quinta-feira, 19 de março de 2009

Palma de Ouro no Cinelube


"Entre os Muros da Escola", vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 2008, é a atração do Cineclube Indaiatuba no próximo dia 31, às 19h30.

É um filme de Laurent Cantet, diretor dos elogiados "Agenda" (2001) e "Em Direção ao Sul" (2005). No filme premiado no maior festival de cinema do mundo, o cineasta mistura ficção e documentário, usando, inclusive, o autor do livro em que se baseia como protagonista. François Bégaudeau, que relata suas experiências como professor na obra, divide a cena com diversos adolescentes não-atores, que vivem situações muito próximas de seu próprio cotidiano.

A ação se passa inteiramente na sala de aula, corredores e pátio de um escola pública francesa, e o multiculturalismo de seus alunos transforma-se num microcosmo da França de hoje, aque proíbe uso de véus por estudantes muçulmanas em nome do igualitarismo da revolução de 1789 e que leva jovens imigrantes a promover um quebra-quebra generalizado pelas ruas de Paris.

Críticos esteticamente rigorosos como Luiz Zanin Oricchio e Ricardo Calil adoraram, para não falar no emotivo Luiz Carlos Merten, que o elegeu um dos melhores do ano. De 2009.

Nenhum comentário: