terça-feira, 17 de março de 2009

A sessão de ontem

Túlio se exalta o falar da quadra do Carlos Aldrovandi e do equipamento de videolaparoscopia do Haoc

Ontem foi mais uma sessão da Câmara com inúmeras indicações e poucos projetos em pauta. "Em pauta", aliás, que foi um dos pontos focais dos vereadores, por causa de nota publicada na coluna do mesmo nome da Tribuna de Indaiá assinada pela repórter Tatiane Quadra. Tudo porque a jornalista fez coro com o vereador Carlos Alberto Resende Lopes, o Linho, quando este disse na sessão anterior que "não costuma fazer indicação, uma vez que a maioria já é obrigação do Poder Executivo".

Usaram o microfone em defesa do instrumento da indicação Luiz Alberto "Cebolinha" Pereira (PDT), Hélio Ribeiro (PSB) e Celsinho Rocha (PDT), que argumentaram que é uma das funções do vereador a assessoria ao Poder Executivo, e que as recomendações de obras são uma forma de fazer a ponte entre a população e a Prefeitura. Concordo até certo ponto, já que é muito mais fácil e direto ligar para o edil para reclamar do que encaminhar o problema à Prefeitura e se perder nos trâmites burocráticos. Cebolinha afirma que antes de fazer uma indicação costuma ligar para o secretário responsável para saber o que é possível fazer a respeito do problema apontado pelo eleitor e também da viabilidade de sua execução. Um vereador não pode fazer projeto que implique em gasto pelo Município, mas pode indicar que se construa um hospital na Morada do Sol ou uma passarela sobre o Córrego Barnabé. Por que? Porque o projeto pode virar lei e obrigar o Município a executá-lo - em tese - e a indicação é meramente o registro do pedido do vereador, ou seja, pode não dar em nada, mas tá lá, documentado que, pelo menos, foi encaminhado ao Executivo.

Mas às vezes uma indicação não diz respeito à Municipalidade, como aconteceu ontem com um processo de Túlio Tomas do Couto (PPS), solicitando que a quadra de esportes localizada no Jardim Carlos Aldrovandi seja colocada à disposição da comunidade. Segundo o vereador, o referido equipamento construído por uma entidade do empresário Baldomero Barbará, morador do condomínio Helvetia Polo Country, fica trancado a maior parte do tempo, e mais parece um"enfeite" do bairro. Celsinho Rocha (PDT), que também mora no referido condomínio de alto padrão, pediu aparte para defender a ONG do empresário, afirmando que naquele espaço são realizadas diversas atividades e cursos gratuitos àquela população e que, por isso, a diponibilidade é limitada. Túlio se exaltou e manteve a afirmação que a comunidade não tinha acesso à quadra aos finais de semana, quando seria um espaço de lazer fundamental para as crianças e jovens, e emendou ainda o desmentido ás informações dadas à imprensa pelas assessorias da Prefeitura e do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), de que o equipamento de videolaparoscopia - a que Vera Spadella se referiu na sessão anterior - era do hospital e que estava disponível para pacientes do SUS. O vereador-ginecologista manteve a afirmação de que o equipamento foi comprado pela Prefeitura e doado ao Haoc e que não era acessível a procedimentos pelo SUS, no que foi interrompido pelo presidente da casa, Luiz Carlos Chiaparine (PDT), por uma questão de ordem. Aliás, o próprio Chiparine poderia dizer algo a respeito, já que foi secretário da Saúde por seis anos.

Foram encaminhadas às comissões dois projetos do Cebolinha - um obrigando a apresentação de receita médica para ministrar medicamentos em crianças nas creches municipais e outro para a realização de campanha de esclarecimentos sobre o diagnóstico da dislexia na Rede Municipal de Ensino - ; projetos do Executivo autorizando repasse de verba à Casa da Criança Jesus de Nazaré, para a Casa da Providência, à Apae e autorização de premiação em dinheiro aos vencedores do Festival de Música da Secult. Túlio enviou dois projetos, declarando de utilidade pública a sociedade civil Aviva Indaiá - Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Indaiatuba, e outro que denomina Rua Antônia Nascimento de Lima um logradouro do Jardim Figueira.

Foram aprovados em segunda votação a inclusão no Calendário Oficial do Município da Festa do Chopp do Departamento de Beisebol da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi), de autoria de Vera Spadella; e do Clip Festival, de autoria de Helton Ribeiro (PP).

Aliás, que eventos estão nesse Calendário Oficial do Município? A Assessoria de Comunicação da Prefeitura diz que ele está sendo montado.

Nenhum comentário: