terça-feira, 28 de setembro de 2010

Menu degustation

Na quinta-feira, o Bistrô Le Triskell, aqui de Indaiatuba, realizou um jantar gastronômico em comemoração do primeiro ano do chef Sébastien Michaut na casa. Mas o evento serviu ainda para celebrar a nova estrela do Guia Quatro Rodas, para a edição de 2011, a primeira com o culinarista francês. Pela primeira vez, a placa foi entregue ao restaurateur Gilles Mourier em festa promovida pelo guia em São Paulo, que contou com a maioria dos laureados, como Rogério Fasano, cujo restaurante foi considerado o melhor do Brasil.

Quanto ao jantar em si, arrisco a dizer que de um modo geral estava melhor que o da semana passada no Bellini, com o chef Claude Troigros.

Como muse en bouche, foi servido um capuccino ao foi gras com espuma de funghi que foi de chorar de tão bom. Ao receber a sugestãode incluir o acepipe no menu da casa, o proprietário Gilles Mourier infromou que, pelo custo e trabalho, só seria possível servi-lo em eventos como esse. Que ele repita, então!

A entrada foi tartare de robalo e vieiras ao caviar de capelin, azeite extravirgem e creme de agrião, tacos ao cominho, também delicioso.

O primeiro prato, espeto de abadejo assado ao gergelim com molho de ostras, divino.

Granié faz a função do antigo sorbet servido entre um prato e outro para limpar a lingua, e no jantar da semana passada foi composto de raspadinha de flor de hibisco ao cabernet sauvignon com morangos.

Foi a introdução para o carré de vitelo de leite com moriles, pure de cará e pinhão na flor de sal, que estava excelente, embora tenhamos que lutar contra as fibras ca carne mal passada, como se deve.

A sobremesa fechou o banquete com chave de ouro: mil folhas de chocolate belga em diferentes texturas e coulis de laranjas amargas.

Uma inovação foi a carta de vinhos em taças que facilitaram a harmonização de cada prato. Fui de Albredo Roca Chardonnay para os peixes e VEO Cabernet-Syrah para acompanhar a carne.

Um comentário:

barbara disse...

ve se faz o favor de não colocar estes tipos de fotos no blog
tem gente nos EUA que nao sabe cozinhar e passa vontade..obrigada