quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Em cartaz

Duas importantes produções brasileiras são as estréias da semana em Indaiatuba. "Última Parada 174", de Bruno Barreto, é o concorrente oficial do País ao Oscar,ultima parada 174 e "Os Desafinados", de Walter Lima Jr, tenta reconstituir os tempos da Bossa Nova.

O primeiro é baseado na vida do rapaz Sandro do Nascimento, menino de rua que sobreviveu à chacina da Candelária e, em 2000, sequestrou um ônibus no Rio de Janeiro, com transmisão ao vivo pela TV. O incidente acabou na morte de uma refém, morta numa ação desastrada do Bope, e depois do próprio Sandro, morto dentro da viatura que o levou á delegacia. Em 2002 o diretor José Padilha, de "Tropa de Elite", transformou a história no documetário "Ônibus 174". Bruno Barreto tenta chegar pela segunda vez entre os cinco finalistas ao Oscar de Filme Estrangeiro, 11 anos depois de "O Que é Isso, Companheiro?". Para isso, vai atrás de um trabalho que embarca descartadamente na onda "Cidade de Deus" e "Tropa de Elite". Ou é mera coincidência que André Ramiro, de "Tropa de Elite", repita o papel de policial neste filme?  Opinião do meu amigo Thiago Tarran em seu blog SaTHIsfaction: 

Acabei de assistir o filme ("Última Parada 174") ... A temática é a mesma de 99% dos filmes nacionais.
A conclusão que cheguei foi a seguinte:
Os dois ''Sandros'' vieram desgraçadamente ao mundo em famílias inexistentes ou destroçadas, tal qual o ''Meu Guri'' do Chico.
O filme mostra a realidade cruel do RJ com relação a essas crianças e o porque de 98% virarem marginais. Alguém tem dúvida de que se o aborto fosse legalizado a situação não seria outra ? Ou vocês acham que essas crianças foram concebidas e planejadas para serem amadas???
Antes que me acusem de Hitler, preconceituoso e o escambau leiam o reflexo que a legalização do aborto teve quando aplicada em Nova York, se não me engano na década de 60 ... É um dos capítulos do livro
Freakonomics.

os desafinados "Os Desafinados" é o primeiro longa de Walter Lima Jr. desde o belo "A Ostra e o Vento" (1996) e é uma leitura pessoal da geração Bossa Nova - da qual ele fez parte - e sua trajetória até os dias de hoje. Um grupo de amigos resolve embarcar na onda musical que brasileira que conquistou o mundo e vai a Nova Urok em busca do sucesso. Lá encontram Gloria, uma brasileira de pai americano que não apenas abriga o grupo, mas se torna vocalista e namorada de um deles.  A dura realidade, no entanto, não tarda em bater à porta dos sonhadores e eles acabam voltando ao Brasil deixando Gloria, que parte para a carreira-solo. O filme começa nos dias atuais, com a notícia da morte dela e a decisão de um dos Desafinados de fazer um documentário sobre o grupo.

Embora fictícia, a trajetória dos amigos baseia-se em pessoas que o diretor conheceu e resume um pouco aqueles anos 60 que começaram com "um banquinho e um violão" e terminaram no AI-5, nas torturas e no desaparecimento de muita gente. No elenco estão Rodrigo Santoro, Selton Mello, Cláudia Abreu, Angelo Paes Leme, André Moraes, Alessandra Negrini e Vanessa Gerbelli.

Nenhum comentário: