sábado, 25 de abril de 2009

Presidência do Comtur

Obrigado a todos que me cumprimentaram por eu ter assumido a presidência do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Embora os membros presentes na reunião do dia 14 estivessem animados e dispostos a trabalhar, a verdade é que o cargo sobrou para mim por eliminação. Mas devo explicar que não caí de paraquedas no conselho nem minha batalha em prol do incremento do turismo na cidade uma coisa de anteontem.

Para muita gente, por Indaiatuba não ter atrações ditas turísticas, investir na área era uma bobagem, e de fato foi assim durante muito tempo, apesar dos milhares de paulistanos e vizinhos da Grande São Paulo que invadem o Município nos finais de semana e das cerca de dez mil pessoas que lotam a Festa da Tradição de Helvetia há uns 20 anos. Os primeiros a tentarem uma mudança de atitude em relação a isso foi o Sindicato Rural Patronal, que juntamente com entidades similares da região, iniciaram as articulações para o surgimento do Circuito das Frutas, posteriormente encampado pelo Governo do Estado. Na época, existia a Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo (Selt), mas para o Turismo mesmo havia só uma funcionária que havia feito o curso técnico na Fiec, hoje extinto. Acompanhei eventos ligados ao turismo rural e cobri a criação oficial do Circuito das Frutas. Departamento de Turismo só passou a existir quando foi criada a Secretaria de Desenvolvimento, no governo José Onério, e Graziela Milani Narezzi passou a dirigi-lo. Fui então convidado pelo então secretário de Governo Luiz Alberto “Cebolinha” Pereira a fazer parte do Comtur como representante da Imprensa e chamei o colega Fábio Alexandre para ser meu suplente. Mesmo não sendo da área, Graziela mostrou que com inteligência e iniciativa era possível fazer muito por uma área tão subestimada pelo poder público. Ilustrando a importância do Turismo na cidade, em alguns anos surgiram quatro grandes hotéis, que em pouco tempo passaram a trabalhar com altas taxas de ocupação, nos dias de semana por causa do Turismo de Negócios e em alguns finais de semana por conta de eventos na cidade – como provas de MotoCross – na região, como raves e micaretas.

Na gestão de Graziela, foram obtidos junto ao Ministério de Turismo os recursos para a construção tanto do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) quanto do Centro e Convenções Aydil Bonachella. Muita gente acha que são elefantes brancos, mas note que o CAT é o único local de informações da Prefeitura que funciona aos finais de semana e o centro de convenções abrigou no último final de semana um congresso de dança que teve um público de mais de 200 pessoas, mais da metade de outras cidades. Atrair as pessoas para Indaiatuba não é nem mais a questão, mas fazer com que visitante por qualquer motivo conheça e consuma na cidade é. Como fazer isso e ajudar o comerciante a receber o turista são alguns problemas que pretendo discutir e buscar soluções.

Um comentário:

graziela milani narezzi disse...

caro Kimura

desejo sucesso e muitas realizações na sua gestão como Presidente do Comtur.
Um abraço
Graziela Milani Narezzi