terça-feira, 23 de junho de 2009

Trilha sonora da ocasião

Ontem à tarde, enquanto esperava para fotografar o Fresno no Colégio Renovação, fiquei com a música "Vossa Excelência" (citada abaixo) tocando em minha cabeça enquanto repassava os recentes escândalos no Senado, personificados na figura de José Sarney, que era o presidente do Brasil quando os Titãs começaram a fazer sucesso.

Vindos do cenário punk paulistano, a banda era formada por garotos de classe média que vinham de bons colégios, mas que tinham acesso à onda punk lodrina, embora essa tivesse como heróis filhos de operários que perdiam seus empregos sob Margaret Tatcher. Cozinhando os ingredientes de rebeldia do Sex Pistols e outros com reggae jamaicano e o pop pipoca, os Titãs saíram da "Sonífera Ilha" do primeiro disco para os legítimos hinos pós-punk tupiniquins, "Igreja", "Bichos Escrotos" e "Polícia", todos do antológico "Cabeça Dinossauro", considerado o melhor disco de rock brasileiro dos anos 80.

"Vossa Excelência" surge em 2005, no CD "MTV ao Vivo", quando os Titãs já são há tempos uma banda "Greatest Hits" (as bandas de rock se dividem entre as que ainda lançam discos relevantes e aquelas que vivem do passado, dos "grandes sucessos"). Veicula uma revolta pré-racional e até infantil contra a política e os políticos, como foi "Igreja" em relação à religião e "Polícia" para os órgãos de segurança. Entretanto, diante da repetição do mesmo roteiro (sacanagem), do mesmo cenário (Brasília), dos mesmos atores (Zé Sarney e companhia) e da mesma platéia catatônita (nós), é inevitável se deixar levar por seu refrão e berrá-lo a plenos pulmões, como aconteceu no show de Paulo Miklos domingo à noite no Parque Ecológico de Indaiatuba. Isso que é rock, minha gente.

Eu escrevi no post abaixo "felizmente as autoridades já tinham se mandado"? Infelizmente eles não ficaram pra ouvir!

Senhoras e senhores, os Titãs em "Vossa Excelência":

Nenhum comentário: