quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A morte de Tony Curtis

tony curtisi
Senti bem mais o impacto da morte de Tony Curtis, anunciada hoje, do que a de Arthur Penn, que comentei ontem. Bernard Schwartz, seu nome verdadeiro, foi o maior galã de Hollywood e um dos homens mais bonitos de seu tempo. Era habituée da Sessão da Tarde dos anos 70 em filmes como “20 quilos de Confusão” (1963), “O Escudo Negro de Falsworth” (1954), “Boeing Boeing” (1965), “Médica, Rica e Solteira” (1964), “De Folga para Amar” (1958), “Anáguas a Bordo” (1959), “Monsieur Cognac” (1964) ou o meu favorito, pelo qual matei aula no Dom José, “A Corrida do Século” (1965, na foto abaixo), comédia de Blake Edwards com um genial Jack Lemmon interpretando o vilão Professor Fate (inspiração para o Dick Vigarista de Corrida Maluca), Peter Falk como seu desastrado assistente, Natalie Wood como a mocinha sufragista e Tony Curtis como o Grande Leslie, herói-bom-em-tudo cujos dentes brilhavam quando sorria. Nunca ri tanto na minha vida do que quando assisti a estreia na TV, num sábado à noite, horário que a Globo reservava aos grandes lançamentos.
1083_019530.jpg
O trabalho pelo qual é lembrado até hoje, no entanto, é “Quanto mais quente melhor” (1959), considerado pelo American Film Institute (AFI) como a Melhor Comédia feita em Hollywood no século 20. Mas seu talento dramático exibido em produções como “A Embriagues do Sucesso” (1957, sua melhor atuação, na foto abaixo com Burt Lancaster) , “Acorrentados” (1958) e “O Homem que odiava as mulheres” (1968) foi sempre subestimado. Mesmo em “Spartacus” (1960), na cena em que é “cantado” por Laurence Olivier – um clássico gay – ele consegue não ser engolido em cena pelo grande ator.
sweet-smell-of-success
PS: A Folha.com, em matéria da France Presse, publicou que seu seriado dos anos 70, Persuaders, não chegou a fazer sucesso. Não é disso que me lembro. Eu adorava a parceria entre o rude milionário americano de Curtis e o refinado aristocrata de Roger Moore e, se não me engano, a série só acabou porque o inglês aceitou ser o novo James Bond. Convite que se deveu em grande parte por causa de sua interpretação como Lord Brett Sinclair.

Nenhum comentário: