segunda-feira, 30 de março de 2009

Sesi apresenta peça gratuita no Teatro Deco 20

No dia 3 de abril, o SESI Indaiatuba apresentará, gratuitamente, o espetáculo Quiprocó, do Grupo Teatral Moitará . Será realizada uma sessão na sexta-feira, às 20 horas. A montagem é uma das atrações previstas para integrar a programação do Circuito Cultural SESI em Indaiatuba.
A montagem trata de um encontro oportunista no qual três “personagens-tipo” – cada um na sua rotina – tentam saciar seus desejos, utilizando artimanhas de sobrevivência e, num jogo divertido de qüiproquós, são deflagrados conflitos dos sentimentos humanos. Nesta farsa, dois espertalhões, Dentinho e Pulti, tentam se aproveitar de Miroca, uma cozinheira devota de Santo Antônio e que sonha em se casar.
Lúdica, a peça se alimenta do universo cultural brasileiro para a criação de “tipos” genuínos, com seus sonhos, crenças e costumes, contemplando a inventividade dos contadores de causos e a criatividade de sobrevivência do povo brasileiro.
O ponto de partida para a montagem surgiu de uma vertente da pesquisa que o grupo realiza, há alguns anos, com a máscara teatral sobre personagens tipicamente brasileiros e que sintetizam, em suas características, uma visão, ao mesmo tempo, particular e universal .
Para Venício Fonseca, diretor da peça, a história representada foi construída pelos próprios personagens numa colaboração entre o ator e o encenador. “As referências adotadas foram, sobretudo, os elementos e personagens da cultura popular brasileira, com suas festas tradicionais, com seus Mateus, Malazartes, Catarinas, os contadores e boiadeiros desse nosso sertão e os arquétipos e gênero da Commedia dell´Arte”, explica.
A montagem conta com elementos folclóricos, trilha sonora composta por emboladas e tocada por instrumentos como o acordeom.

Histórico

Criado em 1988, o Grupo Teatral Moitará realiza pesquisa sistemática sobre a dramaturgia do ator com a linguagem da máscara teatral. Desde 2004, quando o grupo adquiriu sua sede, localizada no bairro da Lapa fluminense, passou a intensificar a realização de intercâmbios com artistas e pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Com o projeto Com o projeto Sentidos da Máscara Teatral – uma metodologia para a dramaturgia do ator , que recebeu o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz (2007), o grupo ofereceu oficinas, palestras e seminários sobre sua pesquisa a cerca de cinco mil atores em 2008 e foi formado um núcleo de pesquisa com 15 atores. Por meio deste mesmo projeto, o grupo trouxe ao Brasil Eugênio Barba e Júlia Varley, do Odin Teatret; Enrico Bonavera, ator do Picolo Teatro di Milano; Donato Sartori e Paola Piizzi, do Centro Mascherre e Struture Gestuali. Além disso, desenvolve o projeto Palavras Visíveis: capacitação técnica para atores surdos com a linguagem da máscara teatral , que torna o grupo um Ponto de Cultura, ação do Governo Federal que faz parte do Cultura Viva.
No ano passado, o espetáculo integrou o projeto Boca de Cena em Nova Iguaçu, Teresópolis e Nova Friburgo, além de participar do III Festival Palco Giratório SESC , com apresentações em Gravataí e Porto Alegre (RS). Em 2007, a peça viajou para a II Semana de Teatro do Maranhão em São Luís, XX Inverno Cultural de São João Del Rey (MG), Festival de Teatro de Ouro Branco e 39º Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais . A montagem circulou, ainda, por Brasília, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.
Com o espetáculo Imagens da Quimera (2003), visto por mais de 30 mil pessoas em diversos estados do país, foi indicado ao Prêmio Shell na categoria música.

Ficha Técnica:

Texto e Roteiro: Grupo Teatral Moitará
Direção Geral: Venício Fonseca
Elenco: André Marcos, Erika Rettl e Fabiano Manhães
Preparação do Ator com a Linguagem da Máscara Teatral: Venício Fonseca e Erika Rettl
Embolada Quiprocó (letra e música): Mauro Menezes
Figurinos, Adereços e Cenários: Carlos Alberto Nunes
Iluminação: Djalma Amaral
Arranjos das Músicas: Fáthima Rodrigues
Cenotécnicos: Antonio Domingues (Tuninho) e Álvaro de Souza
Fotografia: Ademilson Pinheiro, André Fossati e Celso Pereira.

SERVIÇO:
Circuito Cultural SESI em Indaiatuba
Espetáculo: Quiprocó
Local : Instituto Deco 20 – Rua Pedro Virgílio, 310 – Jd. Santiago – Indaiatuba.
Data e horário: 3 de abril (sexta-feira), às 20 horas.
Entrada: Franca – retirar ingressos com uma hora de antecedência.
Capacidade: 292 lugares
Gênero: farsa
Duração: 50 minutos
Recomendação etária: Livre para todos os públicos
Informações: (19) 3875-9000

Nenhum comentário: