domingo, 4 de julho de 2010

Um boa Copa


O que muitos temiam felizmente não aconteceu. Esta Copa da África do Sul já é bem melhor que a medíocre competição na Alemanha há quatro anos, com partidas emocionantes e poucas decisões nos pênaltis. E a que aconteceu nas quartas, entre Uruguai e Gana, foi fantástico, com a "defesa" de volei de Suarez e a cobrança da penalidade máxima no travessão de Gyan, tudo no último minuto da prorrogação. A partir daí, estava cara que a disputa de penaltis estava mais para o Uruguai, mas bater a última cobrança com cavadinha numa Copa do Mundo só podia ser coisa de um jogador conhecido como El Loco. Sensacional.

E agora, quem vai para a final? O Uruguai tem time para encarar a Holanda, único time 100% nesta Copa? Á primeira vista, não, ainda mais com o desfalque do artilheiro Luis Suarez, supenso, a contusão de Lodeiro e o suspense em torno de Lugano.
Do outro lado, não me parece que a Espanha, que suou para ganhar do esforçado Paraguai, consiga bater a Alemanha com aquele joguinho "cerca Lourenço". O Paraguai, por outro lado, se tivesse passado pela Fúria, uma possibilidade que se apresentou durante a partida, daria mais trabalho aos germânicos, cujo estilo de jogo nâo se adapta à retranca guarani.

Assim, Holanda e Alemanha parecem fadados a repetir a final de 1974, com a diferença de que, agora, a sensação da Copa é o time de Schweinsteiger, pssivel craque da Copa. E, se aquela final foi na metade ocidental da Alemanha, o jogo desta vez é num país em que boa parte da população fala algo parecido com o holandes, o afrikaner.

Nenhum comentário: