terça-feira, 21 de outubro de 2008

Ensaio sobre a Cegueira dia 28 no Cineclube Indaiatuba


Finalmente Indaiatuba vai receber o polêmico "Ensaio sobre a Cegueira", de Fernando Meirelles, que entra em cartaz no dia 24, mas terá uma sessão na terça, dia 28, como parte da programação do mes do Cineclub Indaiatuba, entre as 19h30 e 20h, seguida de debate com o público. O ingresso único para essa sessão especial será R$ 4,00.
Baseado no famoso romance do Prêmio Nobel José Saramago, o filme tem um elenco internacional que inclui Julianne Moore (uma das maiores atrizes do cinema atual), Mark Ruffalo ("Zodíaco"), Danny Glover (da franquia "Máquina Mortífera"), Gael Garcia Bernal ("Diários de Motocicleta") e a brazuca Alice Braga ("Eu sou a Lenda"). A história fala de uma súbita epidemai de cegueira que atinge todo o planeta. Os contaminados são trancados num hospital, onde o pior e melhor da natureza humana vem à tona.
Exibido na abertura do Festival de Cannes deste ano, "Ensaio..." teve uma recepção fria e até hostil de parte da crítica, o que fez o diretor promover algumas mudanças. Ainda assim, grande parte da imprensa especializada continuou reprovando e ainda por cima uma associação de cegos americanos ameaçou promover um boicote ("Americanos...", como diria Caetano Veloso).
No entanto, o crítico mais habilitado - o próprio Saramago - se emocionou ao ver sua obra na telona; ele, que tanto relutou em ceder os direitos para o cinema. Confira abaixo:

2 comentários:

Edu Silvério disse...

O livro me marcou muito, estou ansioso pelo filme !!!

Anônimo disse...

o filme não tem nada a ver com o livro...e Saramago disse em uma entrevista que a idéia foi distorcida.

só nao me lembro onde eu li isto...