segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Muita calma nessa hora




Tudo bem que a vitória sobre a Argentina sábado foi linda. Também é ótimo ir a Salvador desfalcado sem a preocupação com a classificação. Mas é bom lembrar de algumas coisas antes de entrar no clima do já ganhou.

Em primeiro lugar, faltam 10 meses para a Copa e até lá muita coisa pode acontecer. Em 1990, Careca era um dos melhores - senão o melhor - centroavante do mundo mas se machucou às vésperas da Copa. Em 1994, Carlos Alberto Pareira apostava em Raí e esse chegou aos EUA em má fase técnica. Entrou Mazinho, jogamos mais feio, mas ganhamos. E a defesa até às vésperas da estréia era formada pelos Ricardos Gomes e Rocha, que se machucaram e deram lugar a Aldair e Marcio Santos, que formaram a melhor dupla de zagueiros que o Brasil já teve em uma Copa do Mundo. Em 98, Romário tinha tudo para formar o ataque dos sonhos com Ronaldo, mas se contundiu, embora ele jure que daria para ir à França.

Em segundo lugar, a nossa seleção só ganha a Copa quando sai desacreditada do Brasil. Não tem lógica, mas tem sido assim, exceção feita a 1962, no nosso único bi de verdade.

Em terceiro lugar, ao contrário do que muita gente acha, o time não está fechado, nem pode. Dunga ainda não sabe quem vai fazer dupla de ataque com Luis Fabiano - titular absoluto com méritos - nem quem serão os reservas. Apesar do recorde de participações seguidas na Seleção batido no sábado, Robinho não jogou nada contra a Argentina, como não vem jogando há muito tempo. Não está garantido na África do Sul. Se Ronaldo voltar bem como estava antes da contusão e perder mais uns quilos antes do próximo ano, uma das vagas é dele. Pato decepcionou Dunga e vai ter que jogar muito para voltar a ser convocado. Quem mais tem chance? Nilmar? Vai ter que se destacar muito pelo Villareal, num campeonato que tem o Super-Barça e o Real Madrid Galático. Adriano? Não com o Flamengo do jeito que está. Wagner Love? Difícil, mas se ajudar o Palmeiras ser campeão, pode ser. Diego Tardelli, convocado recentemente, tem chances remotíssimas.

Mas não há dúvidas que é melhor viver a situação de conforto que Dunga usufrui agora, do que o sufoco por que passam França e Portugal - que tem mais chances de não se classificar do que ir à Copa - e a Argentina, que parece fadada a repetir a humilhação de jogar a repescagem contra a Oceania - que agora, sem a Austrália, é uma moleza maior ainda.

***

PS: A Repescagem Sulamericana será contra o quarto colocado da Concacaf. O que é uma moleza mas não tanto quanto a Austrália.

Um comentário:

Jair Italiani disse...

Kimas, que mais me deixou contente... os TRÊS gols em cima de los hermanos ou a cara de Walter Mercado do Maradona...
Abraço

Jair