quarta-feira, 3 de junho de 2009

Japa novo no Cambuí

Ontem, fomos eu, Kleber Patricio e Bárbara Nomura a Campinas para conhecer o novo Ryuu Sushi Bar, na Avenida João Alves Mendes Júnior, 427, Cambuí. A imprensa da fregião foi convidada para um menu degustação do restaurante, decorado com motivos de mangá e com uma TV em que ficam passando trechos de seriados japas clássicos, como Ultraman, Ultraseven, Spectreman (aquele do gorila de peruca loira), Vingadores do Espaço e Fantaman – também conhecido como Fantomas e pelo bordão “Zerooo”, do vilão doutor Zero. Kleber disse que se passasse Robo Gigante ele daria um grito.

Bom, da mesma forma como senti falta do Jaspion na seleção de videos (por causa dele, nenhum nipo-descendente pode fazer permanente impunemente), achei que faltou o oshibori à mesa, aquelas toalhinhas quentes que vêm antes das refeiçôes, especialmente por conta da proposta de resgate da tradição culinária japonesa, tão judiada por californa rolls e temakis de madioca com carne seca. Mas, enfim.

Os pratos do consultor Thompson Lee são interessantes com destaque para um rolinho com uma “casca” crocante cobrindo o nori e um harumaki vegetariano muito bom. Todos os provados têm bela apresentação e são saborosos mas, sinceramente, como nikkey não vi muito da tradição alardeada no release. A verdade é que, comida japonesa para japones continua sendo udon, sukyaki (com ovo cru e tudo), tsukemono e natô. Mas vocês, gaijins, não encarariam, principalmente os dois últimos. 

O Ryuu tem capacidade para 88 lugares, sendo 9 no bistrô, 36 no deck, 24 no salão, 11 no sushibar e 8 no tatame. Destaque para a vista do deck, voltado para a Norte-Sul, bem em frente ao belo flamboyant da praça que fica na entrada nobre do Cambuí.

2 comentários:

Bárbara disse...

Uma das coisas que mais me chamou atenção foi o harumaki vegetariano. Além de não ter carne, a massa estava perfeita, fina, da melhor forma possível.

ARABACI disse...

Kimura,há gaijins que gostam de tsukemono e natô...