segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Cadê Belchior?



***

Belchior é um das casos mais estranhos da MPB. Depois da explosão nos anos 70, ele foi sumindo aos poucos e, quando ele esteve em Indaiatuba há alguns anos para a inauguração de uma galeria, ele já vinha se dedicando há anos a apenas regravar seus grandes sucessos nas mais variadas versões e acompanhamentos. Conversei rapidamente com ele na época e não me parecia frustrado com o fato de sua carreira ter parado no tempo nem ser do tipo que "surta" de repente.
O que e inegável é a força de sua obra, ainda viva e moderna mesmo passadas três décadas. À Palo Seco ainda é uma das minhas músicas preferidas.

2 comentários:

Anônimo disse...

BELCHIOR

Sensibilizados com a notícia de que familiares e amigos do cantor Belchior estariam preocupados com o seu desaparecimento, informamos que o cantor esteve em Salvador nos meses de março e abril de 2009.

Na ocasião, o cantor estava muito bem de saúde, acompanhado de sua esposa Edna Prometheu – que se apresentou como artista plástica e ex-curadora da obra de Aldemir Martins - tendo mantido vida social. Esteve presente em diversos almoços aonde conversou animadamente com os demais convidados. Em uma ocasião, revelou estar superando suas dificuldades financeiras uma vez que teria sido contratado pela Rede Globo para fazer a trilha da próxima novela, trabalho para o qual estava se concentrando.

A única preocupação que o cantor e sua esposa manifestaram no período foi devido a um ataque cardíaco de sua amiga e produtora, que a mantinha hospitalizada incomunicável no Hospital São Luis, e que centralizava todos os pagamentos e senhas de suas contas bancárias, deixando-os sem nenhuma possibilidade de ter acesso a seus recursos financeiros.

Belchior esteve também presente no Camarote VIP do projeto “Espicha Verão” do Governo da Bahia, com show de Maria Creuza, no Farol da Barra, aonde se confraternizou e tirou fotos com diversas autoridades, inclusive o Secretário de Cultura, Domingos Leonelli e a presidente da Bahiatursa, Emília Silva (outras fotos desse encontro devem estar disponíveis nos arquivos da Bahiatursa/Secretaria do Turismo da Bahia). No dia seguinte, compareceu ao almoço em homenagem a cantora Maria Creuza com quem conversou animadamente.

Finalmente, alugou uma casa em Itapuã, aonde hospedou-se com sua esposa durante um mês (15 de março a 15 de abril). Em 15 de abril de 2009 o cantor e sua esposa Edna saíram repentinamente da casa, sem nenhum aviso, levando as chaves da casa e tendo se esquecido de pagar a conta do aluguel.

Fotos podem ser encontradas em:
http://claracr6.multiply.com/photos/album/1/1>Belchior%20em%20Salvador%20em%20março%20e%20abril%20de%202009

Rosangila R. Takemoto disse...

A palo seco também é uma das minhas preferidas...
Se você vier me perguntar por onde andei
No tempo em que você sonhava.
De olhos abertos, lhe direi:
- Amigo, eu me desesperava.
Sei que, assim falando, pensas
Que esse desespero é moda em 73.
Mas ando mesmo descontente.
Desesperadamente eu grito em português
Abraços cordiais