994), e Peter Coyote em A Grande Arte (1991), estréia de Walter Salles em longas, no qual o personagem foi adaptado para um fotógrafo, e gringo, ainda por cima..

Nenhum comentário: