sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Irracionalismo

Dez pessoas morreram em uma chacina na véspera de Natal feita por um homem fantasiado de Papai Noel que abriu fogo em uma festa na casa de seus ex-sogros antes de atiçar fogo à casa, disse a polícia.
Bruce Jeffrey Pardo, 45 anos, disparou contra mais de vinte convidados antes de botar fogo na casa em Covina, subúrbio a 37 quilômetros do centro de Los Angeles. Pardo atirou no rosto de uma menina de 8 anos quando ela abriu a porta para ele, disparando em seguida indiscriminadamente contra os convidados que tentavam fugir.

Depois, ele cometeu suicídio e seu corpo foi encontrado na casa de seu irmão.

"Ele morreu por causa de ferimentos que ele mesmo causou. Acreditamos que havia uma disputa conjugal", disse a jornalistas o tenente Pat Buchanan, da Polícia de Covina.

Acredita-se que ex-mulher de Covina, Sylvia, de 43 anos, e seus pais estejam entre as vítimas.

O legista disse que alguns corpos encontrados na casa estão muito queimados e terão que ser identificados pela arcada dentária.

A polícia disse que não sabe quantas vítimas morreram por tiros e quantas pelo fogo.

Dispositivo incendiário caseiro
As autoridades isolaram a casa queimada na sexta-feira e armaram uma barraca e um trailer para tratar das provas, enquanto faziam buscas nos destroços. Caminhões-guincho retiraram do local veículos queimados que pertenciam a pessoas mortas ou feridas na chacina.

O suspeito, carregando duas armas e um dispositivo incendiário caseiro, começou a atirar assim que entrou na casa, disse Buchanan.

A casa, que pertencia aos pais da ex-mulher de Pardo, estava em chamas quando a polícia chegou.

Duas pessoas estavam feridas por tiros, a menina de 8 anos que abriu a porta e uma garota de 16 anos que foi atingida nas costas enquanto convidados fugiam da casa. Alguns pularam de uma janela no primeiro andar, disse a polícia. As duas meninas não correm risco de morrer.

Testemunhas disseram que Pardo tirou sua fantasia de Papai Noel depois de atirar e fugiu em roupas normais.

Pardo não tinha ficha na polícia e era diácono na sua igreja católica. Ele e sua ex-mulher recentemente tiveram um divórcio litigioso depois de um ano de casamento, disse a polícia.

A polícia descobriu 10 mil dólares e uma passagem de avião no corpo de Pardo. A polícia também achou um carro que ele havia alugado e instalado com explosivos a cerca de um quarteirão da casa de seu irmão. Uma bomba e 300 rodadas de munição de revólver explodiram e destruíram o veículo enquanto a polícia tentava desativar a bomba.

Equipamento para a fabricação de bombas também foi encontrado na casa de Pardo, no calmo subúrbio de Montrose, 21 quilômetros ao norte do centro de Los Angeles.



***

Quantas chacinas mais terão que acontecer até que os americanos reconheçam que sua defesa história ao direito de posse de armas é uma irracionalidade no século XXI? Não serve para o cidadão se defender e apenas permite que desequilbrados tenham acesso a armas de repetição que servirão para massacrar inocentes meidante a qualquer descontentamento ou chilique.

Nenhum comentário: