quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Melhores do mundo

A eleição de Cristiano Ronaldo como melhor jogador de futebol do mundo e de Marta como melhore jogadora do mundo não surpreende. A escolha do portugues, no entanto, coroa a superioridade européia no momento, demonstrada pela sensacional Eurocopa e pela insossa Copa América do ano passado.A campeã Espanha finalmente conseguiu dar conjunto ao seu ótimo elenco, a Holanda mostrou um futebol empolgante - ao menos no início - e a França também mostrou serviço. A Alemanha é a Alemanha, como diz Luis Fernando Veríssimo, um país que descobriu como ganhar a Copa do Mundo sem jogar futebol.
Por outro lado, no lado de baixo do Equador, a Argentina tem bons jogadores - alguns ótimos - mas não tem time. O Brasil nem craques em boa fase tem, agravado por um técnico inexperiente mas ainda assim cheio de soberba.
Se o cenário permanecer assim, a próxima Copa na África do Sul pode representar o fim de uma alternância entre Europa e América do Sul que vem desde 1966 na Inglaterra. Talvez o clube de campeões do mundo - hoje com apenas sete membros - ganhe um novo sócio, a Espanha ou Holanda, duas eternas favoritas que nunca venceram.

Nenhum comentário: