sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Em cartaz


É realmente desanimador. Enquanto nos grandes centros já estão passando os candidatos ao Oscar "A Troca", "O Estranho Caso de Benjamin Button" e agora "Foi Apenas um Sonho", aqui chega em lançamento nacional uma comédia malhada por todo mundo, "Surepresas do Amor". É um produto sazonal, feito para a época natalina, o que obviamente não é o caso agora.
Reese Witherspoon e Vince Vaughn fazem um casal cujos pais são divorciados e há três anos dão desculpas esfarrapadas para não ter que visitá-los no Natal. Só que às vésperas das festas são surpreendidos por uma nevasca no aeroporto e uma emissora de TV os coloca em rede nacional no noticiário. Apanhados na mentira, terão que visitar cada um dos quatro genitores, que moram em diferentes partes do país. A cada encontro, um pouco do passado de um dos conjuges é revelado ao outro.
Filme de Natal sempre tem aquele negócio de lição de moral, da importância da família, seja lá como ela for, e no caso houve capricho na escalação dos pais. São quatro vencedores do Oscar como a própria Reese: Sissy Spacek, Mary Steenburgen, Robert Duvall e John Voight. Só que ao contrário ds Miss Queixo de Cotovelo, os quatro receberam seus prêmios por seu talento e não pela popularidade.
Tudo isso é desperdiçado numa comédia que descamba na escatologia e no humor fácil, bem aquém do que poderiam render os veteranos do elenco.

Ah, sim, também estrearam duas animações, o nacional "O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes" - cujos personagens não sei porque sempre me lembram aquelas formigas evangélicas - e "O Corajoso Ratinho Desperaux".

Nenhum comentário: