terça-feira, 28 de julho de 2009

Obina é Coalhada


Como todo palmeirense, estou feliz com os três gols marcados por Obina contra o Corinthians, mas isso não muda o fato dele ser um "coalhada". Não sei se os mais jovens se lembram do personagem de Chico Anysio que deu origem ao termo, que significa "perna de pau que se acha um craque". No caso do nosso centroavante, ele até tem razão para se achar, já que é um artilheiro nato, como já foi demonstrado no Vitória e no Flamengo.
O futebol tem isso de fascinante: não é preciso ser um craque para fazer gol. Na verdade, tem muito artilheiro que desconhece fundamentos basicos do esporte mas tem o talento para por a bola nas redes, que é o que importa, afinal.
O exemplo mais clássico de coalhada talvez seja Dadá Maravilha, também conhecido como Peito-de-Aço, que tinha passadas rápidas que deixavam os zagueiros para trás, subia muito bem para cabecear (mesmo não "parando no ar como um beija-flor", como gostava de apregoar) e um instinto matador diante do gol, mas não sabia dar um passe ou drible. Tão grande quanto o talento de goleador era o da autopropaganda, que chegou a ser comparado com o de Mohamaed Ali.
O Corinthians teve um grande coalhada, Geraldão, ele próprio um sinônimo de artilheiro perna de pau, que comandou o ataque do Time da Marginal sem número nos anos 70. Túlio Maravilha era outro goleador que não sabia fazer outra coisa que não tocar para as redes, às vezes, com a mão.
Hoje, outro coalhada é Washington, do São Paulo, que é desengonçado, domina bola como se ela fosse uma batata quente mas sabe colocá-la dentro do gol.

***
Voltando a Obina e seus três gols: em 1995, o Palmeiras venceu o Corinthians por 3 a 1 pelo Campeonato Paulista, sendo os tres gols de Magrão, um centroavante desconhecido que foi destaque da rodada por conta do feito, mas de quem nunca mais se ouviu falar depois.

3 comentários:

RODRIGO NANNI BLINI disse...

Como diz São Marcos do Palestra Itália, "e oooooooo, OBINA É MELHOR QUE ETO´o".

Bárbara disse...

O Obina foi perfeito.......

Bárbara disse...

Eh Palmeiras minha vida é você...