sábado, 10 de julho de 2010

Desfalques decidem semifinais



A Holanda tinha mais time, mas ausencia de Luis Suares e Lugano deixaram as chances da Celeste ainda menores. O Uruguai fez bem mais que o Brasil quando este atrás do placar, mostrando que Dunga não conseguiu fazer de seus comandados os guerreiros que prometeu no comercial de cerveja. O trocadilho com os anões da Branca de Neve é irrestiível: o legado de Dunga foram onze Sonecas e 190 milhões de Zangados.
Na outra semifianl, Muller fez muita falta aos alemães, principalmente por conta da ótima marcação sobre Schweinsteiger e Özil, principal motivo pelo qual o futebol bonito germanico despareceu nesse jogo. Como se dizia antigamente, o jogo é vencido no meio de campo, onde a Espanha mostou não apenas o óbvio toque de bola, mas também capacidade de anular o adversário. Com Muller em campo, haveria mais uma opção de ontra ataque, principal arma alemã, e o jogo poderia ter sido outro.

A disputa de terceiro lugar também pode ser decidido pelos desfalques. Se Muller volta, Klose é dúvida, e seu reverva imediato, o brasileiro cacau, não desempenha o mesmo papel em campo. O Uruguai, por outro lado, deve vir completo e motivado e isso pode fazer uma enorme diferença, já que a lemanha saiu muito abatida pela derrota contra a Espanha.

Amanhã, na grande final, as oções estão abertas. O toque de bola da Espanha contra a eficiencia holandesa, qual desses será o novo sócio do exclusivo clube dos campeões mundiais? Se a Espanha anular Sneijder e Robben, restam ainda os tiros de fora de área, uma especialidade flamenga nesta Copa. Por outro lado, quem entra no ataque espanhol? Fernando Torres ainda capengando, o fominha Pedro, Jesus Navas ou Llorente ao lado de Davi Villa? Pedro deve ter levado uma chamada do técnico e dos colegas ao tentar resolver sozinho o lance que poderia ter resolvido de vez o jogo contra a Alemanha, ao invés de passar para Torres, livre. Mas é inegável que ele deu a agudez que faltava à Espanha, prtindo para cima da defesa ao invés de ficar tocando a bola interminavelmente.

Mas como parece que o polvo vidente já decidiu que a Alemanha será terceira colocada e a Espanha campeã, as partidas são apenas um detalhe...

Nenhum comentário: