terça-feira, 12 de julho de 2011

Transformers 3 - a discussão que interessa

Tudo bem: se filme de super-herói já é algo meio infantil, pegar uma linha de brinquedos e fazer dele um franquia milionária é absolutamente descerebrado. Ainda mais filmado por Michael Bay, o rei da megadestruição ao som de música melodramática (vide A Rocha, Armageddon, Pearl Harbor...).
A barulheira e poluição visual são as mesmas da parte dois, somada a um roteiro ainda pior, em que do nada a mãe do protagonista para tudo para fazer uma reunião familiar enquanto o mundo lá fora está acabendo. E  o coitado do John Malkovich? Nesse filme, ninguém gostaria de ser John Malkovich.
Não é a toa que a grande discussão sobre este terceiro filme girou em torno da demissão de Megan Fox. O motivo, segundo os produtores, foi que ela teria chamado chamou Michael Bay de Hitler. Daí então, resolveram trocar a morena que parece a piranha gostosa do colégio pela modelo da Victoria's Secret que além de inglesa ainda tem um sobrenome com hifen, que para a patuléia remete à aristocracia. As modelos da Victoria's Secret estão para a masturbação americana assim como as Panicats estão para os brasileiros (não é  à toa que a produção do Pânico resolveu inventar um factóide envolvendo a demissão das garotas para alvancar a audiencia acossada por Legionários, CQCs e coisas afins). E para fazer com que os adolescentes no cio se lembrem de onde já viram aquelas pernas intermináveis e aquele lábio superior ligeiramente maior que o inferior, Shia LaBeouf a chama de Angel o tempo todo.
Mas se a idéia de Bay era mostrar a Megan que qualquer manequim sem treinamento poderia fazer o mesmo que ela, não deu certo. Sim, Rosie é linda, mas falta aquele jeito sacana da Megan, que há anos vinha fazendo o mesmo papel em filmes e seriados de TV. Além disso, mesmo gata, a morena ainda parece the girl next door que deixa os caras loucos no high school, mas a inglesa definitivamente é muita areia pro caminhão do Shia. A primeira cena do casal parece um comercial de artigo de luxo, exatamente o tipo de atuação à que Rosie está acostumada. Com tudo isso, o romance o garoto alucinado com pinta de adolescente e a top model 20 cm mais alta não decola. Às vezes, a gente se pergunta porque é que ela está com aquele idiota histérico e não com o doutor McDreamy (aliás, até o Shia parece se perguntar isso).
A seguir, imagens ilustrativas do dissemos acima:

Megan Fox, em pose de poster de borracharia, em Transformers 2.

Rosie Huntington-Whiteley, parecendo sair de um comercial da Mercedes Benz, em Transformers 3.

Nenhum comentário: