sexta-feira, 10 de abril de 2009

Sinfônica do Estado de São Paulo vem para a Virada em Indaiatuba


A melhor orquestra do Brasil, a Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), se apresenta de graça em Indaiatuba no dia 17 de maio, às 11h da manhã. É a principal atração da Virada Cultural na cidade, evento da Secretaria de Estado da Cultura que acontece entre os dias 16 e 17 do mês que vem. Yamandú Costa, Ballet Cisne Negro, Lenine, Marcelo Nova, Parlapatões e CPM 22 são outras das atrações da maratona cultural que no ano passado atraiu cerca de 30 mil pessoas somente em Indaiatuba.
“Minha maior preocupação é a Osesp. A idéia Secretaria de Estado foi reproduzir os concertos ao ar livre no Ibirapuera, mas em Indaiatuba não há essa tradição”, preocupa-se a secretária Municipal da Cultura, Erika Novachi. O temor dela talvez seja fundamentada pela apresentação de outra orquestra, a Tom Jobim. em 2006, regida por Roberto Sion, no mesmo Parque Ecológico e igualmente gratuito, que teve um público medíocre. Acontece que a Osesp é uma atração disputada por todas as cidades participantes da Virada, e devido ao sucesso do ano passado, quando a cidade estreava a programação, Indaiatuba foi presenteada com o concerto da “jóia da coroa” do Governo do Estado de São Paulo.

Mas nem só de Osesp vai vier a Virada Cultural em Indaiatuba, que este ano será dividida entre o Parque Ecológico, o Centro Integrado de Apoio (Educação de Indaiatuba (Ciaei), o Casarão Cultural Pau Preto e o Multiplex Topázio. A abertura oficial acontece às 18h do sábado, dia 16, no Parque Ecológico, e logo em seguida apresenta-se o grupo Móveis Coloniais Acaju, banda que faz sincretismo musical entre o rock, ska e ritmos regionais. Às 19h, o consagrado Ballet Cisne Negro inicia a programação no Ciaei, com as coreografias “Fruto da Terra” e “Trama”. Ás 20h, no Parque, a banda indaiatubana Alien Groove esquenta a platéia para o roqueiro Marcelo Nova, que terá a chance de se redimir da péssima participação no Rock no Casarão no ano passado. Fundador e ex-vocalista do Camisa de Vênus, bagagem para tanto ele tem. Às 21h30, o cantor Danilo de Moraes, filho do apresentador do “Bem Brasil” e integrante do Premê Wandi Doratiotto, faz seu show no Ciaei. O Arruaça – Circo Vox, faz intervenção de rua perto do palco do Parque Ecológico às 22h e às 23h30. Entre as duas intervenções, o Dead Fish, banda capixaba muito conhecida entre o público da MTV, toca no Parque.

Às 23h, o grupo de teatro de rua Parlapatões sobe ao palco do Ciaei com o espetáculo solo de Hugo Possolo, “Prego na Testa”, texto de Eric Bogosian, direção e adaptação de Aimar Labaki. Á meia-noite, o cantor e compositor Lenine interpreta seus sucessos no Parque Ecológico, dando lugar, em seguida, ao DJ Eduardo Brechó, que faz pesquisas sobre a influência da música africana no mundo todo, que comanda as picape até às 4h.

No Ciaei, à 1h da manhã, sobe ao palco um dos expoentes da Vanguarda Paulistana dos anos 80, a Patife Band, liderada por Paulo Barnabé, irmão de Arrigo, e ressuscitada em 2003. Às 3h da matina, o Clube do Improviso vai tentar acordar os resistentes da madrugada com seus jogos de improvisação teatral.

O domingo começa às 10h no Ciaei com a Furunfunfum, companhia teatral que utiliza diversas técnicas e estilos teatrais que vai apresentar “O Meninotauro”. Ás 11h acontece o aguardado concerto da Osesp no Parque Ecológico, enquanto o Gran Circo Máximo acontece a partir do meio-dia, perto do palco, repetindo as intervenções às 16h. Ao meio-dia e meia, o Fandango de Chilena dos irmãos Lara, de Capela do Alto, se apresentam na porta do Ciaei, voltando às 15h. Ás 13h30, a banda Bicho de Pé arma um forró no palco do Parque Ecológico. Ás 14h, o grupo de repentistas de corpo Lado B (não confundir com a banda de rock/pop indaiatubana) se apresenta no Ciaei. Ás 15h, a atração SxA, de Ribeirão Preto, sobe ao palco no Parque Ecológico.

Às 16h, o violonista Yamandú Costa encerra a programação no Ciaei, enquanto ás 17h, a banda de rock CPM22 fecha a programação no Parque Ecológico e da Virada Cultural Paulista em Indaiatuba.

Paralelamente a essas programações principais, sábado, no Multiplex Topázio, serão exibidos três filmes brasileiros – ainda não definidos – a partir das 19h. No domingo, o Casarão Cultural Pau Preto terá o City Tour Passeio da Memória às 14h, às 15h será contada a história da ferroviária e às 17h receberá a peça “Conserto de Senhoritas” (com “esse” mesmo), adaptação do grupo Boca de Trombone, de Ribeirão Preto, da peça “L’Orquestre”, de Jean Anuih.

Nenhum comentário: