quinta-feira, 10 de abril de 2008

Ifigênia em Áulis sábado no Ciaei


Quem assistiu o ensaio aberto de "Ifigênia em Áulis", montagem do Grupo da Oficina de Teatro da Secult, realizado segunda-feira no Cieai, saiu impressionado com o trabalho do veterano diretor Rubens Teixeira.

Neste sábado, às 20h, no mesmo Ciaei, acontece a estréia oficial da tragédia clássica de Eurípides, com entrada franca. A história é um episódio que antecede a Guerra de Tróia propriamente dita, em que a frota grega encontra-se encalhada em Áulis por falta de vento causada pelo desrespeito dos soldados à deusa Artemis, a quem uma corsa abatida por eles era consagrada. para compensar a falta, o adivinho Calcas diz que o comandante Agamenon deve sacrificar sua própria filha Ifigênia. Para tanto, ele escreve à sua esposa Clitemnestra pedindo que lhe envie a jovem a Áulis sob o pretexto de um suposto casamento com o herói Aquiles.

“Não faço peça para agradar o público, nem a ninguém. Faço para mudar a mentalidade das pessoas que trabalham comigo”, enfatiza o diretor. Rubens é um idealista. Há décadas deixou o teatro profissional, no auge da carreira, para se dedicar à formação de novos profissionais das artes cênicas. “Cansei de fazer peças para os outros verem. Quero fazer projetos em que possa mudar alguma coisa, mesmo que o meu ator continue sendo escriturário, bancário, vendedor, eu sei que a partir da superação de um desafio como Ifigênia, ele vai ser um escriturário, bancário, vendedor melhor, mais consciente de si e do mundo”, finaliza.

Serviço:

Ifigênia em Áulis, com o grupo da Oficina de Teatro da Secretaria de Cultura

Dia 12 de abril, sábado. Horário: 20 horas

Entrada gratuita


Nenhum comentário: