quarta-feira, 8 de abril de 2009

Em cartaz

dragonball

O Multiplex Topázio recebe dois lançamentos nacionais no feriadão. “Dragonball – Evolution” é a adaptação do mangá de Akira Toriyama, sucesso também no Brasil na forma de animê, principalmente em sua versão “Z”. “Presságio” é mais uma incursão de Nicholas Cage no reino das profecias (“O Vidente” passa bastante no Telecine).

A saga de Son Goku, da infância até se tornar avô, lançou Akira Toriyama ao estrelato no mundo dos quadrinhos japoneses – chamados mangás – e também o tornou conhecido em todo o mundo graças a versão em desenho animado – anime, na Terra do Sol Nascente. A influência de “Dragonball” sobre a cultura pop é enorme. Cronologicamente, o golpe Kamehameha, inventado no mangá, é anterior ao Haduken do game “Street Fighter”, o que pode indicar uma inspiração, já que ambos são “marcas registradas” dos respectivos universos. Também não dá para se considerar uma coincidência que a batalha final de “Matrix Revolutions” se assemelhe aos combates apocalípticos de “Dragonball Z”.

Mas o filme se inspira no início da história de Goku, embora o ator Justin Chatwin seja bem mais velho que o garoto com rabo de macaco do mangá. Quando seu avô Son Gohan está agonizante, este pede a Goku que recupere as bolas do dragão (esse é um ótimo motivo para fugir da tradução literal nesse caso) antes do malvado rei demônio Piccolo (James Masters, o Spike de “Buffy” e “Angel”), que deseja usá-las para governar o mundo. A lenda diz que quem tiver as sete esferas mágicas poderá fazer um pedido ao dragão místico Shenlong. Só que uma delas já está com Goku, o que vai obrigar Piccolo a confrontá-lo. Na busca pelas outras seis dragonballs, o garoto terá a ajuda de Bulma (Emmy Rossum, de “O Fantasma da Ópera” e “O Dia Depois de Amanhã”), uma moça esperta e cheia de recursos, e do mestre Roshi, versão do mestre Kame para o cinema, sem o casco de tartaruga e mais jovem, vivido pelo astro de Hong Kong, Chow-Yun Fat (“O Tigre e o Dragão”). Do velho do mangá, restou a tara, já que ele dá uns apertões na Bulma para satisfazer os fãs. Ainda mais com um Goku adolescente loser de high school americano...

A direção é de James Wong, de “Premonição” 1 e 3, e “O Confronto”, com Jet Li e Jason Statham.

Procura-se um vencedor do Oscar

Ás vezes a gente fica pensando onde está o Oscar ganho por Nicolas Cage por “Despedida em Las Vegas”, há 13 anos. No mínimo a estatueta deve se esconder de vergonha vendo as últimas atuações de seu dono. E aos 45 anos ele ainda é muito jovem para sofrer da síndrome de Robert De Niro, que há muito tempo está no piloto automático, que ainda assim é muito melhor que a canastrice de Cage nos dois “Em Busca do Tesouro Perdido”, “Motoqueiro Fantasma” ou “O Vidente”.

Em “Presságio”, ele é John Koestler, um professor que, ao examinar o conteúdo de uma cápsula do tempo, descobre alguns desenhos feitos por alunos de uma escola em 1958. Em uma das folhas, há coordenadas de datas, mortes e desastres que aconteceram nestes 50 anos. Koestler conclui que algumas delas ainda não ocorreram e que o mundo acabará em uma semana, mas de alguma forma, ele e seus filhos estão relacionados com as tragédias. A direção é do mesmo Alex Proyas de “O Corvo” e “Eu, Robô”. No elenco, a bela Rose Byrne, de “Tróia”, “Sunshine” e do ótimo seriado “Damages”.

pressagio

Nenhum comentário: