terça-feira, 16 de junho de 2009

Deco tira de letra


O jogador Deco, do Chelsea e da Seleção Portuguesa, convocou hoje pela manhã uma coletiva para falar do primeiro ano de seu instituto e do jogo beneficente que acontecerá sábado no Estádio do Primavera. O Instituto Deco 20 está instalado em Indaiatuba, no Jardim Santiago, e atende cerca de 250 crianças, além de outras do Manaém, com programas educacionais, inclusão social, esportivos, artísticos e profissionalizantes.
A partida que comemora o primeiro aniversário da entidade será no sábado às 11h, no Estádio Ítalo Limongi, com ingressos a R$10 que podem ser adquiridos antecipadamente no próprio Instituto Deco 20, na secretaria do Primavera e na loja do Clip Festival, no Shopping Jaraguá. O meia naturalizado português não tinha muitos nomes confirmados, mas entre os que pode adiantar estavam os de Ronaldinho Gaúcho, Zé Roberto, Luizão e Renato, do Sevilha. Como a maioria deve saber, apesar de ter nascido em São Bernardo do Campo e morar há anos na Europa, Deco guarda fortes laços com Indaiatuba, onde cresceu, tem amigos e se revelou jogando futsal pela Tejusa.
Estavam presentes representantes da imprensa local e de alguns órgãos de São Paulo, como as TVs Gazeta e Record, ávidos por alguma novidade a respeito do destino do jogador na próxima temporada, pois, apesar de ter ainda dois anos de contrato com o Chelsea, ele não esconde a vontade de sair de Londres, onde não se adaptou e teve a passagem marcada por contusões. O mais provável – e Deco não nega – é que vá para a Inter de Milão, onde o técnico José Mourinho o aguarda de braços abertos, mas o repórter da Gazeta – que podia mudar o nome para Gazeta do Timão – perguntou se ele não jogaria no Parque São Jorge, a exemplo de Ronaldo. Deco, corintiano confesso, foi diplomático, mas sua resposta significou mais ou menos: “ainda não estou no fim da minha carreira”.
O jogador contou as dificuldades de manter o projeto, sustentado por ele e em parte pela locação das quadras de futebol soçaite. Não chegou a se queixar, mas deu a entender que esperava maior apoio do empresariado local. Além da parte sócio-educacional, o Instituto conta ainda com uma escolinha de futebol e de um moderno teatro, que é locado para eventos e tem recebido a programação do Circuito Sesi, aberto ao público.
A participação da nossa imprensa poderia ter sido discreta, não fossem as intervenções do Messias, assessor de Comunicação do Primavera que, a despeito de atuar num clube de futebol, demonstrou ignorância sobre o assunto (e perguntou pra que, se não tem onde publicar?) e da cobrança da esteticista Eliege Signorelli, representando a Revista Imediata. A senhora em questão indagou ao jogador se caso ele estivesse mais presente aos eventos de Indaiatuba (especialmente os que ela organiza, acredito) e divulgasse mais o nome da cidade não seria mais fácil alavancar recursos para seu instituto. Deco demonstrou que seus anos em Portugal fizeram com que ele adquirisse a boa educação lusitana da qual fui testemunha recentemente, numa degustação de vinhos na BrancoTinto.
“Eu poderia ter feito este instituto em São Paulo ou em São Bernardo onde nasci, mas escolhi Indaiatuba porque amo esta cidade. Em todas as entrevistas digo que sou daqui, e não do ABC ou da Capital. Sem querer menosprezar, é um projeto e tanto para o tamanho do Município e se não estou mais presente é por causa do meu trabalho, que é o que sustenta o instituto”. Após a resposta do craque, a referida esteticista deixou o recinto antes do término da coletiva.
Serviço – Jogo beneficente Amigos do Deco, sábado, dia 20, 11h no Estádio Ítalo Limongi. Ingressos antecipados a R$10 à venda no Instituto Deco 20, Rua Pedro Virilo, 310, Jardim Santiago; secretaria do Primavera, Rua José Escodro, 107 - Vila Vitória II; e loja do Clip Festival, no Shopping Center Jaraguá Indaiatuba.

Nenhum comentário: