sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Comentários

Recebi dois comentários do post Secretariado que por algum motivo não consegui publicar. Então vamos a eles. thiago sva perguntou: "Quem é José Roberto que ocupara a secretaria da Saúde??" Segundo consta, José Roberto Destefenni é pediatra, é diretor administrativo adjunto da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas e foi diretor financeiro da Unimed Campinas.
O presidente do PT de Indaiatuba e suplente de vereador Janio Ribeiro, comentou: "Sem novidade alguma. Talvez um ou dois nomes diferentes, todos os demais compõe o Governo Onério. Até para um reforma administrativa as novidades são poucas. O que não é nenhuma novidade, mas para alguém que dizia que seria melhor que o Onério fica no ar a pegunta: será?"
Bom, Jane Escodro Ferreti e Érika Novachi entram no 13o ano como secretárias, sendo que Jane já havia ocupado a pasta antes nos quatro anos do segundo mandato de Clain Ferrari (1989-92). Como todos que ficam muito tempo no poder, são muito contestadas, mas a questão é: há nomes melhores? Ao menos na Cultura, sei que muita gente se candidatou ao cargo, mas explicitamente, ninguém que ao meu ver tivesse capacidade de mudar e melhorar o atual cenário.
Selone, Gaspar e Alexandre Peres são homens de confiança do atual prefeito, assim como Alexandre Schreiner, o novo secretário de Negócios Jurídicos, Nuncio Lobo Costa, chefe de campanha que que assume a Administração e Recursos Humanos, e Odair Gonçalves, novo secretário de Governo, um upgrade para quem responde pela assessoria comunicação de Reinaldo desde o primeiro mandato.
O vereador Gervásio na Habitação aparentemente é compromisso de campanha e Maurício nos Esportes é uma chance de se exercitar num cargo executivo, já que ele almeja um dia alçar vôos mais altos na política.
Esqueci de dizer que o vice-prefeito Antonio Carlos Pinheiro permanece no cargo de Corregedor, uma manutenção óbvia. Edmundo Duarte na pasta de Desenvolvimento Econômico - criada por Onério - é um nome forte, respeitado no meio empresarial e pela comunidade em geral, graças aos 16 anos de bons serviços à frente do Sesi de Indaiatuba.
Curiosa foi a manutenção de João Neto à frente da Fiec-Cepin. Muita gente apostava que ele não voltaria com Reinaldo, entre os quais, seu substituto durante a campanha Hamilton Lombardi, que tentou ficar no cargo após a eleição mas não conseguiu. JN foi bancado por José Onério e - para a surpresa de muitos - pelo próprio Reinaldo.
O X da questão da nova administração é a Segurança, tanto é que ainda não tem um nome definido. Tanto Reinaldo quanto Onério tentaram diversas vezes por alguém para botar ordem na casa e, no fim, o coronel Marinho sempre voltava a assumir a pasta. Há entre os candidatos aventados para o cargo nomes civis e da polícia civil. Mas um simples nome não vai resolver o grave problema da segurança em Indaiatuba: tem que haver real disposição de disponibilizar e organizar os recursos humanos e materiais para efetivamente acabar com os furtos de carros, assaltos, invasões de domícilios e homicídios que assustam a população.

Nenhum comentário: