quinta-feira, 24 de junho de 2010

Arrivederci Italia



A eliminação precoce da Itália foi apenas a quarta de um campeão do mundo na primeira fase da copa. O primeiro foi a própria Italia em 1950, que defendia o título de 12 anos antes na França. Além do longo intervalo entre uma competição e outra causada pela II Guerra Muncdial, houve ainda a tragédia de Superga, acidente aéreo que dizimou o time do Torino, pentacampeão italiano e base da seleção, em 1948.

O segundo campeão a dar vexame na defesa do título foi o Brasil em 1966, em meio a salto alto e desorganização que levou à convocação de 46 jogadores de uma vez para serem divididos em quatro equipes. Dessas, não saiu uma seleção que prestasse.

Trinta e seis anos se passariam até que um campeão do mundo voltasse a ser eliminado na fase de grupos, e esse time foi a França, mas aí, a culpa foram das contusões que desfiguraram a equipe, principalmente pela falta de um Zidane inteiro.

Agora, de novo a Itália. Embora a França vice-campeã já tenha dado adeus à Copa da África do Sul com direito a vexame, a elimnação da Azzurra é mais surpreendente, já que o fracasso dos bleus já era anunciado desde a derrota para a China antes do Mundial. A Itália, no entanto, tem um histórico de inicios ruins que são remediados mais adiante. Na verdade, isso aconteceu mesmo em 82, ja que em 2006, o inicio não foi ruim. Ainda assim, a lenda se perpetuou e nisso se fiou Marcello Lipi e seus comandados. Não deu. Uma asa negra a menos para o Brasil.

Nenhum comentário: