quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A Ponte de Waterloo


Harue Kimura

No dia 29 se outubro, sábado, tivemos mais uma Manhã Nostálgica, com show seguido do filme imperdível: A Ponte de Waterloo, sempre precedida com o maravilhoso café com guloseimas oferecido pelo filantropo senhor Paulo Lui e a super simpática esposa, Zuleika.
O ator Robert Taylor, lindo “de morrer”, como se costumava dizer no meu tempo (da onça) e a bela Vivian Leigh. Uma história de amor que os jovens da atualidade não conseguem acreditar, talvez... Afinal durante todo o filme não acontece sexo, só beijos ardentes.
Um encontro fortuito de um homem e uma mulher, na Ponte de Waterloo ( Waterloo, local onde o comandante inglês Nelson vence os soldados de Hither, daí a ponte recebeu o nome do local histórico) e a historia se desenrola de encontros e desencontro, em meio a uma guerra. A jovem é órfã e estuda balê em uma academia  liderada por uma professora super rígida, e se apresenta em teatros. . Por ter infringido a regra da academia para ir ao encontro do homem, capitão do exercito (Robert Taylor), a jovem Myra (Vivian Leigh) é expulsa. . Uma amiga e companheira de quarto sai em sua defesa de Myra e é expulsa também. Ambas acreditam conseguir um emprego em bares. Londres não oferece chance nenhuma, afinal é época  de recessão devido a guerra.
Myra vê no jornal a lista das baixas durante a batalha e fica  atordoada quando vê o nome de seu  perdendo os sentidos. Se recompõe diante da futura sogra, esconde a notícia da morte de seu filho e não expõe a difícil situação em que vivem
Encurtando a história, a amiga sustenta ambas se prostituindo. Myra não concorda mas acha que não deve viver Às custas do sacrifício da amiga e entra no negocio de venda do corpo, já que o amado está morto.Pouco tempo depois na estação de trem, Myra à procura de “trabalho”vê um contingente de soldados regressando do front e com alegria e ao mesmo tempo de terror encontra seu amado capitão.
Às véspera do casamento Myra foge por compreender que seu passado sempre acompanhará  ainda mais que a família do capitão é da nobreza de  tradição.
No desespero, sem saída se joga em frente aos caminhões de guerra. A musica tocada tradicionalmente no réveillon é o tema “Adeus amor que vou partir...”É um lindo filme!
Os japoneses filmaram baseado neste enredo em capítulos e  intitulou “Kimi no Nawa?” Qual é o seu nome? em português.Um encontro de um homem e uma mulher numa ponte...dai a história dos encontros e desencontros. Chorei muito em ambos os filmes.
Durante o show, um senhor disse que nós indaiatubanos somos sortudos pois existe Paulo Lui que nos presenteia com este filme maravilhosa  de outrora. Também acho.
  
Comemorações festivas
No dia 11 de outubro, véspera do feriado (Dia das Crianças e da Padroeira) viajei para São Jose do Rio Preto para as comemorações da Bodas de Ouro do casal Kayoko e Tadami Hattori,  amigos de longa data..
Na Sede Regional da BSGI, da cidade de São Jose do Rio Preto, realizou-se a cerimônia religiosa budista, às 10 horas da matina, razão pelo qual viajamos (eu e o casal Kuniko e Akio Umeda) na véspera..
No salão de um bufet um almoço super chique  requintado e grande variedade de quitutes nos aguardava.
Jamais esquecerei a gratidão dessa família Hattori, que daquela lonjura vieram visitar Tetsuo, meu falecido marido doente e hospitalizado. Cinco anos depois no meu aniversário de 70 anos vieram para me felicitar.São essas “coisas”que faz a vida mais feliz.Daqui até Rio Preto, assim o povo abrevia o nome da sua cidade leva mais de seis horas de ônibus. É longe prá caramba!
Quando mais jovem, um pouco mais jovem fui pela primeira vez para essa cidade conhecido como cidade das jóias (existem muitas industrias de jóias), e conheci a família Hattori que eram os responsáveis pela Organização da BSGI (budistas). Muitas vezes me hospedei em sua casa, e quantas vezes “filei” comida  deles. Tinham na epoca duas bancas de frutas e verduras no Mercado Municipal da cidade. Hoje o filho mais velho Tadao toca uma pastelaria com  12 funcionários, dentro do mercado. Existem regras no funcionamento do mercado. Somente em dias estabelecidos  pelo município é que pode-se fechar para descanso. É um trabalho extenuante!  Domingos e feriados, trabalha-se até  ás 13 horas.
Oro pela longevidade do casal e saúde e felicidades para toda a família
Nascido no dia 12 de outubro, senhor Minoru Oba comemorou seu aniversário de 92 anos no dia 16, domingo. Morou durante alguns anos no Vale das Laranjeiras em Indaiatuba. A saúde de sua esposa Olga era delicada e optaram pela nossa linda Indaiatuba pelo seu clima mais seco..Com o falecimento de Dona Olga, senhor Minoru foi morar junto de sua única filha dentre cinco irmãos, perto de Atibaia.
Seu primogênito ainda reside  no Vale e nos deu carona até o local dos festejos.  Seu Minoru estava bem saudável o que  me alegrou. Dentre muitos pratos deliciosos, aprendi dois patês e uma salada de berinjelas, saudáveis e deliciosos.
Seu filho mais velho, George, presente seu pai com um quadro em grafite tendo um navio preso a um imenso mar de gelo. O navio Endurance empreendeu Ä lendária expedição `Antártida”. Muitos tentaram. O que o diferencia é a sobrevivência de toda tribulação em meio ao frio, doenças, fome, etc.Comprei o livro mas estou no começo.Gosto de ler sobre epopéias, jornadas corajosas e biografias de pessoas vencedoras em qualquer setor.
Infelizmente a chuva atrapalhou , pois a chácara da filha Lucia era amplo com locais de caminhadas.
Após o lauto almoço, doces e bolos, nos despedimos desejando mutuamente saúde e longevidade. . 

Nenhum comentário: