domingo, 20 de junho de 2010

A Copa até agora

Estamos prestes a ver a segunda apresentação do Brasil, e o que temos até agora no Mundial da África do Sul? Em primeiro lugar, a decepcionante performance do continente que recebe a Copa pela primeira vez, ao contrário do que aconteceu no Japão e Coréia do Sul, quando as duas seleções donas da casa passaram para o mata-mata, com os coreanos levando a Ásia a uma inédita semifinal.

messi-e-marcado-por-seis-sul-coreanos-durante-jogo-de-copa-do-mundo-1276809033384_615x300

Também chama a atenção a atuação das seleções sulamericanas, lideradas pela Argentina e seu ataque dos sonhos. Após um primeiro jogo vencido com um gol irregular (houve falta de ataque), os Hermanos golearam a Coréia do Sul (foto), de futebol superior aos irmãos do norte que deram muito trabalho ao Brasil. O Uruguai, apos um empate chocho com a França, venceu os donos da casa com autoridade. O Chile fez uma ótima partida contra Honduras, embora tenha ficado só no 1 a 0, enquanto o Paraguai acaba de vencer a Eslováquia por 2 a 0, após uma boa estréia empatando com os atuais campeõs mundiais.

Também há as decepções com diversas seleções e jogadores badalados. Nem cito a Espanha, porque se dar mal nas copas faz parte da tradição ibérica, sem falar que o ferrolho suiço foi muito bem armado pelo técnico alemão Ottmar Hitzfeld. Mas a Holanda não vem apresentando o futebol que dela se esperava, apesar da classificação antecipada, os franceses vem se arrastando em campo e, pelo jeito, vão repetir o vezame de 2002, e, acima de tudo, a Inglaterra.

Fala-se muito do marketing dos inventores do futebol, e eu tendo a concordar. Repare que de todos os campeões mundiais, o English Team é o único a ter apenas uma final no currículo, justamente aquela que ganhou, em casa, e com um gol contestadíssimo. De lá para cá, quando consegue se classificar para a fase final, chega badalada e sempre decepciona. Chama a atenção principalmente a displicencia de Wayne Rooney, o chamado craque do time, que parece seguir a tradição de outros idolos ingleses que decepcionaram nas copas, como David Beckham, Kevin Keegan e Paul Gascoigne (foto). gazza

A ESPN tem uma série chamada Os 50 Maiores Jogadores de Todos os Tempos, em que aparecem alguns britânicos de quem nunca ouvimos falar mas são considerados gênios pelos suditos da rainha Elisabeth. Muito marketing para pouco futebol na hora da onça beber água.

Um comentário:

Bárbara disse...

Coitada da Coreia do Norte
alias, o blog ficou mais interessante assim...