quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Arthur Penn (1922-2010)


Dois cineastas que fizeram história e morreram em quase completo ostracismo foram Robert Aldrich e Arthur Penn. O segundo morreu em 1983 eo segundo ontem De acordo com Molly Penn, sua filha, o diretor morreu em sua casa em Manhattan, após sofrer parada cardíaca. Segundo Evan Bell, amigo e empresário de Penn, o cineasta estava doente havia um ano.
Seu filme mais conhecido é Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas (1967), em que ele revelou Faye Dunaway e Gene Hackman, embora tenha sido Esthelle Parsons quem levou Oscar de Atriz Coadjuvante. Anos antes, ele havia dirigido Anne Bamcroft e Patty Duke em O Milagre de Anne Sullivan (1962), que deu à dupla as estatuetas de atriz principal e coadjuvante (enquanto Anne se consagraria como uma das grandes atrizes americanas, Patty fez um seriado com seu nome e depois sumiu).
Em Caçada Humana (1965) reuniu um elenco de peso: Marlon Brando, Jane Fonda, Robert Redford, Angie Dickinson e um ainda desconhecido Robert Duvall. A crítica à sociedade americana e o estilo vigoros se aprofundaria em Bonnie e Clyde, que é considerado influência decisiva sobre Francis Ford Coppolla e Martin Scorcese.
Já em 1970 ele fez Pequeno Grande Homem, com Dustin Hoffman e Faye Dunaway, uma visão ácida do extermínio dos índios promovido pela cavalaria americana que faz Dança com Lobos parecer um pastiche mal ajambrado. É um dos meu westerns críticos favoritos.
Em 1976 teve a chance de fazer mais um grande filme ao reunir Marlon Brando e Jack Nicholson em Duelo de Gigantes. Infelizmente a enorme expectativa gerada pelo encontro dos grandes atores não foi cumprida, ainda que o faroeste tenha seus momentos. Além de não ter sido fácil administrar os egos de ambos - embora Jack ainda não fosse o superastro de hoje - o momento de Arthur Penn tinha passado.

Nenhum comentário: