sexta-feira, 1 de abril de 2011

Jantar gastronômico

Marcando o retorno ao blog após um mes de atividade, nada melhor que falar sobre comida. Boa comida. Ontem, quinta-feira, o bistro Le Triskell aqui de Indaiatuba realizou seu primeiro jantar gastronomico do ano, faznedo jus à estrela do Guia Quatro Rodas que ostenta pelo terceiro ano consecutivo.
Começamos bem com o muse en bouche Tartare de atum vermelho ao azeite extra-virgem, biscoito de gergelim mel de eucapilo e açucar mascavo que já foi uma festa.

A entrada foi polenta cremosa ao queijo brie com chantily de botarga (ovas de tainha, o chamado caviar brasileiro) ao alecrim que estava divina.
Como primeiro prato, tivemos filé e robalo vestido de algas, manteiga e maracujá e julienne de legumes, muito saboroso.
 O prato principal foi simplesmente fantástico: medalhão de filé mignon à la ficelle, manteiga de vinho de zimbro e mignonette, frigideira de champignons de Paris e shiitake e pure de mandioquinha ao azeite de trufa branca. Quase chorei.

Apesar de Kleber Patricio lamentar a falta do peit gateau, desde a chegada do chef Sebastien Michaut ao Le Triskell as sobremesas tem ficado mais criativas e diferentes de tudo que se acha por aí. Na quinta, o fechamento do jatar gastronômico foi um nougat glace de caju, amendoas e pistache ao perfume de tangerina e mel de eucalipto, coulis de framboesa e lavanda que me fez chegar em casa em estado de graça, ainda mais movido pelos argentinos Escorihuela Gascon Viognier branco e Lauri Viana Brandi 2006,  assemblenge de Malbec, Merlot e Sirah, como acompanhamento em taça.

Um comentário:

barbara disse...

precisava das fotos???