segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Uma boa aventura



Nem uma revolução no cinema, nem uma decepção. A Origem é uma boa e engenhosa aventura, como costumam ser os filmes de Christopher Nolan. Matrix é muito mais interesante em suas implicações psicológicas e religiosas e qualquer trabalho de David Lynch diz mais sobre sonhos que esse roteiro. Mas nem por isso a superprodução ora em cartaz deixa de ser divertida.

O problema talvez esteja na pretensão, que em Batman - O Cavaleiro das Trevas ficou oculto atrás da atuação de Heath Ledger como Coringa, mas aqui fica mais evidente. Nolan cria universos cartesianos, baseados em pressupostos que nos faz a gentileza de apresentar. Mas pouco ou nada tem a ver com a realidade em que vivemos.

Sonhos não funcionam mecanicamente como o cineasta pretende, e nem precisamos de Freud para saber disso isso. Como manifestação do inconsciente, acontecem de forma caótica e sem um roteiro definido na maioria dos casos. Em A Origem, eles podem ser compartilhados, moldados e manipulados, além de terem subníveis onde o tempo é comprimido quanto mais fundo penetramos. Tudo isso são os pré-requisitos para embarcar na aventura que o diretor propõe. Aceitando-os, temos mais de duas horas de diversão elaborada e fora do que normalmente nos é proposto num blockbuster. Mas que não levemos isso a sério, especialmente a psicanálise de botequim e as pistas jogadas como iscas aos que vão achar mais no filme do que ele realmente é. Uma trama divertida que não vai mudar a vida de ninguém.

***

PS: Uma coisa ficou me martelando à noite e só no meio da madrugada me veio a resposta. Há muitas similaridades entre este papel de Di Caprio com o anterior, em A Ilha do Medo. e vocês assistiram ambos reparem só. A esposa enigmática que aparece em imagens e que no final descobrimos por que, os filhos em flash back.... Só que Martin Scorcese é melhor diretor que Christopher Nolan, e daí vem toda a diferença. Leia meu post sobre aquele filme.

Um comentário:

Bárbara Nomura disse...

e eu pensei que tinha assistido antes de voce...hum