segunda-feira, 8 de junho de 2009

Um ano de supermercado verde

Os funcionários da loja verde se emocionam com a música dos meninos

A orquestra de jovens do Pão de Açúcar fez uma bela apresentação

Na quinta-feira passada o Pão de Açúcar reuniu a imprensa para comemorar o primeiro aniversário de seu supermercado "verde", instalada justamente aqui, em Indaiatuba. Trata-se da primeira loja do gênero na América Latina, tendo inspirado os concorrentes Carrefou e Wal Mart a montarem unidades dentro dessa filosofia. Em Indaiatuba, o Pão de Açucar "verde" virou ponto turístico - não que as pessoas venham à cidade só para conhecê-lo, mas muitos que vêm, fazem questão de ir até lá - , local de compras para a classe média alta e de passeio para o resto da população.

O diretor de Operações, João Edson Gravata, comemorou os números da loja, a saber:
  • Comercialização de 2580 sacolas retornáveis vendidas;
  • Arrecadação de 235,5 toneladas de resíduos reciclados, incluindo o lixo orgânico;
  • Recebimento de 21155 embalagens depositadas no caixa verde;
  • Arrecadação de 2.000 itens entre Agasalhos, Brinquedos e Livros, nos períodos de Campanhas realizadas pelas lojas;
  • Doação de 7,8 toneladas de produtos no Programa Parceria contra o Desperdício; Redução de 38% no consumo de energia elétrica/ mês (*);
  • Redução de 27 % de economia de água/ mês (*).
(*) se comparado com loja convencional.

Isso considerando que sua construção custou 10% mais que uma unidade do mesmo porte.Sobre o desempenho comercial, o executivo não quis divulgar números específicos, mas firsou que ficou dentro das projeções iniciais. O resultado final seria o mesmo se a outra loja da cidade, no shopping Jaraguá, não tivesse fechado as portas na virada do ano?

Foi servido aos jornalistas presentes um almoço com produtos orgânicos encontrados na loja. Na verdade, a carne não era exatamente orgânica, como foi dito, mas o gado que a forneceu é rastreado deste a insemnação até o abate. Como colunista há quase duas décadas, já comi incontáveis Filés Chateaubriand por eventos afora, mas este servido no Pão de Açucar verde foi fora de série. E olha que ele estava bem passado, que não é a melhor forma de saboreá-lo.
No final, os convidados foram presenteados com um concerto de bolso da Orquestra Pâo de Açucar, belo projeto de arte-educação da empresa, que existe há dez anos e já atendeu 10 mil crianças e jovens. E o brinde de aniversário foi com espumante Valentim, produzido pela Miolo para comermorar os 60 anos do Pão de Açucar, cujo nome homenageia o fundador da empresa, Valentim dos Santos Diniz.

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