terça-feira, 3 de março de 2009

Sessão da Câmara

A terceira sessão ordinária da Câmara Municipal de Indaiatuba recebeu um bom público, entre ilustres e populares. Estavam presentes ao plenário os secretários de Administração, Núncio Lobo Costa, e de Habitação, Gervásio Aparecido da Silva, além do ex-prefeito e ex-deputado estadual José Carlos Tonin.

Núncio e Gervásio

José Carlos Tonin com o ex-vereador Zé do Mercado

O vereador Túlio Tomass do Couto (PDT) pediu a palavra pra defender sua indicação de implantar um ambulatório de pediatria no Jardim Morada do Sol, como forma de desafogar o atendimento no Pronto-Socorro do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc). O líder do governo, Luiz Alberto “Cebolinha” Pereira (PDT) falou sobre usa indicação de realizar vigilância no “Barco do Parque Ecológico” (também conhecido como “Titanic”), por conta de depredações praticadas por vândalos. Também destacou a importância de estender a iluminação pública na Marginal do Parque até á Rua 73 do Jardim Morada do Sol e, efetivamente se fazer a pintura de todas as lombadas da cidade, principalmente as das vias mais movimentadas.

O vereador Adalto Messias fez uma indicação que alegrou de modo particular a repórter Tatiane Quadra: a limpeza e manutenção das ruas no bairro Colinas 2, onde a colega da Tribuna de Indaiá mora. Segundo o edil uma moradora do bairro o procurou para pedir ajuda para o problema e, quando ele ligou para o secretário responsável, provavelmente o de Obras, José Carlos Selone, deu com o rádio desligado, o que o indignou profundamente.

O vereador Celsinho Rocha (PDT) solicitou a retirada das cancelas das entradas do estacionamento do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc). Na verdade, desde o dia 1º de janeiro, o hospital dá uma carência de quatro horas para quem usa a portaria do Pronto-Socorro mas manteve a cancelas sob alegação de segurança. Celsinho lembrou que o fim da cobrança do estacionamento do Haoc é uma “bandeira do prefeito Reinaldo Nogueira”, no que foi apoiado pelo presidente da Casa Luiz Carlos Chiaparine (PDT), que disse ter certeza que a indicação seria acatada.

O vereador Bruno Ganem (PV) subiu à tribuna para defender duas indicações: a que pede que cada classe com dois alunos portadores de deficiências tenha um auxiliar de especialista na deficiência da criança e a implantação de linha direta de ônibus para as universidades PUC-Campinas e Unicamp, no que foi aparteado pelos colegas Túlio e Fábio Conte (PSB) que, junto com Maurício Baroni, já realizaram reuniões com a Viação Bonavita sobre o assunto. Segundo Túlio, o que a empresa quer é que a Prefeitura subsidie a linha antes mesmo de saber se ela é viável. Por outro lado, em Vinhedo e Paulínia as respectivas prefeituras pagam os ônibus que leva estudantes da cidade às faculdades em outras cidades. E olha que no ranking das melhores cidades em qualidade de vida, Vinhedo está em 23º e Paulina em 38º lugares...

O vereador Agostinho Andrade Jr. (PPS) fez uma indicação que foi uma revelação: a de que a Prefeitura havia cortado o Centro de Equoterapia para crianças e adolescentes com deficiência física e mental, que já foi objeto de diversas matérias jornalísticas e um dos orgulhos da administração anterior. O pedido de Agostinho foi para a retomada do programa, no que, segundo ele, teve a concordância do prefeito Reinaldo Nogueira. Linho, em aparte, louvou a iniciativa do colega e disse que "programa social não se corta, se amplia”. De fato, se era bom, por que cortou?

O vereador Bruno Ganem voltou a tribuna para falar de suas indicações de reforma de sarjetas, melhorias e fiscalização em praça e instalação de semáforo em travessa da Àrio Barnabé.

Linho teve dois requerimentos aprovados, um pedindo informações sobre a Rede Pública Municipal e outro sobre concessão de bolsas de estudos pelo Poder Executivo.

Túlio fez três moções de congratulações: para o Dia Internacional da Mulher, para a Escola de Samba Imperador de Santa Cruz e para o bloco Unidos da Assocal, campeãs do Carnaval de Rua da cidade; e à Secretaria de Esportes e para a Liga das Escolas de Samba de Indaiatuba pela organização do desfile.

Celsinho solicitou moção de pesar pela morte de Lauro Magnusson, no dia 23 de fevereiro último, e de congratulações à Igreja Presbiteriana do Brasil, pelo seu 6º aniversário em 28 de fevereiro. Chiaparine pediu moção de pesar pelo falecimento de Maria Luiza Lucheta, no dia 28.

A vereadora Vera Spadella (PDT) pediu a inclusão da Festa do Chopp da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi), a mais concorrida e tradicional da cidade, no Calendário Oficial do Município, onde já deveria estar há muito tempo, e Helton Ribeiro pediu o mesmo para o Clipfestival, que não tem nem um décimo da importância e tradição do evento do Nipo.

Requerimentos de urgência foram aprovados para a votação de projeto do Executivo que autoriza a transferência de recurso para a Associação Desportiva Indaiatubana (ADI) e outro que autoriza repasse para a Associação Filantrópica e Assistencial São Francisco de Assis, ambos aprovados na seqüência.

Um acordo permitiu a aprovação em bloco de diversos projetos do Executivo e de outros que davam nomes a ruas. Também foram aprovados fora dos pacotes o projeto que cria cargos e empregos docentes na Fiec, com voto contra de Linho; e o do vereador Celsinho Rocha que proíbe a fixação na cidade de cartazes com os dizeres “É crime desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela”. Ok, o objetivo é evitar o constrangimento do cidadão comum mas, afinal, é crime ou não é?

Curiosidades:

* Se na primeira sessão foi duro entender o presidente-doutor Chiparine, na sessão de ontem estava difícil decirfrar a dicção do secretário-médico Túlio. Chiaparine melhorou muito, mas Túlio estava engolindo palavras, quando não, processos inteiros.

* Curiosas são as denominações de logradouros do Loteamento Recanto Campestre Internacional de Viracopos. Tem frutas como Jenipapo, Jacatiá, Oiti, Pequi e Mangaba; árvores como Tingui, Goiabeira, Braúna, Bálsamo e Garapa (que além de ser caldo de cana dá nome à Apuleia leiocarpa); e bichos como Puma, Arara-Azul, Jaboti, Leão-Marinho e Leopardo. O que o felino africano faz perto do aeroporto é um mistério. Ainda que leões-marinhos apareçam de vez em quando na costa brasileira por acidente, leopardo no Brasil só em zoológico e circo.

* Na palavra livre, o vereador Celso Rocha relatou reunião com o superintendente da Telefônica no sentido de levar aos moradores dos bairros Monteverde e Jardim Regina a internet banda larga.

* O vereador Linho, ao relatar a visita da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef a Indaiatuba, deu um novo significado á frase “pretendo ser breve”: leia-se “senta que lá vem história”. Da apologia ao PAC e ao governo Lula ao ataque à – falta de – política Educacional da administração estadual de José Serra ele percorreu uns bons 22 anos. E ainda incluiu o desafio de encontrar 29 pontos de travessia de pedestres com semáforo dos 30 que deveriam estar instalados na cidade – só um existe de fato – e aproveitou para elogiar a cirurgia plástica da ministra. "Ela é uma mulher muito bonita!”, exclamou. Aí também é demais!

***

Obrigado pelos comentários e correções das colegas Bárbara e Cynthia. Não fosse a súbita paixão do vereador Linho pela ministra ser movida pela política e poderíamos seriamente suspeitar que estava na hora dele trocar os óculos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Como filha da Puc acho que uma linha direta para Unicamp e Puc é muitoooo bem vinda...só quem tem que pegar mil onibus entende o modo precário....
alias, seria um sonho se Indaiatuba fosse igual Vinhedo que ônibus para a puc fosse de graça..Nos indaiatubanos fretamos e pagamos muito por isto..

Anônimo disse...

ahaaha Falar que a Dilma é bonita é forçar a barra! Ela tá a cara do Juan Carlos Abadia, isso sim!

PS: o correto é José Carlos Selone e não Luiz Carlos.

Bjos

Anônimo disse...

Parabéns caro amigo! Excelente sua cobertura da última sessão. Vou indicar seu blog para os amigos e conhecidos pois os indaiatubanos (da gema) e principalmente os novos precisam urgentemente se inteirar do que rola nesse paraíso dos trópicos(???.