segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Tirando o atraso 2


Outro filme visto semana passada em DVD foi "Senhores do Crime", o segundo de um diptico sobre a violência assinado por David Cronemberg e estrelado por Viggo Mortensen.
Se no primeiro, "Marcas da Violência", o rei relutante de "O Senhor dos Anéis" era um ex-gangster que se escondia numa pequena cidade americana, agora ele é um aprendiz da Máfia russa em Londres. Na verdade, pequenos episódios revelam ao espectador que o cara é mais do isso, mas o que quer que ele planeje, pode ser ameaçado pela cruzada da parteira Anna (Naomi Watts, sempre bem) na busca pelos responsáveis pela gravidez e prostituição de uma jovem russa, morta ao dar à luz a uma garotinha. A chave está num diário deixada pela adolescente raptada e prostituída.
Anna é filha de um russo com uma irlandesa, o que faz com se deixe envolver pelo charme paternal do chefão Semyon, cuja fachada é de um respeitável dono de restaurante típico. Só aos poucos a moça vai perceber que tipo de homem ele é na verdade e a ameaça que representa a ela e sua família.
Em "Marcas da Violência" tinhamos um homem que havia renunciado ao crime para ser um pai de família, mas que tem que acertar as contas com o passado para preservar a nova vida. Mas ele retornará o mesmo após esse mergulho na violência?
Em "Senhores do Crime", ele é um sujeito que mergulha no crime para combatê-lo, mas torna-se inevitável que suje as mãos para alcançar seu objetivo. Ao final, o que o separa dos verdadeiros mafiosos?
Além de Viggo - indicado ao Oscar por este trabalho - e Naomi - uma das mais sólidas atrizes de sua idade - o filme tam ainda o excepcional Armin Mueller-Stahl como o chefão Seymion e Vincent Cassael como seu filho Kirill.

Nenhum comentário: