segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

80 anos de Oscar

Durante a 80a cerimônia de premiação transmitida ontem, foram exibidos posters e cenas de todos os filmes vencedores da mais cobiçada estatueta do cinema mundial. Além de vários clássicos, impressionou a quantidade de produções medíocres que receberam a láurea, como bem observou José Wilker. Entre 1979 e 1981, por exemplo, só deu bobagens, pela ordem: "Kramer vs Kramer" (que deu ainda o primeiro Oscar para Dustin Hoffman e Meryl Streep, esta como coadjuvante), "Gente como a Gente" (estréia de Robert Redford na direção, que ainda levou o prêmio da categoria) e "Carruagens de Fogo" (mais lembrado hoje pela música de Vangelis).
De 1996 a 1998, uma nova seqüência de qualidade duvidosíssima: "Coração Valente" (sorry, Itta), "Titanic" (o fato de ser a maior bilheteria de todos os tempos diz muito sobre o gosto das platéias atuais) e Shakespeare Apaixonado" (a despeito do roteiro divertido de Tom Stoppard). Hoje eu incluiria "Beleza Americana", de 1999, mas confesso que me impressionei na época.
A lista dos injustiçados é ainda maior, começando pelo maior de todos, "Cidadão Kane", considerado por várias listas o maior filme de todos os tempos e esnobadíssimo em 1941. Teve nove indicações e só levou o de Roteiro Original. Vá lá que perdeu para John Ford, mas "Como Era Verde Meu Vale" não tem um décimo da importãncia do filme de estréia de Orson Welles. Em 1944, o sensacional "Pacto de Sangue" de Billy Wilder perdeu para o bom-mocismo de "O Bom Pastor", com Bing Crosby, que ainda ganhou o prêmio Ator. Em 52, um dos grandes trabalhos de John Ford, "Depois do Vendaval" foi preterido em favor da bobagem que era e é "O Maior Espetáculo da Terra" (felizmente, a moda dos filmes de circo foi passageira). Agora, é difícil acreditar que "Rocky, Um Lutador" superou "Taxi Driver", "Todos os Homens do Presidente" e "Rede de Intrigas" em 1976; ou que "Kramer vs Kramer" (hoje, praticamente um telefilme) fosse considerado melhor que "Apocalipse Now" e "All That Jazz", em 1979... Mas isso é Hollywood.

Nenhum comentário: