terça-feira, 10 de março de 2009

Nada de muito novo no front


A quarta sessão ordinária da Câmara Municipal este ano foi curta e sem muitas novidades. O suplente Jânio Ribeiro (PT) me chamou a atenção para a frase da Bíblia usada na abertura, tirada dos Coríntios, segundo ele, em homenagem ao gol do Ronaldo domingo. Além de petista, corintiano como Lula.
Entre as muitas indicações de praxe, várias em relação à Saúde. O vereador Celsinho Rocha (PDT) quer um hospital de grande porte no lugar do Mini-Hospital do Jardim Morada do Sol. Construir até que sai barato, o caro é manter um hospital, como Salto e outras cidades já sentiram na carne.
Dentre as diversas indicações de Vera Spadella (PDT) nesta sessão - todas para implantação de procedimentos médicos dedicados à mulher usuária do SUS - chamou a atenção a que pede o serviço de videolaparoscopia, cujo equipamento teria sido comprado pela Prefeitura mas que o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) estaria usando apenas para pacientes com convênio particular. Em aparte, Túlio Tomass do Couto (PPS), ginecologista e obstetra como Vera, confirmou a denúncia. O presidente da casa, Luiz Carlos Chiaparine (PDT), ex-secretário da Saúde, não se manifestou a respeito. Liguei para a assessoria de imprensa do Haoc mas ainda não obtive resposta.
O vereador Celsinho Rocha fez uma indicação proibindo a autorização de novas instalações de placas medindo 4 x 2 metros e outdoor de 3 x 9 metros, o que é um enaio de uma Lei Cidadde Limpa por aqui.
Na luta pela melhoria do transporte público, o vereador Bruno Ganem (PV) pede mais linhas entre o bairro Monteverde e o Centro, que beneficiaria de quebra alunos e funcionários da Fiec, além de quem queira prestigiar os eventos no Ciaei; e implantação de informativos de linhas e horários nos pontos de ônibus, medida simples e de grande ajuda.
Já o vereador Carlos Alberto Resende Lopes, o Linho (PT) quer remanejar os semáforos de pedestres no cruzamento das ruas 15 de Novembro e Padre Bento Pacheco para rotatória do Haoc, além de um semáforo para veículos. Ele descobriu que a prefeitura pagou a instalação de 30 semáforos para pedestres, mas que a maioria deles estava em locais desnecessários, como na refereida esquina no Centro.
Um pedido de requerimento do Linho, sobre um dispostivo de controle de tráfego nos viadutos sobres a SP-75 ligando o Jardim Morada do Sol ao Distrito Industrial levou a vários apartes dos vereadores Luiz Alberto "Cebolinha" Pereira (PDT), Celsinho Rocha e Hélio Ribeiro, todos igualmente preocupados com os problemas do trânsito no local e ao mesmo tempo acompanhando as negociações entre a Prefeitura e a concessionária Rodovias das Colinas para um projeto viário que resolva o nó.
Nas votações, o próprio Cebolinha, autor do projeto que obriga a instalação de hidrômetros em cada unidade residencial, pediu vistas de 10 dias mediante solicitação do superintendente do Saae, que alegou problemas técnicos para a implantação da medida nos moldes propostos pelo vereador.
No mais, foram aprovadas a inclusão no Calendário Oficial do Município da Festa do Chopp da Acenbi em rol do Departamento de Beisebol (que é a do primeiro semestre, que acontecerá no próximo dia 4. A outra, do segundo semestre, já está no calendário) e do Clipfestival.

Na foto, o time completo de assessores jurídicos da Câmara - José Carlos Sgobetta, William Alves dos Santos e José Arnaldo Carotti - em sessão sem maiores entraves legais

Nenhum comentário: