quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Renato Borghi em "Admirável Mundo Novo" sábado no Ciaei


A fábula de Aldous Huxley, de 1931, retrata uma realidade aparentemente utópica, mas que em análise mais rigorosa, percebe-se uma íntima relação com a História da Humanidade. Para comemorar o cinqüentenário de profissão do ator Renato Borghi uma adaptação dramatúrgica deste clássico literário foi criada com grande competência e é a última atração deste ano do Circuito Cultural Paulista em Indaiatuba. A peça será apresentada na sala Acrísio de Camargo, no Centro de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei), no dia 8 de novembro, às 20 horas, com entrada gratuita. O Circuito Cultural Paulista é uma parceria entre as secretarias de Cultura do Estado e do Município.
O livro se passa em um futuro hipotético, no qual as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com leis e regras sociais, em meio a uma sociedade organizada por castas. Sem ética religiosa ou valores morais, os cidadãos têm dúvidas, incertezas e inseguranças dissipadas pelo consumo de uma certa droga. A educação sexual começa ainda na primeira infância e o conceito de família inexiste.
Na peça, Borghi vive Bernard Max, personagem que é a prova da falibilidade do sistema. Ele é um homem de casta superior com características de casta inferior e que se recusa a usar a droga que inibe suas incertezas, por isso é capaz de criticar a sociedade em que vive e interessar-se por outras formas de organização social. Bernard é um homem profundamente dividido entre o programa e a necessidade de livrar-se dele. A peça adaptada se passa em um terrível período: após Guerra dos Nove Anos- e de um grande colapso econômico. Os homens têm que escolher entre uma “direção mundial” fundamentada em determinados princípios de controle, ou a destruição da humanidade.

Serviço: ADMIRÁVEL MUNDO NOVO, de Aldous Huxley. Com Renato Borghi e Teatro Promíscuo. Dia 8 de novembro às 20 horas – ENTRADA GRÁTIS. Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei (Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jd. Regina)
Duração: 2h. Classificação indicativa: 16 anos.

Nenhum comentário: