sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Em cartaz

Um terror psicológico com Jack Bauer e uma corrida de morte com o motorista de “Carga Explosiva” são as novidades da semana do Multiplex Topázio.

JU3D3362.CR2“Espelhos do Medo” traz Kiefer Sutherland – o astro do seriado “24 Horas” – como um policial suspenso por ter morto por acidente seu próprio parceiro e que  agora tem que trabalhar como vigia noturno de um prédio abandonado após um incêndio. Atormentado por demônios interiores, ele começa a ter alucinações com reflexos em espelhos e na água, mas logo se convence que as aparições são fantasmas de verdade. Naturalmente, ninguém acredita nele, e o espectador também fica em dúvida se ele está pirando ou se criaturas de outra dimensão estão assombrando o prédio. Trata-se de mais uma refilmagem de um terror asiático – o coreano “Espelho”, de 2003 – dirigido pelo francês Alexandre Aja, responsável por outro remake, o de “Quadrilha de Sádicos”, o clássico (?) de Wes Craven dos anos 70, rebatizado de “Viagem Maldita”. No elenco ainda estão as belas Paula Patton (“Dejá Vu”) e Amy Smart (“Efeito Borboleta”).

Jason Statham dirigindo a toda velocidade enquanto seus inimigos tentam matá-lo de todas as formas. Não, não é o terceiro “Carga Explosiva” – que ainda vai estrear – mas “Corrida da Morte”, dirigida por Paul W.S. Anderson, da trilogia “Resident Evil”. É a refilmagem (outra!) JASON STATHAM stars as Jensen Ames in an action-thriller set in the post-industrial wasteland of tomorrow, with the world?s most brutal sporting event as its backdrop-- de um filme de 1975 produzido pelo lendário Roger Corman e estrelado por David Carradine (logo após o fim do seriado “Kung Fu”) e Sylvester Stallone (um ano antes de ficar famoso com “Rocky”). Num futuro próximo – no filme de Corman era o ano 2000 – o governo dos EUA fale e entrega a administração dos presídios para empresas privadas, que têm carta branca para obter retorno financeiro do jeito que quiserem. Na prisão administrada pela diretora Henessey (a ótima Joan Allen, escalada por causa de seu papel na série “Bourne”) a grana vêm da transmissão pela TV de corridas de carros equipados com armas mortais, em que só o vencedor sobrevive. Statham é Jensen Ames, um ex-piloto de corridas condenado pela morte de sua mulher e acaba sendo “recrutado” por Henessey quando esta perde uma de suas maiores atrações, o corredor Frankenstein, fuzilado por Metralhadora Joe Mason (Tyreese Gibbs, de “Transformers”). A diretora promete a Ames a liberdade se ele vencer, mas aparentemente essa hipótese não passa em sua cabeça. É um filme-videogame como de habito na filmografia do diretor Anderson, mas com uma elenco de respeito, em que se inclui ainda o inglês Ian MacShane, famoso por causa do seriado da HBO “Deadwood”. A bela estreante Natalie Martinez aparece só para aumentar a audiência. Está no texto do roteiro!

Cinema-Olho

Sacadas como “A Bruxa de Blair” e “Cloverfield” parecem inovadoras, mas retomam a teoria do russo Dziga Vertov que nos primórdios da Sétima Arte advogava o uso da câmera como se fosse o olho do cineasta. Cartaz do Centercine esta semana, o espanhol [Rec] foi lançado [rec]meses antes e “Cloverfield” e guarda com ele diversas semelhanças. Tudo começa com a gravação de uma reportagem de TV rotineira sobre o trabalho do Corpo de Bombeiros, que logo se transforma num pesadelo de terror e sangue. A dupla de cineastas que assina o trabalho, Jaume Balagueró e Paco Plaza, vem inovando o cinema e TV da Espanha, e com [Rec] conseguiu colecionar prêmios pela Europa, incluindo um Goya (o Oscar espanhol) para a atriz principal Manoela Velasco. O filme mais interessante da semana vai passar só no cinema do Center Jeans.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vixe Japa... assisti ontem...
No meio do filme até que dá pra dar umas risadas...Mas chegou uma hora que dei um pulo da cadeira... CONSELHO: leve alguém pra ficar segurando sua mão!!! Rsrsrs