quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Paulo Henrique Amorim em Santa Gertrudes


O jornalista Paulo Henrique Amorin esteve presente na cidade, na última terça-feira 18, para ministrar uma palestra sobre o tema “Novos rumos do Brasil e do mundo”. O prefeito João Vitte participou do evento, juntamente com secretários e demais autoridades municipais.


Amorim começou sua palestra falando da cidade e de seu setor econômico. Comentou sobre a “revolução” silenciosa no setor da construção civil que está acontecendo no país devido à melhora da economia, discutiu o programa do Governo Federal “Minha casa, minha vida” e a volta do crédito. Sobre a crise mundial, o jornalista comentou que o que está sustentando a economia do país é a demanda interna, destacando a importância da emergente classe C nesse cenário. “Hoje, mais de 60% dos tomadores de cartão de crédito no Brasil pertencem à classe C. A maior empresa produtora de computadores, a Positivo, do Paraná, vende 2/3 dos seus produtos a consumidores da classe C. Este é o futuro do Brasil”, afirmou Amorim.


Outro assunto abordado na palestra foi o descolamento do Brics (Brasil, Índia e China ) dos países desenvolvidos. Amorim comentou que “os países em desenvolvimento serão a força motora que vai puxar a economia mundial. Países como Brasil, Russia, Índia e China (Brics) se descolaram, se descasaram da crise dos países do norte. São eles que serão as novas locomotivas.”


O palestrante também analisou a importância da mulher no cenário econômico atual. “O aumento da participação feminina no mercado do trabalho mudou a estrutura familiar. A mulher deixou de ser empregada para se tornar trabalhadora no comércio, com carteira assinada. Isso é um fenômeno dramaticamente importante”, disse. Ele lembrou que as mulheres são responsáveis pela mudança no padrão de consumo brasileiro. “Eu tenho a impressão de que a sociedade brasileira tem condições de que cada um possa acreditar que seu filho terá um padrão de vida melhor do que você tem. Todos nós temos a esperança de que viveremos numa sociedade democrática, com instituições políticas e econômicas que nós podemos prever hoje e que, daqui a pouco, nossa sociedade será mais próspera, e especialmente, teremos uma distribuição de renda melhor do que tem hoje e do que teve no passado. Eu acredito nisso, e mais do que ninguém, esta cidade, que demonstra competência na construção deste parque industrial, deve acreditar nisso. Eu acredito.”

Nenhum comentário: