sexta-feira, 22 de maio de 2009

Em Cartaz

uma noite no museu 2

 

Chegam ao Multiplex Topázio esta semana “Um Noite no Museu 2”, em lançamento mundial, e “Delírios de Consumo de Becky Bloom”. O primeiro é a continuação do megassucesso de 2006 e o segundo uma comédia baseada no best-seller de Sophie Kinsella.

Franquias têm sido a resposta de Hollywood à queda nas bilheterias nos últimos anos. Um filme é um investimento enorme que se der errado, é um prejuízo considerável. Por outro lado, uma fórmula consagrada é uma garantia de retorno da grana aplicada. Simples assim.

O ex-vigia e hoje empresário de sucesso Larry Daley parece ter resolvido todos os seus problemas: ficou rico e agora seu filho o admira. Mas como nada é perfeito, ele descobre que o Museu de Nova York vai passar por uma reforma, substituindo seus amigos de cera por holografias. Assim, o ex-presidente Teddy Roosevelt, a índia Sacajawea, os cowboy e o romano em miniatura Jedediah Smith e Octavius vão para um depósito no Museu Smithsonian, o maior do mundo. Sentindo-se culpado por não ter mais visitado a turma que mudou sua vida na aventura anterior, Larry vai a Washington, onde fica o Instituto Smithsonian, para adquirir seus companheiros. Ele acaba recebendo um crachá de vigia e descobrindo eu um faraó malévolo, aliado a Ivan, o Terrível; Napoleão Bonaparte e Al Capone, deseja tomar a placa que dá vida às estátuas e animais empalhados para despertar seu exército e conquistar o mundo.

“Uma Noite no Museu 2” é a seqüência natural de um grande sucesso, e nesse caso o diretor Shawn Levy (“A Pantera Cor de Rosa”), os roteiristas Robert Ben Grant e Thomas Lemmon, o astro principal Ben Stiller e os coadjuvantes Robin Williams, Owen Wilson e Syeve Coogan voltaram a se reunir para este novo trabalho.

A novidade fica por conta de Amy Adams, que começou a chamar a atenção no divertido “Encantada” e depois integrou o extraordinário elenco de “Dúvida”, recebendo uma indicação ao Oscar por esta atuação. Ela substitui Carla Gugino como interesse romântico do ex-vigia Stiller como a aviadora Amelia Earheart, heroína americana e feminista antes do termo ter sido inventado. As resenhas têm elogiado a moça como a melhor coisa do filme, além dos efeitos especiais de sempre.

Outros atores que se juntam ao elenco são Hank Azaria (“Godzilla” e “Quero ficar com Polly”) como o faraó Kahmunrah, e o francês Allain Chabat (de “O Gosto dos Outros”) como Napoleão.

Consumismo em tempos de crise

delirios de consumo de becky bloom

Existe um bom motivo para conferir “Delírios de Consumo de Becky Bloom”: o diretor australiano P.J. Hogan. Cineasta bissexto, ele se revelou ao mundo em 1994 com “O Casamento de Muriel”, que revelou duas ótimas atrizes, a na época gordinha Toni Collette (a mãe de “O Sexto Sentido”) e Rachel Griffths (das séries “A Sete Palmos” e “Brothers and Sisters”). Três anos depois, reconduziu Julia Roberts à condição de maior estrela de Hollywood com “O Casamento do Meu Melhor Amigo”, revelando, de quebra a veia cômica de Cameron Diaz. Ficou cinco anos sem filmar, fez o fraco “Amor à Toda Prova” e, em seguida, o belo “Peter Pan”. Seis anos depois ele retorna com essa comédia baseada em um best-seller e que ficou oito anos esperando para ir para telona.

Rebecca é uma jovem jornalista recém-formada que adora moda e compras, não necessariamente nesta ordem. Acaba quebrada e sem emprego até que se candidata a uma vaga em uma revista de finanças e ganha o cargo. Lá conhece Brandon, seu editor, que se encanta com ela e a ajuda no novo emprego, que é justamente dar dicas de economia, coisa que ela não sabe fazer em sua própria vida.

Parece uma mistura de “O Diabo veste Prada” (a inimiga de Rebecca é uma jornalista de moda alta e loira vivida por Leslie Bibb, de “Homem de Ferro”) com “Legalmente Loira”. Mas o trunfo é novamente a atriz principal Isla Fisher, em seu primeiro trabalho como protagonista. Ela divide a cena com um bom elenco formado por Hugh Dancy (“Sangue e Chocolate”), Krysten Ritter (“Jogo de Amor em Las Vegas”), John Goodman (“Speed Racer”), John Lithgow (da série “3rth Rock form the Sun”), Kristin Scott-Thomas (“O Paciente Inglês”) e Joan Cusak (“Será que ele é?”).

Nenhum comentário: