sábado, 25 de setembro de 2010

How you doing?


NINA LEMOS
COLUNISTA DA FOLHA

No fim dos anos 1990, eles eram o máximo. Claro. Quem podia ser mais legal que as estrelas de "Friends", recorde de audiência e de humor no mundo todo? Acompanhávamos as aventuras de Chandler, Joey, Ross, Monica, Phoebe e Rachel com paixão. E ríamos das fraquezas deles justamente porque elas pareciam com as nossas.

Era fácil se identificar com um dos personagens. Afinal, uma tinha TOC, outra era uma hippie que acreditava em discos voadores, outro, um ator desempregado. Como somos todos meio "losers", foi um alivio ver na TV personagens que não eram "campeões em tudo".

Os "friends" eram tão reais que até hoje os fãs do seriado usam os nomes dos personagens para identificar comportamentos. É comum falar que aquela amiga com mania de organização é meio "Monica". Ou que aquela avoada "parece a Phoebe". Os personagens, de tão marcantes, se confundiam com nossos amigos de verdade. Só, que claro, eles eram pessoas, assim como o Mickey da Disney é um homem vestido de boneco. Não, o Joey Tribbiani não é o cara mais engraçado do mundo na vida real.

Em 2006, o seriado acabou. Quer dizer, acabou mais ou menos. Quando você olha para a atriz Courteney Cox interpretando uma quarentona em "Cougar Town", pensa em quem? Na Monica, claro. E Jennifer Aniston, por mais que se esforce fazendo várias comédias românticas, sempre parece interpretar a Rachel.

E os caras de "Friends"? Esses, coitados, foram parar sabe-se lá onde. E ficaram eternizados como os personagens. Alguém sabe o nome do Ross na vida real? E o do Chandler? Agora, sabemos o nome do Joey, já que ele virou notícia depois de agredir um jornalista que o chamou de Joey. "Eu não sou o Joey", gritou o ator Matt LeBlanc, desesperado como se fosse um homem que não aguenta mais ser chamado de Mickey e resolve tirar a fantasia em plena Disney. "Eu não sou o Joey". Ok. No fundo a gente sabe. Mas se encontrarmos com ele na rua, vamos apontar: "Olha lá o Joey!" Desculpem, amigos, mas vocês acabaram virando os Mickeys mais bem pagos da história!

Um comentário:

barbara disse...

poxa..por deus..com certeza os melhores.