domingo, 25 de julho de 2010

Kindai, o melhor japones de Campinas, apresenta novo cardápio

O restaurante Kindai, do Hotel Vitória de Campinas, no embalo da reconquista do título de Melhor Japonês da Veja Campinas, convidou a imprensa da região para apresentar seu novo cardápio na terça-feira. A chef Gisa Petrussian, que comandava a cozinha até o ano passado, deixou o posto, que foi acumulado por Cristina Róseo, responsável pelo Bellini, no mesmo Vitória, e vencedora do Premio de Melhor Chef da Veja Campinas em 2008.

Não sabemos se a perda do título do guia gastronômico da Veja ano passado para o Matsu motivou a saída de Gisa, mas sua proposta de ser uma cozinha mais asiática do que japonesa caiu. O Kindai voltou a ser eminentemente nipônico, embora moderno, em contraste com seu principal rival Matsu, preferido pelos ortodoxos. A reformulação do cardápio levou a visitas em algumas das melhores casas de sushi de São Paulo, Nova York e um extensa pesquisa literária. Segundo o gerente Alexandre Vaz, os critérios para substituição dos itens foram comerciais: quem vende menos, caiu fora.

A noite de terça começou com o Sashimi Usuzukuri, que são fatias de robalo salmão em molho de limão siciliano, shoyu, mostarda de Dijon e azeite extra virgem que foi o destaque da noite entre os pratos frios. Seguiram-se-se o Karupatyo (ou carpaccio mesmo) Shiromi, fatias de buri (olho-de-boi) regado com vinagrete de azeitonas e brotos; Niguiri Maguroyoaki, sushi de atum semigrelhado, ovas de massago (caranguejo) e umeboshi, muito bom também; Meuramaki, uramaki invertido, salpicado com ovas de caranguejo, recheado com salmão gralhado, enguia defumada e catupiry, heterodoxa demais para este neto de japonês; e Jyo Gunka de Enguia, quaro rolinhos de jyo de anchova negra com shiitake e enguia, que é um dos destaques no novo menu.

Nos prato quentes vieram Mapo Tofu, refogado de iscar de carne suína, pasta de feijão, pimenta e tofu, praticamente um prato tailandês; Momofuku, que leva o nome do restaurante de onde ele vem, no East Village, em Nova York, e que é um macarrão lamen com caldo aromático, picles de shiitake, molho de cebolinha, carne suína e ovo cozido a 62º C, sem dúvida, o melhor da noite que pode fazer com que a clientela ocidental se renda finalmente ao macarrão ensopado, geralmente pedido apenas pelos nikkeys. Os inevitáveis tempurás vieram sequinhos e saborosos como se deve, e a noite terminou com uma sobremesa nada nipônica: o Diletto de Morango, sorbet feito a partir de Pasta Fragola Italiana e 40% de morangos silvestres. Uma heresia deliciosa e perfeitamente perdoável, já que doces não são o forte da culinária japonesa.

O Kindai fica no Hotel Vitória em Campinas, na Avenida José de Souza Campos, 425, e fecha ás segundas-feiras.

Um comentário:

gisa pedrussian disse...

Olá, gostaria de esclarecer que a minha saida do restaurante Kindai foi em fevereiro de 2009. Continuei trabalhando na rede, hotel Vitória de Indaiatuba, por mais um ano.
Por isso é totalmente equivocada a declaração desse repórter, que afirma que eu sai após a premiação do ano passado.
Espero imediata correção do texto.
Grat
Gisa Pedrussian